Fazer com que as crianças desenvolvam a capacidade de intervir, e terem espírito crítico sobre assuntos que lhes dizem respeito constitui um dos objectivos do projecto Direitos da Criança e Participação. O projecto é tema de um workshop que iniciou hoje na Aldeia Infantil SOS de São Domingos.
A abertura do evento ficou a cargo da presidente da CNHDC, Zelinda Cohen que elencou algumas dificuldades em instituir a participação das crianças nas comunidades culturais marcadas pela forte segregação das classes, de idade e, onde a voz da criança não pode ser ouvida em conversas de adultos. Neste particular a presidente da CNHDC salientou que é importante a participação de todos, para que as crianças conheçam os seus direitos e também cumpram com os seu deveres.
Por sua vez, Patrick Simon – Representante da SOS Village D’enfants Monde / Luxemburgo, por sua vez salientou que o projecto por eles financiado está em óptimo caminho e hoje pode constatar os ganhos, afirmando que o projecto DCP é um projecto único,
O projecto DIREITOS DA CRIANÇA E PARTICIPAÇÃO iniciou em finais de Abril de 2009, com um grupo de 19 crianças com idade compreendida entre os 12 e 14 anos. O objectivo do referido workshop é apresentar os resultados conseguidos durante esse tempo.