Páginas

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

05/05/2009

São Domingos debate protecção dos direitos das crianças

Juntos pelos direitos das crianças”, foi o lema do workshop que teve lugar entre os dias 29 e 30 de Abril na Aldeia Infantil SOS de São Domingos.
Um evento que acontece no âmbito da divulgação da politica SOS de protecção dos direitos das crianças e dos 25 anos das Aldeias SOS em Cabo Verde.

"Deus abençoe os 25 anos da Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde e os 60 anos da organização no mundo" foram as primeiras palavras da ministra da educação Vera Duarte que presidiu a abertura do workshop. Acrescentando que "Estamos conscientes do grande papel que as Aldeias Infantis SOS tem tido junto das crianças em Cabo Verde e em todo o mundo.

Ao mapear o panorama das políticas públicas de proteção a infância em Cabo Verde, a ministra da educação apontou para a evolução do direito, que antes incluía muitas diferenças baseadas no género e status dos indivíduos. Lembrando dos castigos corporais os quais eram submetidos as crianças nas escolas, para depois relembrar a célebre frase de Amílcar Cabral que dizia: “as crianças são as flores da revolução”.

Apesar dos progressos alcançados, Duarte considera que a situação de muitas crianças no continente africano continua difícil, apesar da carta africana dos direitos das crianças. Entretanto, ela salientou que Cabo Verde está bem posicionado, como resultado do trabalho de ONGs como as Aldeias Infantis SOS. Salientando que, neste ponto, a maior parte dos Objectivos do Milénio estão sendo cumpridos.

Novamente referindo-se ao trabalho da SOS em Cabo Verde, a ministra recordou que o país teve a sorte de ter uma organização do tipo que preparara os seres humanos em todos os aspectos. Valores de respeito, solidariedade e partilha devem ser restaurada afirmou Vera Duarte que mais uma vez felicitou e elogiou o trabalho da aldeias Infantis SOS em Cabo Verde.

Por sua vez, o director nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde apresentou a missão e visão da organização e todo o trabalho que a organização vem fazendo no país ao longo destes 25 anos. Pereira chamou atenção a todos os participantes e parceiros para abraçar uma luta que deve ser de todos.

A presidente da Fundação das Aldeias Infantis SOS, Isabel Clemence chamou atenção para a necessidade de se falar não só dos direitos mas, também dos deveres das crianças. No sentido de trazer mais responsabilidades, as crianças que no futuro serão homens e mulheres.

Também presente na abertura do evento a presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos e Cidadania, Zelinda Cohen salientou que os direitos da criança devem ser uma prioridade. Cohen felicitou a iniciativa, e os resultados alcançados pela SOS não só com crianças, mas também com suas famílias no quadro do programa de reforço familiar.

O encerramento do workshop foi presidido pelo vereador da câmara municipal de São Domingos, Rui Pereira em representação ao presidente. Pereira sublinhou que a protecção das crianças é um direito colectivo. E congratulou-se com as conclusões chegadas ao fim de dois dias de intenso trabalho.

O evento que teve lugar no salão multiusos da Aldeia Infantil de São Domingos, contou com a participação de várias entidades que trabalham directa ou indirectamente com as crianças no município, além das próprias crianças e mães SOS da Aldeia de São Domingos.