DE VOLTA ÀS AULAS 2013
Muito obrigado por ter-se juntado a esta causa :)
GIL SEMEDO VISITA ALDEIAS INFANTIS SOS EM CABO VERDE
Primeiro encontro com as crianças!!!
MÃE ACOMPANHADA DOS FILHOS EM SÃO VICENTE
Participamos no desenvolvimento das comunidades fortalecendo famílias empobrecidas.
MOMENTOS FAZEM FAMÍLIA
Mãe SOS acompanhada da filha na Aldeia Infantil SOS Assomada.
SEJA MADRINHA OU PADRINHO SOS
Caro cidadão: você que é uma pessoa de bom coração aceite o nosso convite. Seja Madrinha ou Padrinho SOS.
Notícias
13/12/2010
Aldeias Infantis SOS e PLPR realizam Fórum para desenvolvimento de Rincão
Para o representante da comunidade, Jailson Mendes “ Rincão tem muitas potencialidades, devemos é estar engajados para o desenvolvimento. Temos a pesca, o turismo, a agricultura, mas não devemos deixar de lado o meio ambiente. E para que possamos avançar, a comunidade tem de estar engajada”.
De acordo com o representante do PLPR (Programa de Luta contra a Pobreza no Mundo Rural), Carlos Manuel sente-se honrado por participar do fórum, porque “eu já faço parte desta comunidade, desde os tempos antigos. Então o PLPR quer saber dos anseios, das dificuldades locais e ver qual é a melhor maneira de ajudar a população de Rincão, e para agirmos temos sempre de dar um passo em frente”.
O Director da Aldeia Infantil SOS de Assomada, Rito Teixeira apresentou as razões da implementação do Programa de Reforço da Estrutura Familiar nessa localidade. Adiantou que “o lugar da criança é na família, por isso estamos a trabalhar as famílias
para poderem cuidar da melhor maneira das suas crianças. Acredito que se todos os parceiros engajarem nessa luta, daqui a pouco tempo teremos um novo Rincão”.
Durante o fórum, o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, Francisco Tavares teve oportunidade de apresentar o tema “Rincão entre o presente e o futuro. Ainda agradeceu o convite e felicitou os parceiros pela realização do fórum. Adiantou que “em Março de 2011 a Câmara Municipal compromete em realizar uma mesa redonda onde irão levar em conta as devidas recomendações saídas deste fórum e trabalhar uma compromisso efectivo com esta localidade”.
Grupo de Acólitos da Paróquia “Imaculada da Conceição” da Cidade da Praia visita crianças SOS
Nesse mesmo dia, do período compreendido entre às 10h00 à 16h30mn, recebemos na companhia do Sr. Daniel Garcia, um grupo de 32 elementos do grupo Acólitos. Visita essa que surgiu partindo da iniciativa do grupo de Acólitos, segundo o líder do grupo. Daniel Garcia afirma que “esta prática faz parte do costume do grupo em criar e manter contactos com outros grupos e instituições cuja população seja infanto-juvenil”. Da visita e do que se viu, houve uma excelente adaptação, não deparando com nenhum constrangimento que pudesse por em risco o sucesso das actividades agendadas para esse dia. Os visitantes tiveram a oportunidade de visitar todas as casas familiares da Aldeia e restantes espaços da mesma. A forma como as nossas crianças/adolescentes encararam o convívio à tarde, deixou os visitantes sem fôlego, vendo a alegria dos mesmos, carinho, dinâmica e informações recebidas ultrapassaram as expectativas, segundo a declaração do Sr. Daniel Garcia, pessoa essa que lidera o grupo dos acólitos. Também convém salientar que houve um grande engajamento por parte das Mães, Tias SOS e nossas crianças e adolescentes.
Emigrante em Holanda angaria fundos para Aldeias SOS de Cabo Verde
Crianças SOS visitam Centro de Formação Profissional de Pedra Badejo
Djanifa Tavares, Vanelsa Tavares, Hermes Duarte, Ailton Brito, Ariana Semedo, Iderlindo Monteiro e Anderson Ramos, todos naturais do Concelho de Santa Cruz, acompanhados do Director da Aldeia, Mãe Conselheira, Directora do Jardim e Educador de Jovens. O objectivo da visita era de conhecer as novas instalações do Paços de Concelho; sensibilização da Edilidade para apoio na formação/encaminhamento profissional dos jovens; vista ao Centro de formação profissional de Pedra Badejo com intuito de se inteirarem das formações que ali são oferecidas e possível encaminhamento dos jovens para realização de formação. Da visita, começando pelo Centro de Formação Profissional de Santa Cruz, onde a nossa comitiva foi bem recebida pelo Director do Centro, tiveram o privilégio de conhecerem toda instalação do centro e encontro com os estudantes que estão a frequentar o curso profissional, acesso às informações referentes ao funcionamento geral do centro, requisitos necessários para a sua frequência ao centro, assim como os cursos ministrado s no momento e os que vão ser ministrados no futuro. Na Câmara Municipal, a semelhança do que se fez no Centro de Formação Profissional, foram recebidos pelo Edil do Concelho e sua equipa, seguiu-se uma visita guiada a todo o edifício, acompanhados pela Directora do Gabinete do Sr. Presidente. No decorrer da visita e desta já na sala do Sr. Presidente, houve uma troca de brindes entre as duas instituições assim como assinatura do livro de honra pelo Sr. Director da Aldeia e pelos restantes membros que integravam a comitiva, terminando assim a visita com um lanche oferecido pelo autarca.
Gestores e Coordenadores do MED do Maio visitam SOS
A visita surgiu no âmbito de intercâmbio e troca de experiência com a equipa da Delegação do MED de São Domingos. Durante a visita, foram recebidas pelo Sr. Director da Aldeia e staff presente, onde o Sr. Director fez um pequeno briefing do funcionamento das Aldeias Infantis SOS e depois seguiu-se uma visita guiada às instalações da Aldeia. Os visitantes ficaram muito satisfeitos pela forma como foram recebidos. De salientar que nunca tinham visitado uma Aldeia SOS.
