Páginas

.

DE VOLTA ÀS AULAS 2013

Muito obrigado por ter-se juntado a esta causa :)

GIL SEMEDO VISITA ALDEIAS INFANTIS SOS EM CABO VERDE

Primeiro encontro com as crianças!!!

MÃE ACOMPANHADA DOS FILHOS EM SÃO VICENTE

Participamos no desenvolvimento das comunidades fortalecendo famílias empobrecidas.

MOMENTOS FAZEM FAMÍLIA

Mãe SOS acompanhada da filha na Aldeia Infantil SOS Assomada.

SEJA MADRINHA OU PADRINHO SOS

Caro cidadão: você que é uma pessoa de bom coração aceite o nosso convite. Seja Madrinha ou Padrinho SOS.

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

31/12/2014

Associação Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e a SOS Vilages d’ Enfants Sénegal assinam protocolo de cooperação

Na manhã do dia 31 de Dezembro de 2014, e em presença dos respectivos colaboradores, os Directores Nacionais das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde e do Senegal, respectivamente Sr. Dionísio Pereira e Sra. Salimata Gaye Diagne, procederam à assinatura de um Protocolo de Acordo de Cooperação entre as suas Associações Nacionais. 
Para a Directora Nacional da SOS Vilages d’ Enfants Sénegal, Sra. Salimata Gaye Diagne “é com enorme satisfação que assinamos este acordo de cooperação, e eu e os meus colegas aqui da Direcção Nacional, vamos tudo fazer para que as crianças e mães sejam realmente beneficiários deste acordo, e também iremos fazer tudo para o sucesso da concretização deste acordo. Estamos contentes por assinar este primeiro documento no final do ano e esperamos que nos próximos anos possamos tirar frutos deste acordo”. 
Já para o Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Sr. Dionísio Pereira “este protocolo a formalização de algo que vem de longe, pois as informações recolhidas no Senegal antes da contrução da primeira Aldeia Infantil SOS em Cabo Verde, serviram enormemente para a a instrução dos processos que conduziram à edificação e e operacionalização da Aldeia Infantil SOS Assomada no interior da Ilha de Santiago. Referiu-se a várias reflexões conjuntas com sua homóloga do Senegal, para o estabelecimento das bases do presente acordo, além de intercâmbios já informalmente realizados”, enfatizou Pereira. 
Terminou sua intervenção referindo que “estamos a terminar de comemorar os 30 anos da SOS em Cabo Verde e podemos dizer que é também o comemorar dos 30 anos de cooperação entre SOS Cabo Verde e SOS Senegal, que hoje temos a honra de formalizar. É algo que nos dá prazer em fazer porque entre nós os dois (Directores Nacionais) temos partilhado imenso nos encontros de planificação, de workshops, de projectos e falamos sempre sobre isso. Por essa razão, o que fizemos foi mera formalização e especificação do que deveremos fazer com a colaboração do staff jovem que nos acompanha”. 
De realçar que o protocolo foi assinado virtualmente e seguido via Skype.

23/12/2014

Aldeias Infantis SOS Cabo Verde apresentam boas festas aos parceiros

As crianças da Aldeia Infantil SOS São Domingos em nome da família SOS Cabo Verde apresentaram na manha desta terça-feira, 23 de Dezembro, os cumprimentos de boas festas as instituições parceiras da nossa Organização.
Estas visitas de cortesia tiveram como objectivo de abrilhantar esta quadra natalícia e também para agradecer todo o apoio que os nossos parceiros, empresas e amigos SOS disponibilizaram durante o ano de 2014 que está preste a terminar.
As crianças visitaram a Emprofac, SISP, ASA e a Unitel Tmais.

