O Ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, visitou as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde na Ilha de Santiago na manhã do dia 02 de Junho e prometeu apoiar a Organização na implementação de uma Conservatória de artes integradas. As Aldeias Infantis SOS irão utilizar a cultura como elemento integrador, para tal já conta com algumas experiências e vem dialogando com o governo no sentido de se utilizar as Aldeias para se implementar os projectos no âmbito da cultura.
De acordo com o Conselheiro Nacional para Desenvolvimento de Programas, Sr. Alexandre Rocha, em Assomada temos um projecto “CriArt” que se assemelha ao projecto “Bairo criativo” do Ministério da Cultura. Neste sentido, as Aldeias Infantis convidaram, o Sr. Ministro, Mário Lúcio Sousa, a visitar as suas Unidades, com o objectivo de alargar o projecto a outros bairros de intervenção das Aldeias na cidade da Praia (Kélem, Fonton e Brasil).
Segundo Mário Lúcio Sousa “esta visita serviu para inteirar das condições para se retomar a ideia da conservatória e da extensão cultural dentro das Aldeias e poder integrar gradualmente os internos nas actividades culturais que acontecem um pouco pelo país. Queremos com as Aldeias Infantis SOS, introduzir o modelo piloto de conservatória de artes integradas, que inclua música, teatro, dança e artes plásticas. Fiquei também satisfeito com as experiências que os miúdos internos da Aldeia já vivem no domínio das artes plásticas e da música, faltando-lhes introduzir a dança e artes dramáticas”. O Ministro e a sua comitiva foram recebidos pelo grupo SOS Star, formado por crianças e jovens SOS e alguns colaboradores, com apenas 3 meses de preparação.