Alunos da UNI-CV visitam Aldeia SOS de Ribeirão Chiqueiro
Ribeirão Chiqueiro tem novo Coordenador do FSP
Ribeirão Chiqueiro realiza Fórum de Desenvolvimento
O encontro que serviu para reflexões dos membros da comunidade, Organizações existentes na localidade, e das diferentes instituições que intervêm em Ribeirão Chiqueiro. Também dar pistas reais para elaboração do plano de actividades para o ano 2011.
Durante o fórum, foi apresentado estatística da evolução da localidade de Ribeirão Chiqueiro desde 2000 a presente data, pelo Presidente da Associação Comunitária para Desenvolvimento da localidade em questão, Vicente Cunha.
Para o palestrante Elísio Rodrigues, Presidente do Concelho de Administração da Citi Habitat, ele que foi orador do tema “Papel da Associação no Desenvolvimento Comunitário, disse que “ a população tem de ter o sentimento de pertença para com a localidade para poder fazer coisas que valorizem a sua localidade. Tem de ter esse sentimento para poderem reivindicar os assuntos que precisam ser mudados na localidade.
Ainda no decorrer do fórum, foram desenvolvidos trabalhos de grupos com intuito de sair recomendações para futuros projectos para localidade.
Embaixada de Portugal oferece livros ao Centro de Intervenção Comunitária do Bairro Brasil
O acto que contou com a presença do Secretário do Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Portuguesa, Prof. Doutor João Cravinho, da Embaixadora de Portugal em Cabo Verde, da Embaixadora Graça Guimarães, do Ministro da Educação e Desporto, Octávio Tavares e de distintas personalidades da sociedade civil.
Para o Coordenador do Centro de Intervenção Comunitária do Bairro do Brasil, Licínio Melo “esta oferta é de bom grado, porque estávamos mesmo a precisar de renovar a nossa biblioteca. Esses livros vão ajudar muito as nossas crianças e jovens que frequentam o nosso centro todos os dias”.
Aldeias Infantis SOS Cabo Verde organizam Jantar de Gala
Com o objectivo de angariar fundos para dar continuidade ao seu trabalho desenvolvido em Cabo Verde, mas também apresentar o catálogo dos cartões de Natal que vão estar a venda este ano.
A madrinha do evento foi a Ministra da Justiça, Marisa Morais. No acto a mesma disse que “ foi com grande honra que recebi o convite para ser a madrinha deste Jantar de Gala, e quero desde já agradecer. O trabalho feito pelas Aldeias Infantis SOS Cabo Verde é admirado e visível, é importante porque a base familiar são as crianças”.
Ainda adiantou que entre as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e o Ministério da Justiça existe vários pontos em comum, tais como “ o Ministério trabalha com crianças em conflito com a lei, e nesse ponto as Aldeias Infantis SOS servem de base ao Ministério da Justiça. É uma honra ser parceiro das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, e gostaria de fazer parte desses projectos e desta grande família” finaliza.
Por seu lado, o Coordenador das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, Victor Constantino agradeceu a todos os presentes no jantar e também ao Director Nacional das Aldeias SOS que se encontra no Haiti em missão, Dionísio Pereira. Adiantou que “ todo esse sucesso das Aldeias SOS Cabo Verde foi conseguido sob a chefia do senhor Dionísio Pereira, e eu estou apenas a dar continuidade ao trabalho que ele fez. Acredito que vamos a bom ritmo, porque com a equipa que eu tenho, que eu considero que seja competente, e capaz, poderemos chegar longe”.
06/12/2010
Visita de Delegação da Cruz Vermelha de São Vicente
O responsável mostrou-se surpreendido com o trabalho feito no Centro Social, bem como as condições proporcionadas às crianças pela instituição.
Após terminar a sua visita, o Presidente mostrou-se disponível em apoiar o Centro Social SOS em termos de cedência de voluntários e também deixou em aberto a possibilidade das duas instituições, estreitarem relações através da assinatura de um acordo de cooperação.
Da nossa parte um muito obrigado e votos que esta parceria se concretize, de forma a melhorar as condições das famílias mais desfavorecidas
Crianças SOS participam no Aniversário do Aeroporto da Praia
As crianças cantaram “Parabéns”, o hino da SOS “Quando passo pela Rua”, e “Seria tão bom viajar”, na escadaria do bar doméstico Nice Burger para os passageiros e funcionários ali presentes.
Depois da actuação, as nossas crianças foram aplaudidas pelos passageiros.
A Apresentação do grupo capoeira também foi um sucesso.
Foi feita pelo grupo de Capoeira SOS com as crianças da Aldeia de Assomada, colegas e o Mestre Diogo, na chegada do voo de Dakar e para os passageiros que se encontravam no aeroporto, por volta das 16:00h. No final as crianças receberam kits da ASA.
Alunos da UNI-CV angariam novos padrinhos para as Aldeias Infantis SOS
Os alunos mostraram-se engajados em ajudar as crianças das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, monetariamente e/ou em termos de formação em diferentes áreas.
É importante salientar que, no dia 10 de Novembro, o Director da Aldeia de Ribeirão Chiqueiro, Sr. Fernando Pinto foi convidado para orientar a sessão de capacitação dos voluntários, sob a coordenação do Serviço de Acção Social da Uni CV.
11/11/2010
Novos Colaboradores para o Centro Social SOS de Mindelo
Célia Maria Brito Dias, de 32 anos de idade, solteira, formada em Ciências Sociais e mãe de um rapaz de 10 anos que a partir de agora ocupa o cargo de Técnica Social do Centro.
A entrada dessas duas novas técnicas veio aliviar os outros técnicos que vinham acumulando as funções então desempenhadas pela Judite e Yamilé e trazer ideias novas para a dinamização do Centro Social e a melhoria significativa do comportamento dos nossos beneficiários.
Estando completo o nosso staff com pessoal qualificado e com vontade de trabalhar em prol da causa das nossos beneficiários esperamos que o próximo ano seja um ano de realizações e de sucessos e que as nossas crianças saiam a ganhar.
