Páginas

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

19/06/2015

Aldeias Infantis SOS realizam Gala Padrinho em agradecimento aos padrinhos e parceiros

As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde realizam sexta-feira, 19, na Assembleia Nacional, na Cidade da Praia, a gala cultural Padrinho SOS com o objectivo de agradecer os padrinhos e parceiros.
As bandas Rapaz 100 Juiz e Zamba Viola são os destaques da gala deste ano, que conta também com apresentações do grupo Coral SOS Stars, de São Domingo e Assomada, e as Batucadeiras, de Ribeirão Chiqueiro.
A primeira-dama Lígia Fonseca vai ser homenageada durante a gala, assim como Josef Kittl e Hermman Boehler, dois alemães que sempre trabalharam em prol das Aldeias SOS de Cabo Verde.
Destaque ainda para o lançamento da campanha “Cuida de mim” com o objectivo sensibilizar a sociedade civil e cuidar das crianças com necessidades parentais ou em situação de risco.
As Aldeias Infantis SOS têm a sua origem na Áustria e tem como fundador, Hermann Gmeiner, que conseguiu realizar o sonho de dar uma mãe, irmãos e irmãs, às crianças órfãs e abandonadas da 2ª Guerra Mundial e, em 1949, em Imst, nasceria a primeira Aldeias SOS.
Trinta e um anos depois, a ideia chegou a Cabo Verde e é fundada, em 1980, a primeira Associação das Aldeias Infantis SOS, hoje denominada Fundação das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, que é uma pessoa colectiva de direito privado do tipo fundacional.
A intervenção das Aldeias Infantis SOS Internacional em Cabo Verde remonta à década de 80, quando as problemáticas da orfandade e de crianças abandonadas ganharam uma certa relevância. De um acordo assinado entre o governo de Cabo Verde e a SOS Internacional surgiu a Aldeia Infantil SOS de Assomada.
As obras, que começaram no final de 1982, foram concluídas em 1984, e no início a instituição acomodava 15 crianças.
Do sucesso desta primeira aldeia e da demanda social foi construída a segunda, em Ribeirão Chiqueiro, Município de São Domingos, acerca de 10 quilómetros da Cidade da Praia, e um Centro Social na Ilha de São Vicente. Actualmente actua em 8 comunidades nas ilhas de Santiago e São Vicente, trabalhando com as crianças e suas famílias reforçando a sua estrutura familiar.