15/12/2014

PM enaltece grande impacto social de projectos das Aldeias SOS

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, considerou esta sexta-feira, 12 de Dezembro, durante uma visita efectuada às instalações das Aldeias SOS na ilha de Santiago, que os projectos em curso pela referida instituição são “grandes” e de “grande impacto social” e que merecem, por isso, o reconhecimento e o concurso de toda a sociedade civil cabo-verdiana.
Para além das conhecidas Aldeias SOS de Ribeirão Chiqueiro, no concelho de São Domingos, e a de Assomada em Santa Catarina, o Chefe do Executivo foi conhecer de perto o projecto do Centro de Intervenção Comunitária de Rincão, uma pequena aldeia piscatória em Santa Catarina e que enfrenta graves desafios sociais e económicos e pôde testemunhar a grande transformação que está a conseguir no seio daquela comunidade, assente, sobretudo, na educação das pessoas.
“São grandes projectos, com grande impacto social. Chega-se a Rincão, por exemplo, e vê-se que há uma mudança, mudança de atitude, um outro comprometimento das pessoas com a comunidade, um outro comprometimento dos pais e das mães com a educação dos filhos. E podemos ver que está a haver, gradualmente, uma mudança social em Rincão e, portanto, o projecto está a ter um grande impacto”, assinala o Primeiro-Ministro. 
Por isso e muito mais, sublinha Neves, “é preciso que a sociedade civil conheça a dimensão social desta acção da aldeia SOS e podermos todos valorizar a grandeza deste trabalho”, salienta o Primeiro-Ministro.
A razão de efectuar esta visita nesta quadra natalícia é proposital, também, “para trazer um abraço amigo e para desejar boas festas e, portanto, que o natal seja muito feliz e que todos tenhamos um bom ano de 2015, com muita amizade, com muita afectividade e com muita solidariedade”, vincou.
Para o Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Sr. Dionísio Pereira “ o motivo pelo qual convidamos a sua Excia. o Primeiro-ministro a visitar os nossos projectos é dar-lhe a conhecer o trabalho que vimos desenvolvendo durante estes 30 anos em Cabo Verde, mostrar-lhe a nova filosofia de trabalho que a SOS tem adoptado neste ultimo anos, que é trabalhar com as crianças no seio familiar. Ou seja trabalhando as famílias na sua reestruturação, dando-lhes ferramentas para que possa cuidar das suas crianças sem ser necessário tirá-la do seio familiar”.
Apesar da crise financeira internacional e nacional Pereira diz que “esta sendo cada vez mais difícil da parte externa, felizmente o cidadão cabo-verdiano vai valorizando e partir do conhecimento mais consistente do trabalho que estamos a fazer, e com isso temos vindo a ter mais padrinhos que estão ajudando o nosso trabalho. Felizmente a nossa qualidade não baixou, o número de beneficiários não reduziu precisamente porque a parte nacional soube se por de pé juntando-se a SOS sendo madrinha ou padrinho e ajudando-nos a complementar o que é necessário para fazermos o nosso trabalho”.

19/11/2014

Emigrantes residentes nos Estados Unidos de America fazem doações ás Aldeias Infantis SOS Cabo Verde

Cássio Ribeiro e Betinho dos Santos são 2 caboverdiano que residem nos Estados Unidos de América que visitaram o Gabinete Nacional das Aldeias Infantis SOS em São Filipe na manhã desta terça- feira, 18 de Novembro para oferecerem vários matérias escolares. 
Da conversa Cássio Ribeiro que já tinha visitado e oferecido equipamentos desportivos ás nossas crianças no ano passado disse que “ a ideia surgiu porque sempre que venho de férias gosto de trazer algo para oferecer e desta vez no nosso grupo Islandres fizemos uma “vaquinha” e compramos materiais escolares e resolvemos entregar as crianças da Aldeias Infantis SOS Cabo Verde. Porque sabemos que aqui os matérias irão ter o devido tratamento e serão bem distribuídos”. Por seu lado o Director Nacional, Sr. Dionísio Pereira disse que “ este pequeno gesto para vocês é um grande gesto para nós, porque não temos grandes orçamentos e quando recebemos apoios do tipo que possam nos dar mais manobras no orçamento ficamos gratos. Iremos organizar para que colaboradores nossos poderão ir aos Estados Unidos de América partilhar em viva voz o vosso trabalho, a nossa parceria, mostrando também qual o tratamento que é dado as vossas ofertas.

