Páginas

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

05/05/2009

Jogos infantis SOS na sua IX Edição

Os jardins infantis estão em movimentação dos Jogos Infantis SOS. E em alguns concelhos já estão na fase final da pré-eliminatória. A competição mirim já vai na sua nona edição, que este ano surge enquadrada nas actividades comemorativas do 25º aniversário da Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde e dos 60 anos no mundo.

A iniciativa surgiu em 2000, pela Aldeias Infantis SOS, com o intuito de incluir os alunos do pré-escolar, que até então não eram contemplados nos jogos escolares organizados em Cabo Verde.

Na primeira edição, na altura ainda amadurecendo a ideia o evento foi realizado apenas em Assomada onde participaram alguns jardins das localidades vizinhas. Com a dinâmica e o interesse demonstrado por outras localidades em participar, a competição foi ganhando mais amplitude sendo que em 2007 foi realizado também em São Vicente.

A ideia, segundo Maria José Freire responsável na SOS pelo projecto dos Jogos Infantis era ter a participação de todos os jardins mas, dado a limitação de recursos e logistica tal não foi possivel nas edições anteriores. No entanto em 2008 foi assinado um acordo de parceria entre o MEES e a SOS, e a partir deste ano os jogos infantis SOS serão realizados a nível nacional.


Segundo a responsável, o calendário para a pré-eliminatoria varia de concelho para concelho, de acordo com o número de jardins. Adiantou entretanto que "até o final do mês todos os concelhos já terão completado a fase da pré-eliminatória". A Praia por exemplo termina hoje a primeira fase dos jogos sendo que "a eliminatoria está marcada para o dia 21 e 22 de Maio, data que deverá sair o jardim que representará o concelho no dia 16 de junho na Assomada". Já São Vicente a fase pré-eliminatória acontecerá de 21 a 27 de Maio.

A final acontece no dia 16 de junho dia da criança africana, data em que cada ilha conhecerá o jardim vencedor.
Mais importante do que ter um campeão no final é a promoção do intercâmbio entre crianças dos diferentes jardins e seus educadores; Incutir valores como desportivismo, espírito de grupo e Fair Play entre os participantes e, além de servir como incentivo á pratica de actividades desportivas e recreativas nos Jardins Infantis do país.