Páginas

.

DE VOLTA ÀS AULAS 2013

Muito obrigado por ter-se juntado a esta causa :)

GIL SEMEDO VISITA ALDEIAS INFANTIS SOS EM CABO VERDE

Primeiro encontro com as crianças!!!

MÃE ACOMPANHADA DOS FILHOS EM SÃO VICENTE

Participamos no desenvolvimento das comunidades fortalecendo famílias empobrecidas.

MOMENTOS FAZEM FAMÍLIA

Mãe SOS acompanhada da filha na Aldeia Infantil SOS Assomada.

SEJA MADRINHA OU PADRINHO SOS

Caro cidadão: você que é uma pessoa de bom coração aceite o nosso convite. Seja Madrinha ou Padrinho SOS.

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

14/08/2015

Rapaz 100 Juiz completa 9 anos e lança música oficial da campanha “Cuida de Mim”

O grupo de rap da cidade de Assomada Rapaz 100 Juiz, que vencedor do prémio melhor álbum do ano nos CVMA 2014 e Sapo Awards, comemora hoje, 13 de Agosto os seus 9 anos de existência. Para comemorar a data lançam hoje o single “ Cuida de Mim”. O tema foi criado para a campanha “Cuida de Mim” das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde. Escrita pelos Rapaz 100 Juiz, a música foi produzida por músicos amigos do grupo, como Nelissom Araújo, Vando Pereira, Nelly Cruz e Djodje Almeida.

Arranca na Praia a III e IV edição de Formação Nacional de Capacitação de Jovens

A Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, iniciou, oficialmente, dia 9 Agosto às 9:00 horas, na Escola Técnica Cesaltina Ramos na Achada de Santo António, a III e IV Edição de Formação Nacional de Capacitação de Jovens para Autonomia, respectivamente, para os jovens da 1ª Fase (14 aos 16 anos) até o dia 12 do corrente, e jovens da 2ª Fase (17 aos 22 anos) com inicio no dia 12 e término no dia 15 de Agosto.

Associações Nacionais das Aldeias SOS dos Palop´s assinam protocolo

As 4 Associações Nacionais das Aldeias SOS dos Palop´s, SOS Angola, SOS Cabo Verde, SOS Guiné-Bissau e SOS Moçambique assinaram um acordo de cooperação, na tarde do dia 05 de Agosto do corrente. Estas Associações Nacionais integram a mesma organização federativa das Aldeias SOS – SOS Children´s Villages Internacional, alinhados pelas mesmas políticas, trabalham para os mesmos fins, em função da realidade de cada um dos países

Localidade de Fonton ganha Centro Comunitário para acções de intervenção social e desportiva

A localidade de Fonton, arredores da Cidade da Praia, no dia 4 de Agosto foi agraciado com a inauguração do Centro Comunitário para os jovens exercerem actividades lúdicas e comunitárias, num projecto da biblioteca comunitário também patrocinado pela Rotary Club Maria Pia. Situado no centro da comunidade, este centro, possui três salas contiguas e um computador ligado à Internet. 

Director Internacional da SOS para a Região Centro-Oeste de África visita Cabo verde

O Director Internacional da SOS para a Região Centro-Oeste de África , Sr. Benoit Pio esteve de visita a Cabo Verde de 3 a 5 de Agosto. Durante esta visita esteve presente também a Directora da SOS Village d´Enfants Monde, Sra. Sophie Molitor, os Directores Nacionais das Aldeias Infantis SOS dos Palop - Angola, Sr. Afonso Castro, da Guiné-Bissau, Sr. Nelson Medina e Moçambique, Sr. Gaspar Sitefane e ainda do contabilista da SOS Guiné-Bissau, Sr. Nua Sani.
No final da sua visita Benoit Pio avançou que “ em primeiro lugar eu presenciei que há um real compromisso e envolvimento da equipa nos aspectos ligados aos cuidados e protecção infantil e isso com certeza demonstra esse engajamento da equipa.

11/08/2015

Aldeias SOS querem que cada criança tenha direito a um cuidado de qualidade, sobretudo da família.

As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde querem que cada criança tenha direito a um cuidado de qualidade e, sobretudo, que elas não sejam colocadas em cuidados alternativos às suas famílias.
É com este propósito que a organização lançou no dia 04 de Agosto, na Cidade da Praia, a campanha intitulada “Cuida de MIM”, que visa inspirar a sociedade civil, os governos central e local e as agências intergovernamentais a tomarem medidas contra várias violações de direitos das crianças.
Segundo o Director Nacional das Aldeias Infantis SOS, Dionísio Pereira, “de acordo com um estudo encomendado pela CNHDC (Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania), no país, mais de 60 por cento das crianças não vivem com ambos os pais. É uma situação extremamente grave e não raras vezes nós vemos as pessoas recorrendo aos média para reclamar apoio institucional, quando deviam ser responsabilizadas e obrigadas a produzir para assumirem a responsabilidade plena para com os seus filhos”, realçou.