Leia estas e outras noticias também no nosso site: www.soscaoverde.org.cv

Centro de Intervenção Comunitária de Rincão realiza o seu IV Fórum de Avaliação

O Centro Intervenção Comunitária de Rincão realizou no dia 14 de Novembro o seu IV Fórum de Avaliação Anual para fazer o balanço das actividades realizadas durante o ano de 2014, apresentar os resultados conseguidos e os constrangimentos obtidos e recolher subsídios para realização do plano de actividades para o ano de 2015. 
O programa do Reforço da Estrutura Familiar foi implementado na comunidade há 4 anos atrás e sempre trabalhando em estreita colaboração com vários parceiros, em particular com as associações locais pelo seu envolvimento em assumirem o desenvolvimento da comunidade de Rincão. 
O fórum foi presidido pelo Delegado Ministério da Educação e Desporto em Santa Catarina, Sr. Francisco Tavares, que disse “quando eu conhecia esta localidade havia muitos animais na rua, crianças brincando juntamente com animais, havia uma alta taxa de analfabetismo, mas agora quando chegamos a Rincão notamos diferenças, há menos animais na rua, crianças já não tem muitos problemas da pele e do couro cabeludo como antigamente, a SOS fez e tem feito um bom trabalho nesta localidade. Esperamos poder ajudar a construir mais mudanças para o bem desta comunidade”. 
De seguida teve a apresentação do painel “As potencialidades Económicas de Rincão” pelo técnico do Ministério do Desenvolvimento Rural, Sr. Silvino Robalo, apresentação das acções desenvolvidas por cada parceiro do Centro e balanço das actividades realizadas durante o ano de 2014. 
A seguir teve o testemunho de 2 mães chefes de famílias Georgina Gonçalves e Rosa Maria Varela, beneficiárias do centro, em como o trabalho desenvolvido tem contribuído e de que maneira para a melhoria das condições de vida. 
No final do fórum teve renovação de protocolo entre Aldeias Infantis SOS Assomada com Associação de Mulheres Peixeiras de Rincão e dos Académicos de Rincão e ainda também houve assinatura de protocolo entre a Associação Comunitária de Ribeirão Chiqueiro e de Rincão.


Leia esta e mais notícias no nosso site: www.soscaboverde.org.cv

Equipa da Emprofac visita projectos SOS

Uma equipa da Emprofac, Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, composto pela Dra. Tatiane Barbosa- Presidente do Conselho da Administração, da Dra. Edith Santos – Membro do Conselho de Administração e da Sra. Virgínia Cruz de Marketing e Comunicação visitaram na manhã do dia 13 de Novembro, os projectos das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde na Ilha de Santiago.
A visita começou com um breve historial sobre o trabalho desenvolvido nas comunidades de Fonton e Kelém pelo nosso Centro de Intervenção Comunitária depois seguiram para a Aldeia Infantil SOS São Domingos onde a equipa foi recebida pelo Assistente do Director da Aldeia, Sr. Adilson Ferreira. E fez as honras da casa informando-as sobre o nosso trabalho, a nossa vivencia e visitaram uma casa familiar, o lar juvenil, o jardim infantil, e a biblioteca. Tiveram oportunidade de almoçarem com a família SOS e no final do encontro a PCA da Emprofac, Dra. Tatiana Barbosa disse que “fiquei muito contente com a maneira como fomos recebidos pela vossa equipa, agradeço por esta oportunidade que nos deram para podermos conhecer de perto o vosso trabalho. Foi uma surpresa agradável ver como ajudam as crianças desfavorecidas trabalhando a sua família, é de louvar esse acto. Fiquei contente também da maneira como acolhem as crianças, trabalhando com eles os laços de irmandade, vivendo na mesma casa, com uma mãe, mesmo uma família. Vamos ver em que condições poderemos ajudar na questão dos medicamentos”.

Centro Social do Mindelo firma protocolos com Farmácia Jovem e Labo Jovem

Na tarde do dia 10 de Novembro o Centro Social SOS do Mindelo assinou 2 protocolos de cooperação, com a Farmácia Jovem e a Labo Jovem. 
Este acordo de cooperação será significativo para a eficácia das intervenções sociais e educativas realizadas pela SOS Cabo Verde, no reforço de melhorias das condições de vida das crianças menos favorecidas da nossa sociedade. 
As farmácias estão dispostas a prestar serviços relacionadas com divulgação, sensibilização, palestras sempre que possível dentro da sua área de intervenção, fornecer kits de primeiros socorros para as comunidades de intervenção do Centro Social, sensibilizar seus parceiros, trabalhadores e individualidades a apadrinharem o Centro Social, fornecer material destinados a actividades levadas a cabo pelo Centro, nomeadamente Feiras de Saúde, despistes e outras, sob solicitação, apoiar na recolha de materiais/donativos a favor dos beneficiários (famílias e crianças).