Sejam bem-vindas à grande família SOS!
08/11/2010
Madalena Castro deslumbrada com o carinho e simpatia das Crianças SOS Cabo Verde
Durante a visita a mesma foi acompanhada pelas Vereadoras da Câmara Municipal da Praia, pelas áreas de Cooperação e Acção Social, Maria Aleluia e Gloria Silva.
Durante a visita tiveram o privilégio de visitar e conhecer, in loco, as estruturas e programa levados a cabo pelo Centro de Intervenção Comunitária do Bairro Brasil, e ainda visitar a Aldeia Infantil SOS de Ribeirão Chiqueiro, onde visitaram uma das 10 casa familiares, desta feita, a de Portugal a nº 5.
Depois da visita, a vereadora Madalena Castro adiantou que “ no Centro de Intervenção Comunitária fiquei com a ideia de que é um objectivo nobre, desenvolvem várias actividades juvenis em conjunto com os jovens, e isso são fundamentais para apoiar os jovens na sociedade. Também pude constatar que faz falta muito coisa, como é o caso de mobiliários, artigos desportivos, computadores, etc, e vamos ver como podemos ajudar nessa questão.
É pela primeira vez que visito uma Aldeia Infantil SOS, é um conceito de várias décadas, parece ter uma boa gestão, e profissionais em que se nota com um grande capacidade de demonstrar amor, carinho, afectividade para as crianças.”
Para a Vereadora pela área de Acção Social da Câmara Municipal da Praia, Gloria Silva “esta visita foi programada pensando na visita que o Presidente da Câmara de Oeiras fazia à Cidade da Praia, mas como não pude vir, teve a gentileza se enviar a senhora Madalena em sua representação. Também gostaria de ver em como uma associação de cariz social poderá vir a ajudar as crianças das Aldeia Infantis SOS de Cabo Verde.”
ACRIDES visita Aldeia Infantil SOS de São Domingos
Crianças de SOS acampam em São Jorginho
Samira Fernandes da CF-1 (Luxemburgo) e Paulo Gomes da CF-8 (Guiné Bissau)
Da conversa com essa duas crianças saíram o seguinte: “gostámos muito do acampamento e sobre as actividades levadas a cabo, só temos que agradecer, pois foram dias muito proveitosos, aprenderam muita coisa, reafirmando que foi um momento bastante positivo porque uma vez que foram dias de muita convivência com os irmãos da Aldeia Infantil SOS de Assomada e colegas escuteiros de Achadinha – Cidade da Praia. Do acampamento e das actividades levadas a cabo, os mesmos reiteraram: “aprendemos muitos jogos em conjunto com os escuteiros, procedemos uma visita de estudo a fábrica de queijo na zona de Rui Vaz onde ficámos a observar, de perto, como se faz o queijo, visitámos o Centro Cerâmica de São Domingos, onde tivemos o privilégio de ver alguns trabalhos feitos pelos irmãos de Aldeia que estiveram no estágio nesse lugar. Visitámos também a Fábrica de Ração UPRANIMAL, Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, entre outros.
Término das férias de verão
05/11/2010
Aldeia SOS de São Domingos completa mais um ano de vida
Aldeia, tendo como o anfitrião da Actividade, o nosso Adolescente Luís da CF-8 para apagar a vela e fazer o corte do bolo.
Visita de um casal alemão a Aldeia de São Domingos
Houve ainda uma visita às instalações da casa. Da parte dos visitantes, não faltaram perguntas e solicitaram muita informação acerca das Aldeias Infantis SOS.
Da conversa tida, declararam que “essa é a primeira Aldeia Infantil SOS que estamos a visitar”.
Presidente da Fundação SOS Cabo Verde visita SOS acompanhada da mulher do Presidente do BES
Aldeia SOS de São Domingos comemora o dia da Alimentação
27/10/2010
A organização das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde prepara a sua Planificação Estratégica
Este workshop que decore durante os dias 25, 26 e 27 do corrente, tem como principais objectivos discutir o Plano Estratégico até 2016, definir o seu Plano Anual para 2011 e ter uma forte estratégia nacional estabelecida. Espera portanto, receber subsídios das partes interessadas, tanto a nível nacional como internacional, ainda aprendizagem individual e em equipa acrescida no que tange aos planeamentos estratégicos e anual no que diz respeito à revisão.
Para o Coordenador Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Victor Constantino, durante o acto de abertura do workshop, “relativamente aos outros países, só agora estamos a iniciar a planificação estratégica, mas devo reiterar que não estamos, de todo, atrasados, ainda vamos a tempo, uma vez que temos até 2016 para finalizarmos o nosso plano.”
Questionado sobre as mudanças introduzidas pela Aldeia Infantil SOS Cabo Verde, o Coordenador adianta que “ antes ajudávamos somente as crianças que estavam dentro das Aldeias, mas agora estamos apostando numa nova e ousada forma de ajuda, que é apoiar as famílias de forma que não haja uma desestruturação familiar e isso, através do FSP – Programa de Prevenção ao abandono Escolar e do Reforço da Estrutura familiar, onde ajudamos as famílias dando-lhes ferramentas de apoio, para que não tenhamos de tirar as crianças do seu seio familiar para integrar nas Aldeias. Neste momento contamos com 5.247 beneficiários, incluindo crianças mães, vizinhos e outros familiares.
Participam no workshop de Planificação Estratégica o Representante da GSC – General Secretariat, Josef Kittl, a facilitadora, Valérie Taleb e Susanna Hofer e Susanna Hofer.
22/10/2010
Comemoração do Dia da Alimentação
As crianças estavam todas alegres, cantando e brincando ao redor da Mesa dos Alimento, mesa essa que continha os três grupos de alimentos. Ao longo da “brincadeira” lancharam salada de fruta e depois almoçaram um prato colorido. Toda essa demonstração para sensibilizar as crianças e os encarregados de educação presentes a necessidade de uma boa alimentação. No entanto, a Direcção do Jardim Infantil SOS Assomada tem preparado para o mês de Outubro uma série de actividades recreativas sobre a alimentação.