Aldeia Infantil SOS Cabo Verde e Federação Cabo-verdiana de Karaté assinam protocolo de cooperação

As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e a Federação Cabo-verdiana de Karaté assinaram na manhã do dia 31 de Julho um acordo de cooperação com a duração de três (3) anos.
Durante o acto o Presidente da Federação Cabo-verdiana de Karaté, Sr. João Correia disse que “é com sentimento de gratidão e agradecimento que assinamos este protocolo. Este acto traduz um sonho antigo da Federação de realizar alguma atividade em prol das crianças, em conjunto com as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde”. 
De seguida foram entregues 80 tatames que irão ser utilizados nos treinos dos atletas.

05/08/2015

Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e FICASE apresentam o projecto “Nôs Caderno”

As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde em parceria com a FICASE apresentaram o projecto “Nôs Caderno” na tarde do dia 28 de Julho na Residência Estudantil Madre Teresa de Calcutá – Praia, e contou com a presença do Director Nacional das Aldeias Infantis SOS, Sr. Dionísio Pereira e o Presidente da FICASE, Sr. Felisberto Moreira.
Este projecto tem por objectivo a produção nacional de cadernos para o ensino básico, com mensagens e imagens relacionadas a realidade do país.

29/07/2015

Equipa Nacional de Gestão das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde reunida

A Equipa Nacional de Gestão (NMT) das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde encontra-se reunida na sua sede sito em São Filipe - Praia durante três (3) dias, 28, 29 e 30 de Julho.
Este encontro tem como objectivo fazer a revisão dos planos anuais, apresentação dos relatórios relativo ao segundo trimestre, apresentação da base de dados do apadrinhamento nacional, das políticas de apoio aos serviços do apadrinhamento internacional.
Ainda durante o NMT será realizado o Conselho Nacional de Jovens (CNDJ) e a reunião do Comité de Admissão de crianças, também será apresentado análises das politicas de financiamento, esboço da plataforma documental e declaração de Senado sobre as condições de trabalho dos pais SOS.




20/07/2015

Comunicado de falecimento

É com profundo pesar que as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde comunicam o falecimento da ex-colaboradora Maria Teresa da Lomba, na tarde de ontem, dia 18 de Julho. 
Maria Teresa Ramos da Lomba desempenhou a função de mãe, durante 30 anos na Aldeia Infantil SOS Assomada, casa familiar nº 3. Recentemente reformada, com 60 anos, residia em Achada São Filipe – Praia. 
Em Fevereiro de 2015, foi homenageada pela sua dedicação, empenho e amor à causa da nossa organização.
O funeral realizar-se-á amanhã às 15h00 na cidade da Praia.
À família enlutada, nossos sentimentos e expressões de conforto.

13/07/2015

Aldeia Infantil SOS Assomada é campeã Regional S. Norte em andebol

A equipa sénior feminina de andebol da Aldeia Infantil SOS Assomada sagrou-se campeã Regional de Santiago Norte ao vencer por duas bolas a zero (2-0) no dia 12 de Julho, a poderosa equipa Graciosa do Tarrafal. 
As estrelas da SOS estiveram sob o comando do Mister Heleno Vicente e do Dr. Dulcidio Ferrer.
Sendo assim, houve o play off de cinco partidas e 3 foram vencidas pela nossa equipa. De realçar que na próxima semana a equipa feminina de andebol sub 20 irá disputar o título de campeão nacional.


07/07/2015

SOS Cabo Verde recebe Workshop Regional da Marca e Cluster de Banjul

Decorre de 7 a 10 de Julho em Cabo Verde o workshop Regional da Marca SOS e Cluster Banjul, em que participa colegas da Guinea Conakry, Gambia, Libéria, Sierra Leoa e Cabo Verde.
O principal objectivo da formação é fortalecer a capacidade do ponto focal Marca a nível nacional a fim de apoiar e encorajá-los de maneira que possam utilizar de forma adequada a marca no âmbito da implementação das atividades nos programas e projectos das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné, Libéria e Serra Leoa.

01/07/2015

SOS Cabo Verde acolhe Formação sobre a Implementação da Base de Dados de Programas

As Aldeias Infantis SOS da Região Centro e Oeste Africa - WCAF encontram-se reunidos na cidade da Praia de 29 de Junho a 3 de Julho, num workshop sobre a Implementação da Base de Dados de Programas. Serra Leoa, Libéria, Guiné Conacry, Gâmbia e Guiné Bissau são as associações nacionais que formam esta região.
O workshop tem por objetivo fornecer o conhecimento e habilidades necessárias para os colaboradores chaves que utilizam o PDB no trabalho junto das crianças e famílias e ao mesmo tempo adquirir ferramentas necessárias para efectuar a réplica a nível de cada país.