Leia estas e outras noticias no nosso site: www.soscaboverde.org.cv

07/11/2014

Aldeias Infantis SOS participam no Fórum e Feira Social Municipal

As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde estão a participar no I Fórum e Feira Social Municipal que realiza nos dias 7 e 8 de Novembro na Rua Pedonal no Platô, a convite da Câmara Municipal da Praia.No stand o visitante poderá encontra informações relativamente a nossa política de actuação, a nossa Visão, Missão, o modelo de trabalho que utilizamos na nossa intervenção e também um cartaz ilustrando a evolução, os ganhos conseguidos pela SOS Cabo Verde durante esses 30 anos de existência aqui no nosso país.O grande desafio de governação da cidade da Praia é resolver os problemas originados pelo seu rápido crescimento populacional, transformando-a numa cidade inclusiva e solidária, capaz de gerar oportunidades para a melhoria da qualidade de vida e ascensão social dos mais pobres e vulneráveis.
A nova realidade social da Cidade da Praia, é o aparecimento de novas formas de pobreza urbana, o agudizar dos problemas sociais desafiam a edilidade e todos os parceiros sociais a congregarem esforços e parcerias para a procura de soluções para o bem da cidade e da sua população.
Foi neste contexto, que a Câmara Municipal da Praia (CMP) realizou nos dias 5 a 8 de Novembro o I Fórum e Feira Social Municipal, sendo o Fórum nos dia 5 e 6 na Sala de Conferência da Biblioteca Nacional a partir das 8:30 e a Feira 7 e 8 na Rua Pedonal a partir das 9:00.
Com estes eventos a Autarquia quer criar um espaço de debate de ideias, troca de experiências bem como a formulação de propostas em prol do desenvolvimento da cidade.
A abertura será presidida pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

04/11/2014

Morreu o artista plástico Dudu Rodrigues

O artista plástico Dudu Rodrigues pôs fim a sua vida na tarde deste domingo, 02 de Novembro, na sua própria residência em Achadinha, Praia.
Ele que tinha completado 26 anos 1 dia antes, era artista plástico, activista cultural, sendo uma referência para muitos jovens e praticava também body painting e graffiti.
Dudu realizou diversas exposições, dentro e fora do país, a ultima foi a "Tocar para ver" realizada numa parceria com o grupo Mon na Roda. Quadros únicos feitos a pensar nos invisuais e cuja receita arrecada foi destinada á associação ADEVIC.
Desde 2011 que Dudu Rodrigues pinta vários quadros que foram transformados em cartões de Natal SOS.
A família SOS Cabo Verde endereça as mais sentidas condolências a família enlutada.

29/10/2014

Técnicos do INPS ministram workshop sobre Direitos e Deveres dos Beneficiários e fazem doação de duas tabelas de basquetebol

Na manhã do dia 28 de Outubro, no período compreendido entre as 09h15mn a 12h48mn, na Aldeia Infantil SOS de São Domingos ficou registado um workshop cujo apresentação do módulo - Direitos e deveres dos beneficiários da Previdência Social, apresentação essa que ficou a cargo da Senhora Maria José Vera Cruz, técnica do INPS e Senhor Stephane Azevedo, Director das Prestações Sociais do INPS, que aproveitaram o dia para estarem com os colaboradores da Aldeia, (Mães, Tias, Pessoal Administrativo e Auxiliar e Pessoal do Jardim Infantil) para um esclarecimento generalizado dos direitos e deveres que os mesmos tem e socialização do Guia do Segurado e do Contribuinte. 
Durante todo o workshop notou-se o à-vontade dos técnico do INPS em passar tudo quanto é esclarecimento aos técnicos da Aldeia que terminou com sessão de debate e esclarecimentos que na sua maioria todos foram prontamente esclarecido. Tiveram casos que os técnicos registaram onde prometeram que depois de verificarem no INPS enviaram esclarecimentos através da Senhora Maria José Freire. 
Posto isso os técnicos dirigiram a Administração para um lanche, seguido de entrega oficial de duas tabelas de basquetebol destinadas as crianças, tabelas essa oferecidas pelo Instituto Nacional de Previdência Social.

