Páginas

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

14/10/2013

CIC Ribeira Bote promove Feira de Parceiros

Decorreu de 23 a 27 de Setembro na localidade de Ribeira Bote e promovida pelo Centro de Intervenção Comunitária (CIC) de Ribeira Bote e Centro Social SOS, em São Vicente, uma semana de actividades lúdicas, desportivas e cívicas, com objectivo de partilhar experiências entre as instituições privadas e públicas. A feira serviu, igualmente, para os membros da comunidade conhecerem os serviços prestados pelos parceiros sociais para o desenvolvimento social sustentável.

A semana antecedente à feira abriu com uma palestra "ao ar livre" sobre direitos e deveres da criança, onde participaram, também, crianças da comunidade de Ribeira de Craquinha e Bela Vista. Estas acções de sensibilização e as palestras tiveram um bom impacto, devido à qualidade das informações disponibilizadas e devido às "dinâmicas" das actividades.

Foram desenvolvidas acções nas mais diversas áreas nomeadamente da saúde, em particular, a higiene e o saneamento, a saúde bocal, doenças renais, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's), nutrição. O micro-crédito, direito e deveres dos consumidores, campanha de limpeza, sessões de cinema ao ar livre e graffiti nas paredes foram temáticas realizadas durante a semana.

A 28 de Setembro realizou-se a "feira de parceiros" envolvendo 15 parceiros sociais do CIC de Ribeira Bote designadamente o ICCA, a Verdefam, a Delegacia de Saúde, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, Registo Civil, Direcção Geral de Educação e Formação de Adultos.
 
Foram ministradas palestras sobre temas diversos e realizados despistes e consultas médicas e registo de crianças, exposição de diversos artesões locais e também dos trabalhos realizados pelas crianças dos Centros de Intervenção Comunitária de Ribeira Bote, Bela Vista e Ribeira de Craquinha durante as Oficinas de Verão. Para fechar a semana em grande foi realizada uma tarde cultural com batucada de meninos, bandas com músicos tradicionais locais, Dj's e danças.
 
Recorda-se que em 1973 o povo da Ribeira Bote tomou a corajosa e patriótica posição contra a colonização e a subjugação. Hoje, 28 de Setembro de 2013, a comunidade de Ribeira Bote reuniu-se mais uma vez com a intenção de mostrar aos sonvicentes, em particular, e aos cabo-verdianos, em geral, que o desenvolvimento comunitário é fundamental para todos.