30/06/2015

Ajudar a Ajudar entrega montante de 500 dolars a SOS Cabo Verde

A Associação Ajudar a Ajudar entregou as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde um montante de 500 dolars , um acto que foi presenciado pelo Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Sr. Dionísio Pereira, pela Presidente da Fundação, Sra. Luísa Lobo, pela Presidente da associação Ajudar a Ajudar, Sra. Daisy Silva, pelo Staff da Direcção Nacional e pelos colegas da nossa sub-região (Guiné Bissau, Serra Leoa, Liberia, Gambia, Guiné Conakry) que estão a participar na Formação sobre Implementação da Base de Dados de Programas, que decorre de 29 de Junho a 3 de Julho em Cabo Verde.

25/06/2015

Comemora-se hoje 23 de Junho Dia das Aldeias Infantis SOS

Hermann Gmeiner, Fundador das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, nasceu no dia 23 de Junho de 1919, em Vorarlberg (actual Áustria). Filho de pais agricultores, ele foi uma criança muito talentosa, por isso, ganhou uma bolsa de estudos para cursar Medicina. Sua mãe faleceu quando ele ainda era criança e sua irmã mais velha assumiu a liderança da casa, cuidando dele e dos irmãos mais novos.
Tendo vivido e experimentado os horrores da II Guerra Mundial, como soldado na Rússia, e confrontado com o isolamento e sofrimento de milhares de crianças órfãos e abandonados após a guerra, Hermann decidiu intervir para mudar esta realidade.

23/06/2015

Aldeias SOS Cabo Verde lançam campanha “Cuida de Mim”

“Cuida de Mim” traduzido do inglês “Care for me” é o nome do novo programa das Aldeias Infantis SOS. A iniciativa será apresentada sexta-feira, 19 na Assembleia Nacional, durante a gala de apadrinhamento da instituição.
O objectivo é, segundo a instituição, melhorar a qualidade de cuidados oferecidos a cada criança, em especial aquelas sem  cuidados parentais ou risco de os perder.

Primeira-dama emociona-se com homenagem feita por parte da família SOS Cabo Verde

Aconteceu na tarde do dia 19 de Junho no Salão Nobre da Assembleia Nacional a habitual Gala Cultural Padrinho SOS, que tem como principal objectivo agradecer aos padrinhos, madrinhas, amigos e parceiros SOS pela valiosa contribuição que durante todo ano disponibilizam a esta nobre causa.
A gala contou com a presença do Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Sr. Dionísio Pereira, da Presidente da Fundação das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Sra. Luísa Lobo, da Primeira-dama e Madrinha de Honra das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Dra. Lígia Fonseca, de crianças, jovens, mães, tias e Staff das 2 Aldeias e de vários outros convidados.

Os apresentadores da gala, Cláudia Santos e Alaúdio Ramos, iniciaram a gala dando as boas vindas aos presentes e convidando-os a deliciarem-se com as  actuações das crianças das 2 Aldeias, em que as de São Domingos cantaram e tocaram flautas, enquanto que o grupo de Assomada que iniciou os preparativos há 3 meses atrás, tocaram violão, bateria, piano e flauta sob a coordenação de um professor Paulo Bango. 
De seguida teve apresentação do vídeo institucional onde demostra o trabalho desenvolvido por esta Organização durante os 31 anos em Cabo Verde.
Seguiu-se a actuação dos grupos das mulheres da Guiné Bissau, do grupo de dança latina, do grupo Gota D´Art e do grupo do Senegal. Antecedendo a homenagem a Primeira-dama a Presidente da Fundação das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, Sra. Luisa Lobo interviu dizendo que “ ficamos gratos com vocês padrinhos, parceiros e amigos SOS, porque numa sexta-feira na cidade da Praia com tanta opções diversificadas optaram por largar o conforto das vossas casas, e juntarem-se a nós para abrilhantarem a nossa e vossa Gala. Isso faz com que acreditamos que vocês são padrinhos e amigos SOS, mesmo, e que estão connosco para o que der e vier, e merecem o nosso melhor”. 
Houve ainda actuações das batucadeiras de Ribeirão Chiqueiro, do grupo de Santo Tomé e da Zamba da Viola. 
O momento alto da noite aconteceu quando o Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde chamou a Primeira-dama e Madrinha de Honra, Dra. Lígia Fonseca para homenageá-la em nome de toda a família SOS, pelo contributo, engajamento que ela tem tido com as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde.
Emocionada com a homenagem a Primeira-dama disse que “ sente que faz parte desta grande família, porque a maneira como eu sou envolvida nas diversas actividades que são realizadas, a consideração que é me dado fico com a sensação que já faz muito tempo que pertenço a essa família. E podem contar com o meu apoio sempre”.
A gala terminou com a actuação dos Rapaz 100 Juiz, cantando a música Amor ta Salva.

