
A visita tinha como propósito ver, in loco, os programas e projectos desenvolvidos pelo CICBB e ainda, ver de perto, o quotidiano das Aldeias SOS.
Durante a visita no CICBB, o coordenador do Centro, Licínio Lopes deu as boas vindas á senhora Marta e fez uma pequena apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo centro.
A psicóloga e actualmente voluntária do Centro, Dirce Mendes reiterou que “ no centro, estamos a desenvolver um programa que tem por objectivo visitar as casas das famílias a fim de se dialogar com as mesmas e reconhecer o papel de cada uma. O que sempre afirmo é que as 20 famílias com quem trabalhamos, representam os nossos 20 dedos, ou seja, cada uma é o que é. Queremos ajudar as famílias, pois o centro não quer e nem pode substitui-las, mas sim apoiá-las. Então é nessa base que estamos a mostrá-las a importância do carinho, do diálogo, do amor, algo simples, mas que faz toda a diferença numa família.”

Questionada sobre possíveis apoios da parte da União Europeia à Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, a mesma retorquiu “ a União Europeia visa conhecer o trabalho dos parceiros aqui em Cabo Verde, para saber quais são as áreas a serem trabalhadas. No que tange às parcerias, poderiam ter lugar se estas pudessem ser ligadas às convocatórias orçamentais, convocatórias essas publicadas pela União Europeia. Quanto aos parceiros locais, estes poderiam, no entanto, submeter as propostas a fim de desenvolverem acções no terreno” finaliza.