18/10/2010
Assomada também marchou pela PAZ
Este evento que desde 2001 foi levado avante pela Aldeia Infantil SOS Cabo Verde que hoje tem o engajamento muito importante do Ministério de Educação, como objectivo primordial de promover a Paz.
A população de Santa Catarina foi sensibilizada a uma vida melhor, sem guerra, sem violência, mas sim, viver uma vida de Paz. Várias Escolas do Ensino Básico Integrado desse concelho participaram no evento.
X Jogos Globais da Paz terminou com vários GOLOS pela PAZ
Na manhã de sábado, 02 do corrente efectuou-se uma marcha pelas principais artérias da capital, onde participaram crianças, professores, gestores e coordenadores de várias escolas da cidade da Praia. A marcha terminou no Pavilhão Vavá Duarte na Várzea, com um minuto de silêncio pela paz mundial e seguido de uma partida de futebol sob o lema “Um golo pela Paz”.
Para a professora da Escola de Ponta d’ água, Celina Semedo, “esses jogos é uma excelente iniciativa, leva as crianças a reflectirem um pouco sobre paz, aprendem a conviverem com os colegas da turma e de outras escolas. Também fortalecem os laços de amizades entre os professores, gestores e coordenadores”.
Para a aluna Kleide Gonçalves “gostei dos jogos realizados nas escolas, e ajuda-nos a partilhar a paz entre nós alunos e professores”.
A Delegada do Ministério da Educação da Praia, Felismina Moreno reitera que “os jogos correram extremamente bem, muita gente compareceu, de várias idades, com mensagens tocantes, podemos dizer que o objectivo foi atingido. Tivemos a participação de um grande número de alunos, professores, gestores e coordenadores. A nossa mensagem realmente foi percebida e continua a conquistar a comunidade educativa”.
Ainda diz que “ a paz está em cada um de nós. E é com o espírito de partilha da paz, que queremos contagiar toda a comunidade estudantil da Praia, e continuar com essa dinâmica durante o ano inteiro, para que não pare nesta semana”.
No acto de encerramento do referido Evento, o Coordenador Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Victor Constantino disse que “ a nível de participação, este ano temos mais aderência, o jogo está a ganhar amplitude, não só a nível de Santiago mas também às outras ilhas. Ainda queria que fosse utilizado a mensagem da paz para trabalhar com as crianças. Estamos a atingir pouco a pouco o sucesso que queríamos” finaliza Victor Constantino.
Aldeia Infantil SOS de Assomada completa 26 anos
O mais importante começou no salão da Aldeia com a primeira intervenção da Psicóloga Ana Cristina, Coordenadora Local do FSP, com uma palestra sobre “Juventude Hoje na Sociedade”, o que teve várias intervenções dos presentes. Entretanto, 4 de Outubro começou a ser totalmente vivido aquando da entrega dos Certificados pelo Sr. Ilídio que, por sua vez, começou, resumidamente a falar dos feitos dos Jovens enquanto internos da Aldeia Infantil SOS Assomada.
A cerimónia terminou com a intervenção do Director da Aldeia Infantil SOS Assomada, José Rito Teixeira que exortou e aconselhou esses Jovens (Santiago, Rudinelo, José Júlio, Danilson e Sidney), que tenham sucessos, que sejam sempre um orgulho para Aldeia onde estiveram e que a Aldeia está sempre aberta para apoiá-los na medida do possível.
27/09/2010
Leila deixa SOS para cursar em Portugal
Leila adiantou que “não é fácil deixar a SOS, a minha mãe Maria Moreira, e os meus manos e ir tentar adaptar a outras realidades e pessoas. Não vou a 100%, porque estou a deixar cá pessoas que são importantes para mim, mas vou tentar dar o meu máximo para que tudo corra da melhor maneira possível”.
24/09/2010
DHL oferece materiais escolares à Aldeia Infantil SOS de Assomada
Além de materiais escolares, deixaram incentivos às crianças, incentivos esses de fazerem melhor proveito desses materiais e sucessos nos estudos. Para dois dos seus funcionários, Andy Ferreira e Carlos Lima, a emoção de estar na Aldeia foi tão grande que resolveram apadrinhar uma criança, Janice de casa 5 e Eliseu de casa 9.
O encontro terminou no Salão com uma pequena apresentação das “Batucaderinhas da Aldeia SOS” e muitos aplausos das crianças e dos funcionários pelo agradecimento por esse nobre gesto.
23/09/2010
Centro de Intervenção Comunitária do Bairro de Brasil ganha novo parceiro
O acto teve lugar no passado 18 de Setembro do corrente pelas 10 horas, nas instalações do CICBB, onde foi assinado um Termo de Compromisso que tem por objectivo criar condições humanas, materiais e financeiras com intuito de implementar os planos de actividades de cada uma das partes, com o fim de agir, em conjunto, nas mais diversas actividades, sobretudo no que tange ás famílias beneficiarias do Programa de Prevenção ao Abandono Infantil e do Reforço da Estrutura Familiar (FSP).
Desse compromisso, a AJDBB tem como responsabilidade, apoiar o CICBB no levantamento quantitativo e descritivo das pessoas na comunidade que enfrentam situações de vulnerabilidade, nomeadamente jovens, famílias e crianças em situação de risco e fora do sistema escolar;
Organizar encontros periódicos em conjunto com CICBB para discussão e elaboração de planos de actividade para o Bairro.
Coube igualmente ao CICBB a responsabilidade de capacitar os membros da AJDBB na área de intervenção social;
Apoiar a AJDBB na elaboração de projectos, bem como na procura de financiamentos para implementação dos mesmos; Dotar os membros da AJDBB de competências organizacionais e técnicas de liderança; Disponibilizar os seus recursos humanos e materiais à AJDBB para realização de actividades do interesse do Bairro;
No entanto, o presidente da AJDBB, Zico António Andrade, “apesar de a cerimónia ter um carácter simbólico, faz-nos enquanto membros da associação, tomar a consciência da nossa responsabilidade para o desenvolvimento do nosso bairro”. Considera ainda que o acordo “ é mais um trampolim para atingirmos outros patamares, e quem sabe conseguir financiamento para novos projectos”, finalizou.