19/06/2015

Aldeias Infantis SOS realizam Gala Padrinho em agradecimento aos padrinhos e parceiros

As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde realizam sexta-feira, 19, na Assembleia Nacional, na Cidade da Praia, a gala cultural Padrinho SOS com o objectivo de agradecer os padrinhos e parceiros.
As bandas Rapaz 100 Juiz e Zamba Viola são os destaques da gala deste ano, que conta também com apresentações do grupo Coral SOS Stars, de São Domingo e Assomada, e as Batucadeiras, de Ribeirão Chiqueiro.
A primeira-dama Lígia Fonseca vai ser homenageada durante a gala, assim como Josef Kittl e Hermman Boehler, dois alemães que sempre trabalharam em prol das Aldeias SOS de Cabo Verde.

16/06/2015

16 de Junho, Dia Internacional da Criança Africana

Comemora-se hoje, 16 de Junho em todo mundo o Dia Internacional da Criança Africana. 
Como se sabe a África do Sul viveu infelizmente sob o sistema de apartheid por cerca de 40 anos. Digo infelizmente pois este sistema consistia na separação da população baseado apenas na raça. Os privilegiados com melhor educação, emprego e consequentemente melhor qualidade de vida era a raça branca. Enquanto a raça negra – maioria da população - vivia em condições precárias e sofriam todo o tipo de descriminação e injustiças sociais. 
Em consequência disso, no dia 16 de Junho de 1976 em Johannesburg, no Soweto, milhares de crianças negras ergueram as suas vozes e deram início a uma das maiores manifestações contra o governo, propriamente a má qualidade de ensino que lhes era proporcionada e ao ensino do Afrikaans como segunda língua ao invés da sua língua materna.
A manifestação durou duas semanas, e resultou em centenas de mortos e milhares de feridos e é considerado um dos maiores massacres de sempre, visto que são as crianças que estão na base do desenvolvimento de uma sociedade. Uma das vítimas do massacre foi o menino Hector Pieterson, na altura com apenas 12 anos. Hector foi baleado e não resistiu. Uma foto tirada com Hector ensanguentado nos braços de um desconhecido a socorrê-lo, percorreu o mundo e fez com que o menino se tornasse no símbolo deste massacre e em outras campanhas anti-apartheid. Em homenagem a Hector e às outras vítimas deste dia, foi construído o Museu Hector Pieterson no Soweto.


Ajudar-Ajudar promove show beneficente em favor das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde

Selma Neves uma das integrantes do grupo Ajudar a Ajudar dos Estados Unidos de América visitou a Aldeia Infantil SOS de São Domingos no dia 12 de Junho, com intuito de conhecer in loco todo trabalho feito por esta organização no país. 
Selma Neves foi acompanhada pela Sra. Mitza Sousa, Coordenadora de Actividades Geradoras de Rendimentos e Eventos e foram recebidos na Administração, pelo Assistente do Director da Aldeia, Sr. Adilson Ferreira que fez um breve historial sobre o trabalho desenvolvido nesta unidade. Depois tiveram oportunidade de visitar a casa familiar nº1, o jardim infantil e o Lar Juvenil.
De acordo co Selma Neves “anualmente é realizado uma gala nos Estados Unidos em que decidem apoiar com uma parte da receita arrecadados uma instituição de cariz social no nosso país, e este ano a instituição escolhida foi ás Aldeias Infantis SOS Cabo Verde”. 



Aldeias Infantis SOS Cabo Verde adere a campanha He for She

HeForShe (tradução para português: Ele Por Ela) é um projeto da ONU Mulheres, lançado em Setembro de 2014, que visa mobilizar rapazes e homens para a causa da igualdade do género, considerada geralmente uma luta das e para as mulheres. Vinte anos após a conferência de Pequim que definiu a igualdade do género como uma realidade mundial em 2015, verificam-se progressos insuficientes na concretização dessa meta, sendo o fraco envolvimento dos homens e rapazes um dos maiores motivos para a manutenção de desigualdades de género a diferentes níveis (ex. participação nas esferas de poder/decisão, autonomia, respeito dos direitos fundamentais).
S. E. o Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos Fonseca, é um dos 10 Chefes de Estado do mundo a ser escolhido pela ONU Mulheres para ser o “campeão” da campanha, no sentido de promover a campanha no seu país, constituindo um exemplo para a região e para o mundo. No dia 26 de Março do corrente ano, a Presidência da República de Cabo Verde, em parceria com a ONU Mulheres, realizou o ato de lançamento da campanha em Cabo Verde, tendo assumido o compromisso de mobilizar cinco mil homens e rapazes para a causa, e as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde aderiu a esta causa.