27/10/2014

Coordenadora da Miss Cabo Verde na Europa visita projectos SOS Cabo Verde

A Sra. Nelly Gomes Borges, Coordenadora da Miss Cabo Verde na Europa visitou na manhã de quarta-feira, 22 de Outubro, os projectos SOS Cabo Verde na ilha de Santiago.
De acordo com ela, “esta visita tinha como principal objectivo conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos por esta Organização aqui na ilha de Santiago, porque já tinha visitado em São Vicente o vosso Centro Social e me disseram que a filosofia das Aldeias é diferente do centro. Conhecendo a vossa realidade poderemos saber em concreto o que nós podemos fazer para ajudar-vos.
Depois de visitar o Centro de Intervenção Comunitário do bairro de kélem e Fonton, seguiu-se para a Aldeia Infantil SOS de São Domingos, onde pode visitar a Administração e foi recebido pelo Assistente do Director, Adilson Ferreira que apresentou um breve historial sobre esta unidade, e depois visitaram um casa familiar e o jardim infantil.
De seguida visitaram a Aldeia Infantil SOS Assomada onde a Sra. Nelly Gomes Borges teve oportunidade de visitar a Administração, a biblioteca, o lar juvenil, o salão anfiteatro e ainda almoçou numa das casas familiares para poder conhecer in loco esta realidade.

No final da visita a Sra. Nelly Gomes Borges confessou-nos o seguinte “termino esta visita com a sensação completamente diferente do que eu tinha, fiquei muito contente. Fazem um bom trabalho na vossa sociedade e merecem mais apoio do que já tem. O que estiver ao nosso alcance faremos para vos ajudar. 

24/10/2014

Monitoras dos Jardins Infantis SOS recebem formação

As monitoras e auxiliares dos 2 jardins Infantis SOS (Assomada e São Domingos) estiveram durante 4 dias em acção de formação na Praia e Assomada. Com objectivo de trabalharem essencialmente a parte prática a formação decorreu 2 dias na Aldeia Infantil SOS Assomada e os outros 2 no Centro Cultural Brasileiro, ministrada pela Coordenadora deste Centro Marilene Pereira. 
Foram debatidos diversos temas entre os quais: a dinâmica corporal, a máscaras e fantoches, Técnica Montessori: educação sensorial, vida prática, direcção de classe, projectos casa da leitura, técnicas de contos de histórias, confecção de materiais lúdicos para a dinamização das histórias. 
Na tarde do dia, 12 de Setembro fez-se o acto de encerramento da formação com um almoço convívio entre os participantes e a entrega de certificados.

Aulão de Capoeira durante 10 horas

Enquadrado nas comemorações dos 30 anos da SOS em Cabo Verde realizou-se na manhã de, 12 de Setembro das 10h00 da manhã até as 20h00 da noite na Praça Alexandre Albuquerque, no Platô, uma roda de capoeira que contou com a participação de 50 jovens do grupo Abadá Capoeira. Esta actividade consistiu na mostra dos vários actos que compõem esta modalidade cultural e musical, e houve também espaço para a prática e aprendizagem por parte de crianças e adultos, com intuito de difundir a capoeira e incentivar à prática de exercício físico.
Para Cláudia Santos - Coordenadora Nacional para os Cuidados Básicos da Família e Educação “as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde tem de facto realizado ao longo desses 30 anos um trabalho de acolhimento das crianças que por razões várias necessitam desse cuidado alternativo que as Aldeias Infantis SOS presta, mas para alem do cuidado de crianças acolhidas nas aldeias nós também temos um outro programa que é o programa do reforço da estrutura familiar e prevenção ao abandono infantil. Neste programa nos trabalhamos directamente nas comunidades e trabalhamos com as famílias, porque acreditamos na prevenção e que a protecção da criança começa na família. Então reestruturando e reforçando a família certamente que teremos crianças protegidas e certamente que não será necessário acolher as crianças nas nossas aldeias. Paralelamente a esta actividade principal de Capoeira, foi promovida uma campanha de angariação de Padrinhos e Madrinhas das Aldeias Infantis SOS, bem como esclarecimentos sobre como apadrinhar as nossas crianças, e ainda divulgada a opção dos donativos directos on-line através do site da organização, incentivando a sociedade civil a efectuar uma doação no momento.

