Iniciou-se na tarde desta segunda-feira, 25 do mês de Outubro a Planificação Estratégica das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, na sua Direcção Nacional, em Achada São Filipe.
Este workshop que decore durante os dias 25, 26 e 27 do corrente, tem como principais objectivos discutir o Plano Estratégico até 2016, definir o seu Plano Anual para 2011 e ter uma forte estratégia nacional estabelecida. Espera portanto, receber subsídios das partes interessadas, tanto a nível nacional como internacional, ainda aprendizagem individual e em equipa acrescida no que tange aos planeamentos estratégicos e anual no que diz respeito à revisão.
Para o Coordenador Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Victor Constantino, durante o acto de abertura do workshop, “relativamente aos outros países, só agora estamos a iniciar a planificação estratégica, mas devo reiterar que não estamos, de todo, atrasados, ainda vamos a tempo, uma vez que temos até 2016 para finalizarmos o nosso plano.”
Questionado sobre as mudanças introduzidas pela Aldeia Infantil SOS Cabo Verde, o Coordenador adianta que “ antes ajudávamos somente as crianças que estavam dentro das Aldeias, mas agora estamos apostando numa nova e ousada forma de ajuda, que é apoiar as famílias de forma que não haja uma desestruturação familiar e isso, através do FSP – Programa de Prevenção ao abandono Escolar e do Reforço da Estrutura familiar, onde ajudamos as famílias dando-lhes ferramentas de apoio, para que não tenhamos de tirar as crianças do seu seio familiar para integrar nas Aldeias. Neste momento contamos com 5.247 beneficiários, incluindo crianças mães, vizinhos e outros familiares.
Participam no workshop de Planificação Estratégica o Representante da GSC – General Secretariat, Josef Kittl, a facilitadora, Valérie Taleb e Susanna Hofer e Susanna Hofer.