Jardim Infantil SOS Comemora de forma antecipada o Dia Internacional da Criança


A Aldeia Infantil SOS de São Domingos, através da Direcção do Jardim Infantil SOS, associou-se como já tem vindo a ser habitual, ao Dia da Criança, proporcionando momentos de lazer e alegria às crianças que frequentam o Jardim Infantil e aos respectivos país e encarregados de educação que fizeram a questão de acompanhar os seus educandos da qual também participaram activamente nas actividades levadas a cabo. Lembremo-nos que o Dia da Criança foi comemorado, pela primeira vez a nível internacional, a 1 de Junho de 1950.
As crianças do Jardim Infantil SOS, assistiram na Placa Desportiva da Aldeia o espectáculo do grupo “Enigma” que vieram da Cidade da Praia e abrilhantaram com os seus dotes em arte que foi digno e merecedor de um grande registo, momentos registados debaixo de magia e acrobacias espectaculares. Também não faltou os insufláveis que encheu-se de crianças, culimando com músicas onde os mais pequenos interviram, cantando e dançando, outros recitando poesias, mostrando-se ao público entusiástico.
As gargalhadas, sorrisos e palmas manifestaram-se numa festa de alegria para todos, neste dia onde tudo se esquece, pois o importante é ser e sentir-se criança.



Aldeia Infantil SOS Assomada comemora Dia Internacional da Família

No dia 24 de Maio a família SOS da Aldeia Infantil SOS de Assomada esteve reunida para celebrar o Dia internacional da Família comemorado em todo mundo no dia 15 de Maio. 
Iniciou-se com uma palestra sob o tema “ A importância da Família” na Biblioteca da Aldeia, proferida pelo Sociólogo, Henrique Tomaz Tavares e contou com a presença de crianças jovens, staff administrativo e ainda de alguns familiares biológicos das crianças da Aldeia.
Seguiu-se as actividades culturais onde houve actuações das crianças e jovens nomeadamente dança, música e recital de poesia. 
O evento contou tanto com a presença da maioria dos pais biológicos das crianças bem como a família SOS. 



Aldeia Infantil SOS de São Domingos comemora o Dia Internacional da Família

No dia 15 de Maio, comemora-se o Dia Internacional da Família. Esse dia foi definido em 20 de Setembro de 1993, em deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Desde então, no dia 15 de Maio sempre há, em várias partes do mundo, conferências e celebrações para discutir e traçar projectos para o futuro da instituição familiar.
Sabe-se que a família, do ponto de vista histórico e também sociológico, é o núcleo elementar da sociedade, isto é, uma instituição basilar. A família funciona como o primeiro grupo de relações no qual os indivíduos interagem entre si.

04/06/2015

Aldeias Infantis SOS Cabo Verde vão ter Conservatória de artes integradas

O Ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, visitou as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde na Ilha de Santiago na manhã do dia 02 de Junho e prometeu apoiar a Organização na implementação de uma Conservatória de artes integradas. As Aldeias Infantis SOS irão utilizar a cultura como elemento integrador, para tal já conta com algumas experiências e vem dialogando com o governo no sentido de se utilizar as Aldeias para se implementar os projectos no âmbito da cultura.
De acordo com o Conselheiro Nacional para Desenvolvimento de Programas, Sr. Alexandre Rocha, em Assomada temos um projecto “CriArt” que se assemelha ao projecto “Bairo criativo” do Ministério da Cultura.

18/05/2015

Início das Formações de cabeleireiro e Culinária

Teve início no dia 06 de Maio de 2015, nas instalações do Centro Social SOS de Mindelo, duas formações profissionais, a saber, formação de culinária e de cabeleireiro.
Estas formações terão uma duração de 150 horas e contam com um total de 42 formandos. O objectivo principal é a capacitação dos benificiários do Centro Social SOS, de modo a aumentar as suas possibilidades de inserção profissional.

Renovação Acordo de Cooperação entre Centro Social SOS Mindelo e a Clínica Odontoprofilax

O Centro Social de São Vicente e a clinica Odontoprofilax renovaram no dia 25 de Abril de 2015 o acordo de cooperação existente entre estas duas instituições. 
A assinatura do acordo, foi consumada pela Directora do Centro Social SOS de Mindelo, Dr.ª Graça Gomes e pela proprietária da clínica Odontoprofilax, Dr.ª Maria Madalena Almeida. 
O documento prevê de entre outras cláusulas, a assistência na área de estomatologia, cuidados preventivos aos beneficiários do Centro com idade inferior a 18 anos, efectuar extracções dentárias às crianças até os 17 anos quando necessário, a disponibilização de animadores/formadores para orientarem