Unânimes, o director de CICBB Licínio Melo, representante da Aldeias Infantis SOS Solange Dongo, e Júlio Baptista, representante da FCS, partilham da opinião que a assinatura do protocolo é muito importante e que não deve ficar apenas no papel.
Na prática, deve traduzir-se em grandes acções. Os jovens do bairro de Brasil têm de ter a motivação e iniciativa para trabalharem de forma concertada e articulada de forma a atingirem, satisfatoriamente, os resultados.
Aldeia Infantil SOS Cabo Verde e ASA assinam protocolo
Com este protocolo, para além de a ASA estar a apadrinhar as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, está também a prestar o seu apoio no que concerne ao processo de sensibilização do seu pessoal e das outras entidades com as quais mantém relações no sentido de abraçarem o mesmo gesto, ou seja, de apadrinhamento as crianças SOS.
Por uma periodicidade de 3 anos, a ASA vai portanto disponibilizar os aeroportos e aeródromos do país a fim de serem colocadas as caixas de donativos. A mesma empresa vai ainda, apoiar no processo de pesquisa e implementação do Programa de Reforço da Estrutura Familiar e de Prevenção do Abandono Infantil e isso no que lhe for possível.
As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, por seu lado, irá divulgar a imagem da ASA, nos seus canais de comunicação, como o blog e o boletim informativo SOSPRESS, ainda colaborar nas actividades ASA, no abrilhantar das festas, com os grupos – Coral SOS STAR’S e/ou Grupo Capoeira – sempre que haja necessidade e possibilidade para tal.
Bem-haja a Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea!
Aldeias Infantis SOS e Ministério da Educação e Desporto promovem Jogos Globais da Paz
Este ano o palco central do arranque das actividades será o Anfiteatro da Universidade IESIG, em São Vicente.
O acto irá contar com a presença do Ministro da Educação e Desporto, Octávio Tavares, e do Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Dionísio Pereira.
Da programação para o dia 21, consta a visita do Sr. Ministro ao Centro Social do Mindelo, leitura da mensagem do Presidente da FIFA, Joseph Blatter, e do Secretário-geral das Nações Unidas pelo Desporto, e ainda uma partida de futebol entre os beneficiários do Centro e as crianças do bairro.
Os Jogos Globais da Paz que decorrem de 21 de Setembro a 02 de Outubro abrange diversas actividades a mencionar: o concurso de cartaz nas escolas e da futura mascote dos Jogos Globais da Paz ao nível nacional, debate sobre a Paz, concurso de desenho, poesia, teatro sobre a Paz, entre outras.
Para o término das jornadas pela Paz, que acontece no dia 02 de Outubro, haverá uma marcha até ao polidesportivo mais próximo da escola, onde irá acontecer uma partida de futebol, sob o lema jogando para o Fair-play.
21/09/2010
Dionísio Pereira despede-se do Presidente da Republica, Pedro Pires
O Presidente da Republica mostrou-se satisfeito por esta escolha ter-se recaído na pessoa de Dionísio Pereira, que confirma o bom trabalho que a SOS tem vindo a fazer em Cabo Verde.
Já na última sexta feira, 17, o Sr. Dionísio Pereira havia-se encontrado em Dakar com o Presidente da SOS Kinderdorf, Helmut Kutin que lhe garantiu o apoio necessário a realização da missão do Haiti, prometendo deslocar-se pessoalmente ao Haiti, em Outubro próximo, para confirmação e reforço desse apoio.
A Coordenação da equipa nacional de Cabo Verde passa agora a ser assumido pelo Sr. Victor Constantino, um dos 3 Conselheiros do Director Nacional.
16/09/2010
Ribeirão Chiqueiro já tem o seu Centro de Intervenção Comunitária
O centro que pretende dar um novo impulso naquela localidade do interior de Santiago, é uma parceria das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde com diversas entidades das quais: ICASE, Delegação do Ministério da Educação e Desporto de São Domingos, o Centro da Juventude de São Domingos, a Câmara Municipal, e Associação para o Desenvolvimento Comunitário de Ribeirão Chiqueiro. Os serviços que serão prestados no centro são: acompanhamento psico-social, acompanhamento no estudo, refeição quente, actividades lúdicas e pedagógicas às crianças. Também na comunidade serão desenvolvidas actividades de sensibilização nos domínios do ambiente, gravidez precoce, planeamento familiar, direitos das crianças, uso de droga, álcool, nutrição, HIV-SIDA, etc.
Ainda terão formações na área de cuidado parental, actividades geradoras de rendimento, alfabetização e capacitação de agentes comunitários para Elaboração de Projectos e Desenvolvimento Organizacional.
No acto de abertura o Director da Aldeia de Ribeirão Chiqueiro, Fernando Jorge Pinto, diz que “ o Centro é para servir toda a comunidade, e acredito que com a ajuda de todos, iremos fazer um excelente trabalho, para que mais tarde quem vir nos visitar não dizer, “eles vieram há algum tempo atrás assinaram protocolo, fizeram discursos bonitos e foram embora, não fizeram nenhum trabalho.”
Para o Presidente da Associação para o Desenvolvimento Comunitário de Ribeirão Chiqueiro; Vicente Lopes da Cunha diz que “o desafio é grande e as dificuldades aparecem sempre, mais não devemos amarrar as mãos para que as soluções cheguem em nós. Também queria agradecer a Aldeia Infantil SOS de Ribeirão Chiqueiro porque tem feito um bom trabalho na senda do desenvolvimento desta localidade e quero que continuem, com força e coragem”.
