A Aldeia Infantis SOS de Cabo Verde inaugurou na manha de domingo, 05 do corrente o seu Centro de Intervenção Comunitária de Rincão.
O centro que pretende dar um novo impulso naquela localidade piscatória do interior de Santiago, é uma parceria das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde com diversas entidades dos quais: ICASE, OMCV, Delegação do Ministério da Educação e Desporto de Santa Catarina, a Delegacia de Saúde de Santa Catarina, a Câmara Municipal, a DGEA, e as associações locais: Associação do Pescadores, de Mulheres de Rincão e Académica.
Os serviços que serão prestados no centro são: acompanhamento psico-social, acompanhamento no estudo, refeição quente, actividades lúdicas e pedagógicas às crianças. Também na comunidade serão desenvolvidas actividades de sensibilização nos domínios do ambiente, gravidez precoce, planeamento família, direitos das crianças, uso de droga, álcool, nutrição, HIV-SIDA, etc. Ainda terão formações na área de cuidado parental, actividades geradoras de rendimento, alfabetização e capacitação de agentes comunitários para Elaboração de Projectos e Desenvolvimento Organizacional.
No acto de abertura o representante da Associação Académica, Jailson Mendes diz que “a localidade de Rincão agradece o apoio da SOS, e a inauguração deste centro é uma iniciativa louvável. A comunidade merece atenção não só as crianças mas também as famílias. Acredito que com o apoio de todos os parceiros e com o “djunta mó” da comunidade chegaremos a um patamar desejável. Mas para chegarmos lá a comunidade tem de dar a sua quota-parte para podermos ter sucesso no final. Prometo e acredito que vamos dar o nosso máximo” finaliza Jailson.
Para o Presidente do ICASE, Felisberto Moreira “este acto é importante e vai dar um novo impulso a localidade de Rincão. Logo que recebi o convite das Aldeias SOS para implementação deste centro eu aceitei logo, porque essa localidade tem pessoas receptivas, e as famílias tem vontade de melhorar a zona, e mereciam este tipo de apoio a muito tempo”.
Para o Presidente da Câmara de Santa Catarina, Francisco Tavares “a Aldeia Infantil SOS está de parabéns, porque teve uma capacidade de mobilizar e criar uma rede de parcerias para trabalhar na comunidade de Rincão. Também queria agradecer os parceiros pela disponibilidade demonstrada para trabalhar com esta comunidade”.
Francisco Tavares acrescentou que “ a Câmara irá elaborar um plano de actividade em conjunto com as Aldeia Infantis SOS para desenvolver projectos e actividades em Rincão” .
Para o professor do EBI da localidade de Rincão, António Moreira desde há muito que essa comunidade estava a precisar de um centro desta natureza. “Quero dizer que a abertura deste centro chegou num momento oportuno, sobretudo porque nota-se que muitas crianças desta localidade estão sendo obrigados a abandonar a escola e exercer trabalhos domésticos. Isso por causa da desestruturação familiar das famílias da comunidade. A abertura deste centro dará oportunidades a varias crianças de voltar a estudar, e de se afirmarem na vida, e ira trazer mais valias para a comunidade de Rincão.
Bem-haja Aldeias Infantis SOS Cabo Verde”.