Charbel Pinto apadrinha uma criança SOS por 3 anos

O músico guineense Charbel Pinto que actuou no show beneficente realizado pelas Aldeias Infantis SOS Cabo Verde na Ilha do Fogo, enquadrado nas festividades do 1º de Maio apadrinhou uma criança SOS por um período de 3 anos.
De regresso a ilha de Santiago acompanhado do seu manager Nunex Correia, visitaram na tarde de 04 de Maio a Aldeia Infantil SOS São Domingos para conhecer de perto a nossa realidade. Foram recebidos pelo Secretário Administrativo onde foram apresentados aos colaboradores. Tiveram oportunidade de visitar o jardim Infantil, o lar juvenil, casa familiar nº 1 e 9.

28/04/2015

Embaixador dos EUA visita Aldeia Infantil SOS São Domingos

O Embaixador dos EUA em Cabo Verde, Donald Heflin realizou no dia 27 Abril, a sua primeira visita oficial as Aldeias Infantis SOS em Ribeirão Chiqueiro onde foi recebido pelo Director da Aldeia Infantil em S. Domingos, José Rito e o Director Nacional, Dionísio Pereira.
A comitiva composta pelo Embaixador, pela Responsável dos Serviços Gerais, Sra. Somer Bessire-briers e pelo Responsável de Relações Publica, Sr. Bruno Azevedo foram recebidos na Administração pelo grupo coral da Aldeia, brindando os presentes com a canção "Ho are the word", depois seguiu-se uma breve apresentação sobre o funcionamento da Aldeia.

06/04/2015

Conselheira do Departamento de Fundos e Comunicação

A Indira Mascarenhas de 30 anos, irá ocupar o cargo de Conselheira para Desenvolvimento de Fundos e Comunicação, é Mestre em Ciências Politicas e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa. 

24/03/2015

Aldeia Infantil SOS de São Domingos recebe a Tocha da Paz

Na manhã do dia 23 de Março, a Aldeia Infantil SOS de São Domingos recebeu a Corrida da Paz, no seu segundo dia de prova em Cabo Verde, com partida na Cidade Velha e meta em Assomada.
Depois de uma paragem na escola primária de Ribeirão Chiqueiro, no concelho de São Domingos, os alunos tomaram a tocha e correram até a Aldeia Infantil SOS. Falando com as crianças como estão a sentir em ter em mãos a tocha, “disserem que é apenas um grande privilégio e que não tem palavras para explicarem o que estão a sentir.”
Destaca-se que à convite do Sr. Arquitecto Franklin Tavares, Presidente da Associação de Municípios de Santiago e Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, no passado mês de Novembro do ano 2014 uma pequena delegação da Peace Run deslocou-se a Cabo Verde para efectuar contactos para a realização de uma primeira edição da Peace Run em Cabo Verde. Esta delegação foi composta pelo Diretor Europeu Dipavajan Renner, o Atleta Paralímpico português de ascendência cabo-verdiana Jorge Pina e o Patrício Rodrigues, Coordenador da Peace Run para Cabo Verde.

19/03/2015

Dia do Pai

O Dia do Pai em Cabo Verde é comemorado no dia 19 de Março. Celebra-se no dia de São José, santo popular da igreja católica (marido de Maria, mãe de Jesus Cristo).
A celebração da data varia de país para país. Além de Cabo Verde, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de Março países como Portugal, a Espanha, a Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.

16/03/2015

Escolinha de futebol do CIC Bela Vista

A escolinha de futebol do Centro de Intervenção Comunitária de Bela Vista, contempla 25 crianças beneficiárias do programa Reforço da Estrutura Familiar e funciona 3 vezes por semana no campo relvado de Bela Vista. É dirigida pelo experiente, treinador/animador “Mussul”, voluntário da ADS - Associação Desportiva e Social e que também participou na formação de animadores desportivos, organizado pelo Centro Social SOS de Mindelo.
Como forma de promover um ambiente saudável, realizou-se no passado dia 20 de Fevereiro de 2015, uma grande campanha de limpeza na comunidade de Bela Vista. Participaram nesta campanha, membros da ADS, Corpo técnico do CIC-BV, famílias e crianças do programa FS e pessoas da comunidade.

Inforenglish ministra aulas de inglês no Centro Social SOS Mindelo

Desde o inicio do ano lectivo 2014/2015, se encontra a funcionar no Centro Social SOS de Mindelo o projecto “Inforenglish”. Uma ATL- actividade de tempo livre que conta com cerca de 40 crianças, sendo 16 delas beneficiárias do Centro de Intervenção Comunitária de Rª Craquinha. O ATL funciona nos dois períodos.