Para a Voluntária do Corpo da Paz, Jeniffer Hall, mais conhecida por Jenny, que trabalhou durante 3 anos naquela comunidade, o Centro é de toda a comunidade. Por isso ela adiantou que “ todos devem colaborar no trabalho do Centro, devem participar nas diversas actividades que serão realizadas”.
10/09/2010
Centro de Intervenção Comunitária de Rincão inaugurado
O centro que pretende dar um novo impulso naquela localidade piscatória do interior de Santiago, é uma parceria das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde com diversas entidades dos quais: ICASE, OMCV, Delegação do Ministério da Educação e Desporto de Santa Catarina, a Delegacia de Saúde de Santa Catarina, a Câmara Municipal, a DGEA, e as associações locais: Associação do Pescadores, de Mulheres de Rincão e Académica.
Os serviços que serão prestados no centro são: acompanhamento psico-social, acompanhamento no estudo, refeição quente, actividades lúdicas e pedagógicas às crianças. Também na comunidade serão desenvolvidas actividades de sensibilização nos domínios do ambiente, gravidez precoce, planeamento família, direitos das crianças, uso de droga, álcool, nutrição, HIV-SIDA, etc. Ainda terão formações na área de cuidado parental, actividades geradoras de rendimento, alfabetização e capacitação de agentes comunitários para Elaboração de Projectos e Desenvolvimento Organizacional.
No acto de abertura o representante da Associação Académica, Jailson Mendes diz que “a localidade de Rincão agradece o apoio da SOS, e a inauguração deste centro é uma iniciativa louvável. A comunidade merece atenção não só as crianças mas também as famílias. Acredito que com o apoio de todos os parceiros e com o “djunta mó” da comunidade chegaremos a um patamar desejável. Mas para chegarmos lá a comunidade tem de dar a sua quota-parte para podermos ter sucesso no final. Prometo e acredito que vamos dar o nosso máximo” finaliza Jailson.
Para o Presidente do ICASE, Felisberto Moreira “este acto é importante e vai dar um novo impulso a localidade de Rincão. Logo que recebi o convite das Aldeias SOS para implementação deste centro eu aceitei logo, porque essa localidade tem pessoas receptivas, e as famílias tem vontade de melhorar a zona, e mereciam este tipo de apoio a muito tempo”.
Para o Presidente da Câmara de Santa Catarina, Francisco Tavares “a Aldeia Infantil SOS está de parabéns, porque teve uma capacidade de mobilizar e criar uma rede de parcerias para trabalhar na comunidade de Rincão. Também queria agradecer os parceiros pela disponibilidade demonstrada para trabalhar com esta comunidade”.
Francisco Tavares acrescentou que “ a Câmara irá elaborar um plano de actividade em conjunto com as Aldeia Infantis SOS para desenvolver projectos e actividades em Rincão” .
Para o professor do EBI da localidade de Rincão, António Moreira desde há muito que essa comunidade estava a precisar de um centro desta natureza. “Quero dizer que a abertura deste centro chegou num momento oportuno, sobretudo porque nota-se que muitas crianças desta localidade estão sendo obrigados a abandonar a escola e exercer trabalhos domésticos. Isso por causa da desestruturação familiar das famílias da comunidade. A abertura deste centro dará oportunidades a varias crianças de voltar a estudar, e de se afirmarem na vida, e ira trazer mais valias para a comunidade de Rincão.
Bem-haja Aldeias Infantis SOS Cabo Verde”.
07/09/2010
Crianças da Aldeias Infantis SOS e Direcção de Escuteiros de Achadinha – Praia acampam em São Jorginho
Durante o acampamento, várias actividades serão levadas a cabo, como atelier de música, dança, desenho e pintura, reciclagem, bem como jogos colectivos,
Para além das actividades lúdicas, o acampamento também terá o lado pedagógico, onde as crianças recebem formação em primeiros socorros e vida quotidiana, protecção e valorização do ambiente, visitas de estudos à presidência da república e empresas.
Também serão realizadas actividades cívicas no próprio espaço conjuntamente com a comunidade local.
No total serão 120 crianças, com idades compreendidas dos os 6 aos 13 anos.
Duas Jovens SOS seleccionadas para participar nos jogos da CPLP
“Sentimo-nos tão especiais por fazer parte do grupo. Ficamos felizes por poder viajar e conhecer muitas pessoas novas. Apesar de termos ganhado somente um jogo, clima um pouco seco que dificultava na respiração, tivemos a oportunidade de conhecer e aprender coisas novas, principalmente algumas tácticas na nossa modalidade. Gostamos muito de ter participado num jogo Internacional e estar lá como jovens SOS. Esperamos que com essa experiência mais jovens SOS integrem numa modalidade desportiva que gostem, e até mesmo construir uma equipa de Andebol já que estamos tendo sucesso nesta modalidade.”
Jovens SOS participam na Formação de Reciclagem
Formação em Reciclagem de Produtos Florestais. Durante essa formação aprenderam a transformar alguns pedaços de troncos, folhas, ramos secos em arte.
“Aprendemos a valorizar as coisas ao nosso redor, principalmente aquelas que parecem serem inúteis. Também aprendemos que através das folhas, troncos e ramos velhos das árvores a fazer quadros, chinelos, vasos e outras obras de arte lindas. Gostei imenso desse trabalho e se um dia aparecer oportunidade posso desenvolver e dedicar mais ainda” disse Lindianizia, jovem SOS e uma das participantes.
Jackie Pyne encantada com o trabalho das Mães e Tias SOS Cabo Verde
A sua visita teve como objectivos: apoio na formação das mães e tias SOS; Revisão da Auditoria dos Recursos Humanos; planeamento para Gestão de formação em Cabo Verde, diagnóstico de processos e ficheiros internos (regras, politicas, alterações a serem feitas na organização), introdução do novo padrão para integração dos colaboradores; modernização no que se refere à performance de gestão; Formatos/modelos de entrevista de saída e entrevistas de selecção por competência.
