Páginas

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

27/10/2008

Forum: Política SOS de Protecção à Infância

O Fórum: Politica SOS de Protecção á Infância, que se realizou nos passados dias 22, 23 e 24 de Outubro na Biblioteca Nacional da Praia, contou com muitos participantes oriundos de várias entidades governamentais e não-governamentais. O evento abriu com a assinatura de um protocolo com o MEES que vai permitir á organização realizar os Jogos Globais da Paz, em parceria com aquela instituição governamental, bem como receber donativos em materiais escolares.
Sob o lema «juntos pelos direitos das crianças» o evento contou, na sua programação, com actividades lúdicas e diferentes painéis de discussão. Ao Coro Infantil das Aldeias SOS Cabo Verde coube a honra de fazer a abertura do fórum ao cantarem o hino SOS «Aqui estou eu».

O encontro, que teve a hontrosa presença da Primeira dama, Adelcia Pires, decorreu num clima de franca convivência e espirito de paz, e contou com intervenções que vão desde o discurso de apresentação «Quem Somos», explanado pelo Director Nacional, sobre os valores e os princípios da organização passando pela apresentação do Estudo Tracking Frootprints, pelo Dr. claudio Furtado, culminando em exposições, feitas em plenária, sobre a Situação dos Direitos das Crianças em Cabo Verde, apresentado pelo Dr. Orlando Borja, representante da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC). Outras intervenções não deixaram de fazer-se sentir nomeadamente o da Dra Julieta Mendes, em representação do Sr. Josef Kitll, Director Regional do SOS Kinderdorf International para o NW de África, o da Sr.ª Isabelle Carvalho, Presidente da Fundação das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, assim como a Política SOS de Protecção á Infância, por parte do Dr. Dionisio Pereira.
Dos diferentes painéis apresentados destaca-se a Visão das crianças em relação à observância dos seus direitos que constituiu uma verdadeira novidade e permitiu agraciar o fórum com intervenções de crianças de 10 a 12 anos a colocarem questões tão pertinentes como as dos adultos. Pela primeira vez as entidades responsáveis foram confrontados com as questões das crianças com as quais estiveram sentados lado a lado. Para alem disso tratou-se, de facto, de um fórum onde os mais pequenos abrilhantaram a festa com momentos de música e dança e fizeram valer os seus dotes e talentos nos desenhos finais, revelando uma certa consciência do seu papel na observância dos seus direitos.

O evento terminou com a alocução de Sua Excelência Sra. Ministra do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social – Dra. Madalena Neves que fez nesse dia uma visita a Aldeia Infantil SOS Assomada tomando parte no almoço conjunto que encerrou o acontecimento com chave de ouro.