Projecto Diversificação das modalidades desportivas

A Associação de Pais e Encarregados de Educação, da Escola Gregório Monteiro “Mão Solidária” venceu o concurso lançado pela Embaixada da Austrália em Lisboa no âmbito do Programa de Ajuda Directa. 
O projecto, visa implementar diferentes modalidades desportivas na escola, procurando desta forma motivar os alunos nos estudos e frequência escolar, contribuindo assim para a diminuição da taxa de abandono escolar. 
Acrescenta-se que as obras propostas para a adaptação e melhoria das condições físicas da escola, já iniciaram e tem contado com o apoio de vários adultos e crianças da comunidade, inclusive do próprio presidente da Associação de Pais (José Soares) e do Gestor da escola Gregório Monteiro (Arlindo Morais). Um bem haja e que o nosso projeto consiga atingir o sucesso desejado por todos!!!!

Caso de Sucesso

A Sra. Basília Fernandes é beneficiária do Centro de Intervenção Comunitária de Ribeira de Craquinha. Após algum tempo no nosso programa salientamos com orgulho, que esta é uma família de sucesso. 
Em 2013/ 2014, frequentou no Centro uma formação de capacitação profissional na área de cabeleireiro e frequentou também a acção de formação em gestão de pequenos negócios, realizado em parceria com a MORABI. Após essas formações, decidiu com convicção avançar com um pedido de crédito. Após receber o crédito, resolveu agregar ao seu negócio de costura já existente, um espaço para arranjo de cabelo. Basília conseguiu assim atingir o seu objectivo e de momento trabalha a tempo inteiro, no seu agradável atelier de costura /cabeleireiro. sucesso. Em 2013/ 2014, frequentou no Centro uma formação de capacitação profissional na área de cabeleireiro e frequentou também a acção de formação em gestão de pequenos negócios, realizado em parceria com a MORABI. Após essas formações, decidiu com convicção avançar com um pedido de crédito. Após receber o crédito, resolveu agregar ao seu negócio de costura já existente, um espaço para arranjo de cabelo. Basília conseguiu assim atingir o seu objectivo e de momento trabalha a tempo inteiro, no seu agradável atelier de costura /cabeleireiro.Bem haja Basília, continua assim!!!!

11/03/2015

Jurada dos CVMA visita Aldeia Infantil SOS São Domingos

Djeny Ferreira uma das juradas do Cabo Verde Music Awards, e o esposo Kalu Ferreira visitaram na manhã de Sábado, 7 de Março a Aldeia Infantil SOS São Domingos para conhecerem o dia-a-dia desta Organização e fazer entrega de uma consola de jogos às crianças da Aldeia.

06/03/2015

Parceiro SOS Luxemburgo faz avaliação positiva do trabalho desenvolvido pelo programa FS

De 2 a 6 de Março de 2015 esteve em Cabo Verde os Srs. Patrick Simon - Director Adjunto e Robert Reiland - Director Administrativo e Financeiro da SOS Luxemburgo respectivamente para fazerem avaliação dos projectos do Reforço da Estrutura Familiar na ilha de Santiago e em São Vicente, financiados pela SOS Luxemburgo.

02/03/2015

Tia Teresa na hora de “bai”

As Aldeias Infantis SOS Assomada homenagearam no sábado dia 28 de Fevereiro, a Mãe SOS Maria Teresa Da Lomba, carinhosamente tratada por Tia Teresa pelas crianças, jovens SOS e funcionários da Aldeia pelos seus 30 anos de serviços prestado a causa SOS.
A cerimónia contou com uma missa celebrada no Salão da Aldeia presidida pelo pároco local, Lourenço Rosa, que na sua homilia diz que “ cada um de nós nos foi dado uma missão para cumprir na terra, e Tia Teresa ou mama Teresa como as crianças, jovens e colaboradores da Aldeia a chamam, ela teve a sua vocação e ela cumpri-as com zelo, dedicação e amor. Até que hoje vai-se reformar com o sentimento de dever cumprido. Pois devemos tomar esse exemplo da Tia Teresa para cumprirmos a nossa missão na terra”. 

Novos colaboradores da SOS Cabo Verde

São as mais novas colaboradoras das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde: Mitza Sousa de 32 anos que irá ocupar o cargo de Coordenadora Nacional para Actividades Geradoras de Rendimento e Eventos é formada em Promoção Turística na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Estoril, Portugal. De 2006 a 2008 trabalhou e fez vários estágios, formações profissionais e cursos complementares em Portugal e na Inglaterra, significativos para o aumento da sua experiência no mundo académico e no mercado nacional.
De 2009 a 2012 assumiu o cargo de Directora da Juventude da Câmara Municipal da Praia, promotora do departamento de Expoeventos reforçando de uma forma considerável o seu potencial na dinâmica de trabalho administrativo e dinamização social. Foi formadora nas disciplinas de Animação Turística Cultural e Animação Turística nos Empreendimentos Turísticos e Hoteleiros na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde. Actualmente trabalho como Promotora de Turismo e Eventos.