Em entrevista ao SOSPRESS Jackie Pyne diz que “foi extraordinária a formação que decorreu na Direcção Nacional, houve muita troca de informação entre as mães e tias e também porque conseguimos reunir, de uma só vez, todas as mães e tias SOS Cabo Verde”. Questionada sobre a nova estratégia em que foi utiliza nessa formação, onde as mães e tias frequentam essa formação no seu próprio país sem se deslocarem à Gambia, como é de costume, Jackie reitera que “é interessante, porque o ambiente e a cultura são diferentes dos da Gâmbia, é menos custioso, e também corresponde ao padrão solicitado nas formações e portanto, acho que se deve continuar com esse formato”.
A Sra. Pyne disse que ficou satisfeita quando soube que a sua visita de trabalho a Cabo Verde coincidiria com a formação de reciclagem das mães e tias SOS. A mesma afirma que “o meu trabalho, consiste em ir ás Aldeias para estar com as mães e tias e descobrir quais são as suas necessidades e por sua vez informar o Gabinete Regional e o Gabinete Continental”. Também durante sua apresentação, acrescentou que quer que as mães SOS não só conheçam os valores e missão da SOS, mas acima de tudo, que os “sintam”.
Ainda acrescenta que “adora Cabo Verde, pois tem uma particularidade de ser um país estável, tem uma mistura de cultura africana e europeia, e ainda tem a facilidade da língua, o português” finaliza Jackie Pyne.
11/08/2010
Mães e Tias SOS Cabo Verde em formação
O objectivo da formação é dotar as mesmas de conhecimentos de novos trabalhos levados a cabo pelas Aldeias Infantis SOS, fazer reciclagem das formações feitas em Banjul e Cabo Verde e ainda, proporcionar maior confraternização entre as mães e tias SOS.
Para o Director Nacional, Dionísio Pereira “esta semana que vamos estar reunidos, serve para que haja mais partilha de ideias, de experiências, confraternização entre todo o pessoal. Também fizemos questão que essa formação acontecesse fora do ambienta da Aldeia, para que as mães e tias desfrutem de um outro ar, convivem com novas pessoas para que a confraternização não seja somente entre as pessoas da Aldeia”.
Durante uma semana as mães e tias terão oportunidade de visitar a Cidade Velha, ir á praia de mar, fazer caminhada e por ultimo, um jantar convívio.
05/08/2010
Centro Social SOS Agradece a Voluntária Cathryn Duffy
Destaque para a elaboração do projecto de construção de um parque infantil no Centro Social, espaço esse que a própria projectou, para ser um espaço de imaginação e criatividade, onde as crianças podem conviver, aprender, descobrir a natureza, o mundo e a elas próprias.
Terminado esta etapa no Centro Social SOS, é momento, primeiramente, de agradecer formalmente a Instituição Corpo da Paz, que permitiu tornar proveitosa a passagem da voluntária Cathryn Duffy por esta casa e destacar também o empenho, o dinamismo da mesma em prol do desenvolvimento do Centro Social e das famílias beneficiarias do mesmo.
Da parte do staff do Centro Social SOS, um muito obrigado e que a vida lhe reserve um futuro risonho.
22/07/2010
Conselheira da Embaixada dos Estados Unidos de América, Dana M. Brown visita projectos da Aldeias Infantis SOS
Depois da visita, Dana Brown reitera que “terminado a visita eu pude constatar que as Aldeias fazem um desempenho para ajudar as crianças desfavorecidas, que de uma maneira ou outra, as suas famílias não estão a funcionar bem. Mas também ajuda as crianças que vivem com as suas famílias dando-lhes apoio escolar, psicológico, com tudo isso acho impressionante o papel desenvolvido pela Aldeias Infantis SOS Cabo Verde.
Paulino Vieira encantado com o trabalho das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde
Questionado sobre o que falta fazer para melhorar o nosso Cabo Verde nas questões sociais, o músico cabo-verdiano adianta “ precisamos ser honesto, principalmente, até conseguirmos ganhar créditos da sociedade, não só da cabo-verdiana mas da sociedade mundial”.
Para o Director da Aldeia Infantil SOS de Assomada, Rito Teixeira “é uma honra receber a visita de um artista da envergadura do Paulino Vieira. Ele será sempre bem-vindo, mesmo porque ele traduz, nas suas músicas, a fraternidade e a amizade, o que por sua vez, ajuda aquando da transmissão da mensagem às nossas crianças e jovens, sobretudo numa sociedade onde muitos valores já se perdeu, pois através de conversa com os nossos jovens, tentamos sempre transmiti-los os valores” finaliza Rito Teixeira.
07/06/2010
Iderlindo Monteiro é o vencedor do concurso “O Sabichão”
Sete participantes conseguiram chegar a final depois de terem disputado uma vaga nas seis sessões anteriores de apuramento.
O concurso foi inspirado no concurso televisivo da televisão de Cabo Verde, “O Vencedor” e contou com o alto patrocínio da Multidata Lda e do GEMOR. O referido concurso foi produzido pelo Assistente do Director da Aldeia de São Domingos, Adilson Ferreira. Participaram no evento o STAFF da Aldeia Infantil SOS de São Domingos, (mães, tias, crianças e jovens da aldeia).
Para o Director Comercial da Multidata Lda, Vasco Borges, esse tipo de evento é que realmente precisam de incentivos. “A partir desse tipo de concurso, ou seja, que inclui leitura, jogos, as crianças aprendem enquanto jogam. Por essa razão e por outras, a Multidata Lda sempre que possível apresenta o seu apoio” adianta.
Segundo o Director da Aldeia Infantil SOS de São Domingos, Fernando Pinto “o nosso objectivo é que as nossas crianças tenham sempre melhores resultados na escola, na Aldeia e na vida futura. Elogio a iniciativa do Adilson, porque esse programa veio complementar e estimular as nossas crianças ao estudo”.
