Páginas

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

20/02/2012

Centro de Intervenção Comunitária do Brasil reforça acordos de parcerias

A Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e a Fundação Cabo-verdiana (FCS) de Solidariedade, no papel de promotores do protocolo e dos principais parceiros do Centro de Intervenção Comunitária do Bairro do Brasil (CICBB), assinaram um acordo de parceria, na manhã do dia 17 de Fevereiro, com várias instituições de cariz social.

Como principais parceiros do CICBB destacam-se: o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), Comissão de Coordenação e Combate à Droga (CCCD), Centro de Formação Profissional da Praia (CFPP), Associação Cabo-verdiana de Protecção à Família (VERDEFAM), Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE), Polícia Nacional/Comando Regional, Centro de Saúde da ASA, Igreja Nazareno da ASA/Liga Nazarena, Escola Secundária Pedro Gomes, Escola Nova Presidência, Associação Comunitária para o Desenvolvimento do Brasil, Escola Inicial de Judo, João Fidalgo, Direcção Geral da Juventude, Rotary Clube Maria Pia da Praia/Rotaract e a Direcção Geral dos Serviços Notariado e de Identificação.
A Aldeias Infantis SOS Cabo Verde fez-se representar pelo Sr. Fernando Pinto que disse: “devemos saber tirar proveito desta parceria e fazer com que as instituições aqui presentes continuem a trabalhar, mas sobretudo foquem os seus esforços para outros bairros, porque de facto o bairro do Brasil já recebeu e está a receber muitos apoios, e isto significará o resultado óptimo dos trabalhos que estão a ser realizados em parcerias”.
Para a Presidente da Fundação Cabo-verdiana de Solidariedade, Sra. Vanusa Cardoso, a assinatura deste protocolo entre parceiros em 2007 marcou o início de uma aliança que promovida pela Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e a FCS reuniu hoje instituições, organizações parceiras, representando actores sociais de natureza público-privado, de cariz comunitária e religiosa. Acrescentou, ainda, de que o objectivo é de juntos trabalhar em rede e de forma articulada para protegermos e defendermos o bem-estar e o desenvolvimento harmonioso e saúdavel das crianças do bairro do Brasil”.
Cardoso adverte, ainda, que: “sabemos que não é uma tarefa fácil, pois a protecção da criança é uma responsabilidade que deve ser partilhada por todos os actores que intervêm na educação e na formação da criança para a vida em sociedade, tendo a unidade familiar a responsabilidade primordial de proporcionar de acordo com as suas possibilidades e meios financeiros, as condições de vida necessárias ao desenvolvimento social e emocional, harmónico e saudável das crianças. A FCS abraça este desafio social porque elegeu desde a sua fundação a protecção infantil como um dos eixos mais importante da sua intervenção social adoptando medidas de apoio social dedicadas, particularmente, às crianças órfãs e vulneráveis, finalizou a Presidente da Fundação Cabo-verdiana de Solidariedade”.
O Centro de Intervenção Comunitária do Bairro do Brasil foi inaugurado em 2007 numa parceria entre a Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e a Fundação Cabo-verdiana de Solidariedade.