27/02/2015

Programa SOS em Acção já esta no ar na TCV

O programa SOS em Acção começou a ser divulgado na televisão nacional TCV, ontem quinta-feira, 26 de Fevereiro pelas 19:30mm. Acompanhe quinzenalmente ás quintas feiras o nosso, vosso programa e fique por dentro de todas as actividades, acções desenvolvidas por esta Organização Não Governamental sediada em Cabo Verde a 30 anos.

Mãe Teresa Da Lomba vai para reforma depois de 30 anos ao serviço da SOS Cabo Verde

As Aldeias Infantis SOS Assomada irá homenagear este sábado dia 28 de Fevereiro, a Mãe SOS Maria Teresa Da lomba, carinhosamente tratada por Tia Teresa pelas crianças, jovens SOS e funcionários da Aldeia. 
Com trinta anos de serviço na Aldeia Infantil SOS de Assomada, a primeira no país, Maria Teresa de 60 anos ajudou na educação de mais de uma vintena de crianças e, muito contribuiu para o sucesso desta grande obra. A dedicação, empenho e o amor a esta casa serão distinguidos e reconhecidos pela fundação mas também pelas nossas crianças durante uma cerimónia que tem inicio ás 11h30. 
Esta é também uma forma das Aldeias Infantis SOS reconhecerem todo o empenho, zelo e a importância que as Mães SOS tem no cumprimento doa nossa missão, o bem – estar e desenvolvimento saudável das crianças órfãs ou em situação de risco de todo o cabo verde.”

Ministro de Emprego e Assuntos Sociais de São Tome visita Aldeias Infantis SOS

O Ministro do Emprego e dos Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe, Sr. Carlos Alberto Pires Gomes e sua comitiva visitou na tarde do dia 24 de Fevereiro as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde. Ele que fez-se acompanhar do Director do Instituto Nacional de Segurança Social, Sr. Manuel da Conceição d´ Assunção dos Ramos, do Director Administrativo e Financeiro, Sr. Alexandre Vasconcelos Baptista da Costa, da Directora de Protecção Social e Solidariedade, Sra. Vilma Marisa de Freita Loureiro Pinto e do Técnico de Centro de Formação Profissional de São Tomé e Príncipe, Sr. Carlos Fernando Marques Fernandes.
Foram recebidos no Centro de Intervenção Comunitária de Kelém e Fonton pelo Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Sr. Dionísio Pereira e o seu staff, onde fizeram uma visita ao centro, depois foi-lhes feito um resumo sobre o trabalho desenvolvido pelos centros nos 2 bairros de intervenção: Kelém e Fonton. 

09/02/2015

Embaixador da Republica Checa visita Aldeias Infantis SOS Cabo Verde

O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Republica Checa para Cabo Verde, com residência em Lisboa, Sr. Stanislav Kázecky, acompanhado do Cônsul Honorário, Sr. Valdmiro Segredo visitaram na manha desta Quinta-feira, 05 de Fevereiro as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde. Depois de um breve encontro com o Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde. Sr. Dionísio Pereira, o Sr. Embaixador mostrou – se aberto em firmar possíveis parcerias, financiar projectos apresentados a sua Embaixada pela nossa Organização.

23/01/2015

50% das receitas da venda de “Crianças di Terra 2” para Chã das Caldeiras

As Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde juntamente com o produtor do CD “Crianças di Terra 2” Nando da Cruz querem doar 50 por cento (%) das receitas arrecadadas com as vendas do álbum, para os desalojados de Chã das Caldeiras. Numa conversa preparada com os jornalistas, Swaila Pereira, coordenadora de relações públicas e parceria das Aldeias SOS avançou que esta instituição de cariz social, que opera há 30 anos em Cabo Verde, viu, com este gesto, uma forma de também dar o seu contributo para as crianças e famílias que passam nesse momento por algumas dificuldades e privações devido a um desastre natural.

Embaixador da Republica Popular da China faz a sua tradicional visita de Natal as crianças da Aldeia SOS

No dia 22 de Dezembro o Embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, Sr. Su Jiam e sua comitiva visitaram a Aldeia Infantil SOS São Domingos para apresentar os seus votos de boas festas às crianças, mães, tias e demais Staff da Aldeia. Os visitantes foram recebidos pelas crianças do Grupo Coral na porta da entrada da casa familiar n.º 06 da Aldeia dando os votos de boas vindas com um repertório de músicas alusivas ao Natal. 
Nas conversações tidas, entre o Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Dionísio Pereira, Embaixador da República Popular da China, Su Jiam e Director da Aldeia Infantil SOS de São Domingos, José Rito