Voluntários da Gastagus em parceria com as Aldeias Infantis SOS

4 voluntários da Associação Gastagus de Portugal estiveram de 31 de Julho a 28 de Agosto de 2014 nos projectos das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde em intercâmbios com os jovens, crianças, mães, tias e beneficiários, para estreitarem os laços de amizade e parceria.
De acordo com Marta Correia que é estudante de Biologia e é a sua 2ª vez cá “ tínhamos 2 parceiros a AME – Associação das Mulheres em Acção e as Aldeias Infantis SOS. E no ano passado a nossa colaboração com as Aldeias Infantis SOS foi apenas em Rincão em que foram ministrados 5 formações a comunidade e associações locais sobre: Voluntariado, liderança e gestão de conflitos, diálogo intercultural. Estes foram os temas que consideramos adequados. A ideia da parceria com as Aldeias Infantis SOS surgiu porque há 2 anos atrás tínhamos estados em Pedra Barro, uma localidade da Cidade de Assomada, com a AME e entretanto houve conhecimento da associação pelas Aldeias Infantis SOS e nós também como estamos sempre a procura de projectos novos, experimentamos esta ideia no ano de 2013 e como correu bem resolvemos voltar este ano mas com as Aldeias Infantis SOS como o único parceiro”.
Para Filipa Martins que é estudante de Medicina, é sua primeira vez cá dissemos que “estou a gostar de tudo, fomos bem recebidos quer em ambas as aldeias Assomada, em São Domingos e também em Rincão. Tenho gostado também dos trabalhos as crianças são muito receptíveis e tem dado para conhecer um bocado da ilha de Santiago que têm lugares muito bonito.
A Inês Silva que fez o Mestrado em Multimédia, disse que “nas 3 localidades onde estivemos adaptamos as nossas formações as suas necessidades. Houve formações idênticas nas 3 comunidades, mas também houveram formações diferentes. Em Rincão por exemplo estavam muito concentrados na criação de uma liga entre Associação de Pescadores e Peixeiras e Académicos. O nosso esforço foi virado muito para ajudar na criação dessa liga. Focamos também tanto em Rincão como na Assomada nas crianças com necessidades especiais, coisa que já não aconteceu em São Domingos. Portanto nos fomos adaptando as nossas formações de acordo com as necessidades de cada Aldeia. Houve também formações idênticas como o voluntariado, prevenção social, primeiros socorros, alimentação, vida saudável, etc. e foram direccionados ás crianças, jovens, mães e tias. Porque achamos que é importante, principalmente aqui em Cabo Verde”.
Francisco Apolónia que é estudante de Economia, confessou que “durante as formações a maioria prestava atenção aos conteúdos ministrados, mas no inicio como eles não nos conheciam houve sem aqueles que não estava tão à-vontade, mas depois fomos convivendo foram aparecer mais, tivemos alguns problemas por causa da pontualidade, as horas que decidimos quase nunca foram respeitados, tivemos sempre publico para as nossas formações, quer as crianças, jovens, mães e tias.
Relativamente as expectativas que tinham antes da chegada e comparadas com o depois Francisco disse-nos o seguinte “estamos a gostar de tudo, mas nós queríamos deixar coisas mais sustentáveis, que demorassem no tempo após a nossa saída, por exemplo se tivéssemos ficamos 1 mês inteiro no mesmo sitio teríamos outro tipo de impacto. Porque tivemos 28 dias em 3 sítios e isso aproveitamos para fazer formações momentâneas, e não sabemos atá que ponto essas formações foram uteis ou acrescentaram alguma coisa, mas não vão ter continuidade. E isso foi uma coisa que temos pena mas não é bom nem pra nós nem para o nosso parceiro, mas do resto correu tudo bem superou as nossas expectativas, fomos muito bem recebidos e estamos a gostar de estar cá.”
Do balanço que fizeram desta parceria durante este ano de 2014 ficaram algumas recomendações que esperam ser levados em conta tendo em vista a melhoria cada vez mais desta parceria. E Francisco avançou que “na conversa que tivemos com a SOS demostramos o nosso interesse em continuar com essa parceria mas noutros moldes, ou seja que fosse 1 mês inteiro na mesma Aldeia, comunidade ou num Centro de Intervenção, que é para podermos capacitar as pessoas de cá a continuar o nosso trabalho quando formos embora”.