03/06/2010
28/05/2010
Aldeia SOS de São Domingos inaugura estufa de hidroponia
O referido projecto foi financiado a 100% pela Citi Habitat, um montante de 235.755$00 (duzentos e trinta e cinco mil, setecentos e cinquenta e cinco mil escudos). A Associação de Ribeirão Chiqueiro serviu como ponte para que o referido financiamento fosse conseguido. Os trabalhos para a construção dessa estufa tiveram o início no dia 11 de Fevereiro de 2010 e hoje dia 26 de Maio, após três meses de muito trabalho, estamos a colher os primeiros frutos do mesmo.
A estufa tem capacidade para 20 caixas, mas nessa primeira fase arrancou-se apenas com 10 caixas, esperando assim, num futuro próximo e conforme os ganhos alcançados, proceder à colocação dos restantes 10.
Nessa primeira fase, o trabalho feito no projecto, foi seguido pelo Sr. Adilson Ferreira, sob a orientação técnica do Engenheiro Roque e da Sr.ª Maria José Gonçalves, Mãe SOS da Casa Familiar n.º 8 (Guiné-Bissau).
E para finalizar, o Sr. Director da Aldeia fez o uso da palavra para agradecer aos presentes e a todos que, directa ou indirectamente, estiveram envolvidos nesse projecto e que hoje estamos a presenciar primeiros ganhos.
Encarregada de Programas da União Europeia visita os projectos da SOS Cabo Verde
A visita tinha como propósito ver, in loco, os programas e projectos desenvolvidos pelo CICBB e ainda, ver de perto, o quotidiano das Aldeias SOS.
Durante a visita no CICBB, o coordenador do Centro, Licínio Lopes deu as boas vindas á senhora Marta e fez uma pequena apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo centro.
A psicóloga e actualmente voluntária do Centro, Dirce Mendes reiterou que “ no centro, estamos a desenvolver um programa que tem por objectivo visitar as casas das famílias a fim de se dialogar com as mesmas e reconhecer o papel de cada uma. O que sempre afirmo é que as 20 famílias com quem trabalhamos, representam os nossos 20 dedos, ou seja, cada uma é o que é. Queremos ajudar as famílias, pois o centro não quer e nem pode substitui-las, mas sim apoiá-las. Então é nessa base que estamos a mostrá-las a importância do carinho, do diálogo, do amor, algo simples, mas que faz toda a diferença numa família.”
Para a Encarregada de Programas da União Europeia, Marta Villa, a visita serviu para ver de perto o trabalho que as Aldeias Infantis SOS têm desenvolvido. E ainda reiterou: “depois da minha visita penso que o trabalho desenvolvido pelas Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde é um trabalho consolidado e por isso, merece os nossos parabéns, pelo que tem feito até agora. É uma experiência positiva.”
Questionada sobre possíveis apoios da parte da União Europeia à Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, a mesma retorquiu “ a União Europeia visa conhecer o trabalho dos parceiros aqui em Cabo Verde, para saber quais são as áreas a serem trabalhadas. No que tange às parcerias, poderiam ter lugar se estas pudessem ser ligadas às convocatórias orçamentais, convocatórias essas publicadas pela União Europeia. Quanto aos parceiros locais, estes poderiam, no entanto, submeter as propostas a fim de desenvolverem acções no terreno” finaliza.
20/05/2010
Padre Angelino " Amigo" da Aldeia Infantil SOS de Assomada
No dia 7 do mês corrente, por volta das 12h:30 minutos, o Padre Angelino Coelho visitou as nossas instalações com intuito de conhecer mais de perto os nossos projectos. O mesmo teve a oportunidade de ver as casas familiares, o lar juvenil, Jardim Infantil e parques infantis, conversando com jovens, crianças, mães e tias SOS, etc … na companhia do Sr. José Rito Teixeira, Director da Aldeia, o pároco teve uma explicação, detalhada, daquilo que é o trabalho das Aldeias Infantis SOS, trabalho esse que é, de todo, em prol do beneficio das nossas crianças.
No que se refere ao nosso polidesportivo, para além de ser utilizado pelos nossos jovens, também está a ser muito bem aproveitado pelos jovens dessa localidade, inclusive serve para os exercícios matinal do Sr. Padre Angelino, o Pároco deste concelho.
18/05/2010
A Aldeia Infantil SOS de Assomada comemorou o dia da Mãe
A maioria dos pais das crianças do Jardim Infantil e dos jovens da Aldeia esteve reunida no salão cultural para festejarem essa data.
Por outro lado, na biblioteca, enquanto os pais e as suas respectivas crianças distribuíam lanches no jardim aos nossos jovens, a Aldeia SOS Assomada presenteava as Mães SOS, e isso por reconhecimento aos esforços envidados pelas mesmas. Foram muitos os pais que receberam prendas, beijos, abraços da parte dos filhos, e principalmente, um lanche feito por eles mesmos. As mães ficaram felizes que até choraram de tanta emoção.
No mesmo dia cantou-se os parabéns à menina Fabiana que fez 19 anos de idade.
Madalena Neves visita CICBB
Durante a sua visita a ministra teve oportunidade de visitar algumas casas pertencentes às famílias beneficiárias do FSP (Programa de Prevenção ao Abandono Infantil e do Reforço das Estruturas Familiares).
Para o Coordenador do CICBB, Licínio Lopes “esta visita é de extrema importância, porque a ministra pode constatar, in loco, o trabalho que realizamos, e proceder à visita a algumas casas dos beneficiários do FSP”.
Para a ministra do Trabalho Família e Solidariedade Social, Madalena Neves “ o Centro vem desenvolvendo um bom trabalho, mas adianta que há uma lacuna no que diz respeito à ligação entre as famílias e a comunidade, ou seja, deve haver uma aproximação entre as duas. O Centro tem uma boa organização, existe respostas, mas entretanto, falta alargar o trabalho para uma maior ligação com as famílias e com a comunidade”. Ainda, como objectivo da sua visita, a ministra adiantou “a resposta para as demandas da formação profissional será colmatada com o programa de formação no Centro de Formação Profissional da Praia, o Centro de Emprego e o Projecto “Jovem e Coesão Social”. Portanto, vamos, no quadro do programa de estágio profissional, reforçar a capacidade técnica do CICBB com um psicólogo”.