Aconteceu na tarde do dia 19 de Junho no Salão Nobre da Assembleia Nacional a habitual Gala Cultural Padrinho SOS, que tem como principal objectivo agradecer aos padrinhos, madrinhas, amigos e parceiros SOS pela valiosa contribuição que durante todo ano disponibilizam a esta nobre causa.
A gala contou com a presença do Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Sr. Dionísio Pereira, da Presidente da Fundação das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Sra. Luísa Lobo, da Primeira-dama e Madrinha de Honra das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Dra. Lígia Fonseca, de crianças, jovens, mães, tias e Staff das 2 Aldeias e de vários outros convidados.
Os apresentadores da gala, Cláudia Santos e Alaúdio Ramos, iniciaram a gala dando as boas vindas aos presentes e convidando-os a deliciarem-se com as actuações das crianças das 2 Aldeias, em que as de São Domingos cantaram e tocaram flautas, enquanto que o grupo de Assomada que iniciou os preparativos há 3 meses atrás, tocaram violão, bateria, piano e flauta sob a coordenação de um professor Paulo Bango.
De seguida teve apresentação do vídeo institucional onde demostra o trabalho desenvolvido por esta Organização durante os 31 anos em Cabo Verde.
Seguiu-se a actuação dos grupos das mulheres da Guiné Bissau, do grupo de dança latina, do grupo Gota D´Art e do grupo do Senegal. Antecedendo a homenagem a Primeira-dama a Presidente da Fundação das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, Sra. Luisa Lobo interviu dizendo que “ ficamos gratos com vocês padrinhos, parceiros e amigos SOS, porque numa sexta-feira na cidade da Praia com tanta opções diversificadas optaram por largar o conforto das vossas casas, e juntarem-se a nós para abrilhantarem a nossa e vossa Gala. Isso faz com que acreditamos que vocês são padrinhos e amigos SOS, mesmo, e que estão connosco para o que der e vier, e merecem o nosso melhor”.
Houve ainda actuações das batucadeiras de Ribeirão Chiqueiro, do grupo de Santo Tomé e da Zamba da Viola.
O momento alto da noite aconteceu quando o Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde chamou a Primeira-dama e Madrinha de Honra, Dra. Lígia Fonseca para homenageá-la em nome de toda a família SOS, pelo contributo, engajamento que ela tem tido com as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde.
Emocionada com a homenagem a Primeira-dama disse que “ sente que faz parte desta grande família, porque a maneira como eu sou envolvida nas diversas actividades que são realizadas, a consideração que é me dado fico com a sensação que já faz muito tempo que pertenço a essa família. E podem contar com o meu apoio sempre”.
A gala terminou com a actuação dos Rapaz 100 Juiz, cantando a música Amor ta Salva.