04/09/2014

Vencedores Concurso Literário

No âmbito das comemorações dos 30 anos da SOS em Cabo Verde, várias foram as actividades levadas a cabo. Uma delas foi o concurso literário destinado aos beneficiários dos Programas de Reforço da Estrutura Familiar, jovens e crianças das Aldeias, mães tias e colaboradores.
Depois de 4 meses eis que surgem os vencedores. A primeira classificada ficou a jovem Alícia Spínola de 17 anos, estudante de 10º ano de escolaridade, a Katiana Sofia Lopes de 10 anos, estudante do 3º ano ficou em segundo lugar e a Helga Spínola de 13 anos, estudante de 7º ano ficou em terceiro lugar. Ambas são da Aldeia Infantil SOS Assomada.

Voluntário da AIESEC estagia nas Aldeias SOS Cabo Verde

Marcelo Félix é um jovem português de 21 anos, que fez a licenciatura em Psicologia pela Universidade de Évora e está no 5º ano de Mestrado em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho. 
Desde 30 de Março de 2014 começou a fazer parte da Associação AIESEC, e logo a sua entrada começou a procurar lugares para fazer o estágio. Surgiu a oportunidade de vir para Cabo Verde estagiar-se nas Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, está desde 15 de Julho está a prestar serviço voluntário com os jovens, Mães &Tias SOS e beneficiários.O SOSPRESS conversou com ele para saber mais dessa sua experiência.
SOSPRESS- Como está sendo essa experiência para si?
Marcelo Félix- Este estágio está a ser muito mais do que alguma vez pensei que fosse. Por isso é que é sempre tão difícil explicar de cada vez que me perguntam como está a ser. Dizer que estou a adorar não chega! Neste momento, eu sinto-me uma pequena peça a encaixar perfeitamente no grandioso puzzle que são as Aldeias infantis SOS e que é Cabo Verde. De facto, pelas excelentes pessoas que conheci, pelas coisas que fiz, pelos incríveis lugares que visitei, eu sinto-me completado. Ainda não terminou o meu estágio e eu já tenho saudades de tudo isto, o que é indicativo de muita coisa. Esta experiência apresentou-me a um lugar que agora sinto ser também meu. Um lugar onde me sinto bem. Onde achei um propósito. Onde quero verdadeiramente empenhar-me e deixar o meu contributo. E espero que pelo fim deste estágio, a minha marca seja percetível.
Que mais-valia trouxe para a sua vida?
MF- Imensas. Em Portugal, eu vou começar o último ano do meu mestrado em Psicologia. Por isso, este estágio foi a minha primeira grande experiência profissional dentro da minha área de estudos. Nos primeiros dias na Direção Nacional das Aldeias infantis SOS, eu não sabia muito bem o que é que eu próprio estava a fazer. No entanto, este é um lugar onde me permitiram que errasse e onde deram o apoio e o espaço para melhorar. E foi com esse apoio que me vi crescer rapidamente. Eu ainda sou novo, tenho 21 anos. Por isso, não posso esperar que vá conseguir fazer tudo como seria desejável logo à primeira tentativa. Não ter essa arrogância dá-me o espaço para evoluir. Eu sinto-me a crescer em cada conversa, com cada indicação que me dão ou pergunta que me fazem. Com esta idade, saber que estou num sítio com um espírito tão colaborativo, onde a minha opinião não só é considerada, como também procurada, é um privilégio e uma responsabilidade enormes. As Aldeias infantis SOS fizeram com que desenvolvesse uma atitude profissional e um sentido de comprometimento para com esta sua causa. Por isso não posso dar-lhes respostas monocórdicas, de “Sim”, “Não” ou “Foi bom”. Tenho de me justificar e defender sempre, e é com cada argumento que ambos crescemos. De facto, há todo um novo espírito crítico em mim, sem dúvida, a principal mais-valia que retiro deste estágio para o meu futuro.
Durante a sua estádia, Marcelo ministrou palestras sobre vários temas durante as formações de jovens e das mães e tias SOS.

