Páginas

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

11/08/2015

Aldeias SOS querem que cada criança tenha direito a um cuidado de qualidade, sobretudo da família.

As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde querem que cada criança tenha direito a um cuidado de qualidade e, sobretudo, que elas não sejam colocadas em cuidados alternativos às suas famílias.
É com este propósito que a organização lançou no dia 04 de Agosto, na Cidade da Praia, a campanha intitulada “Cuida de MIM”, que visa inspirar a sociedade civil, os governos central e local e as agências intergovernamentais a tomarem medidas contra várias violações de direitos das crianças.
Segundo o Director Nacional das Aldeias Infantis SOS, Dionísio Pereira, “de acordo com um estudo encomendado pela CNHDC (Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania), no país, mais de 60 por cento das crianças não vivem com ambos os pais. É uma situação extremamente grave e não raras vezes nós vemos as pessoas recorrendo aos média para reclamar apoio institucional, quando deviam ser responsabilizadas e obrigadas a produzir para assumirem a responsabilidade plena para com os seus filhos”, realçou.
“Através desta campanha, nós vamos procurar chamar a atenção para situações em que as pessoas procuram transferir as responsabilidades para as autoridades na perspectiva de institucionalização, mas igualmente, pretendemos lançar desafios às outras organizações da sociedade civil, assim como o governo no sentido de se proceder à regulação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, acrescentou.
Estão previstas actividades como: divulgação dos spots promocionais nos órgãos da comunicação social; exposições, conferência e debates, encontros de adolescentes e crianças no sentido de elas mesmas discutirem a problemática.
O acto de lançamento da campanha foi presidido pela Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, que adiantou que esta campanha chegou em boa hora. “Hora de garantir o reforço do engajamento e empenho de todos, não só na elaboração das medidas, mas também na sua implementação”, sublinhou apelando ao trabalho de todos para que haja respeito por aquilo que as crianças cabo-verdianas possam vir a ser.
Entretanto, a governante lembrou que várias medidas foram já levadas a cabo e várias iniciativas estão em implementação, existindo outras acções em curso, na perspectiva de que quaisquer respostas devem ser permanentemente aperfeiçoadas e aprimoradas.
Neste sentido, enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pelas Aldeias SOS e outras organizações não-governamentais em prol da melhoria das condições de vida das crianças cabo-verdianas.
As Aldeias SOS beneficiam cerca de 1700 crianças e adolescentes nas ilhas de Santiago e São Vicente e a perspectiva, segundo Dionisio Pereira, é de alcançar a cifra de 5560 no horizonte de 2016.
O acto de lançamento começou com a apresentação da música da campanha, pelo grupo coral SOS STAR´s e Rapaz 100 Juiz.