27/08/2014

Jovens SOS em formação

Decorreu na Escola Secundária de Calabaceira, Praia, de 27 a 1 de Agosto a IIIª edição de formação para os Jovens SOS com idade compreendida entre 17 a 22 anos, onde participou 48 jovens. Tiveram oportunidade de  falar sobre diversos temas tais como: Técnicas de empregabilidade: elaboração de cartas pedido de emprego, requerimentos, curriculum vitae, postura de procura de emprego e contactos ou visitas institucionais, importância da formação profissional, utilidade de plano de negócio, hidropónia como oportunidade de formação e criação de autoemprego e visita ao Centro Nacional de Hidroponia em Achada São Filipe.  
Também os jovens com idade compreendida dos 14 a 16 anos estiveram na II ª edição de formação na Praia durante os dias 3 a 8 de Agosto, e abordaram temas como: importância da família biológica no processo de reinserção dos jovens, ICT4D -  uso eficiente das novas tecnologias como meio de partilha e procura de informação, métodos de estudo, gestão das matérias e controlo de motivação para estudar, importância das Aldeias SOS no plano de vida dos jovens e ainda visita a algumas instituições aqui da capital tal como Parque eólico, NOSI e Centro de Formação Profissional da Variante.
participaram no total 42 jovens.

Mães & Tias terminam formação com sensação de dever cumprido

Terminou na Praia V edição  da Formação Capacitação das Mães & Tias SOS que durante quatro (11 a 14 de Agosto) na Residência Estudantil Madre Teresa de Calcutá. Formação essa que tinha como objectivo equipar as mães, tias e demais participantes, enquanto prestadores de cuidados directo às crianças, com ferramentas adequadas que lhes permitem, continuar a prestar cuidado de qualidade às crianças e jovens sob sua responsabilidade. Também foi dado  particular enfâse, ao trabalho com as famílias de origem dos beneficiários. no final da formação as mães e tias estavam contentes e satisfeitas com os 4 dias de formação que tiveram.
Para a mãe Paulina de Fátima Ferreira, da Aldeia Infantil SOS São Domingos que este ano é a sua 5ª participação disse que "sinto que depois dessa formação vou estar mais preparado para trabalhar com as minhas crianças, principalmente com a Daniela que é deficiente, foi nos ministrados vários temas interessantes, que nos possibilita ganhar novos conhecimentos. Também pudemos conviver com as mães e tias da Aldeia Infantil SOS Assomada, que muitas delas só nos vêemos durantes as formações".
Para a Tia Ângela Fernandes, que actualmente está na Aldeia Infantil SOS Assomada, e que participa nestas formações pela primeira vez disse que" gostei de participar nesta acção de formação,  pude conviver com as outras mães e tias da Aldeia Infantil SOS São Domingos, e os temas que foram ministrados foram interessantes". 
De salientar que foram ministrados diversos temas tais como: Directrizes para o Cuidado Alternativo de crianças e Reunificação familiar, Família e Direitos da Criança, Técnicas de abordagem à família, apresentação do Plano Estratégico SOS etc.

20/08/2014

Mães e tias das Aldeias Infantis SOS debatem reunificação familiar

As mães e tias das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde encontram-se reunidas na Cidade da Praia para falar da reunificação familiar e reforçar as suas capacidades no trabalho com a família biológica das crianças. O encontro, que decorre do dia 11 até quinta-feira, 14 de Agosto é orientado pela Social Worker da Aldeia Infantil SOS São Domingos, Pedro Monteiro, que explicou que durante os quatro dias, as 31 formandas vão trocar as suas experiências nos vários domínios. “Queremos que as mães e tias tenham capacidades reforçadas no domínio de trabalho com a família de origem das crianças que cuidam, e, por outro lado, reforçarem as relações interpessoais entre as participantes”, disse. De acordo com Pedro Monteiro, durante a formação, que tem como tema “Família e a reunificação familiar”, vai mostrar as mães e tias que o melhor lugar da criança é na família, mas que existem casos em que essas crianças não encontram cuidados que precisam no seio da sua família e são acolhidas pelas Aldeias Infantis SOS. “Tem que haver todo um trabalho feito com a própria família de origem, tendo em conta o regresso das crianças ao seio da sua família biológica que é o melhor lugar para o seu desenvolvimento”, frisou. Entretanto, apesar de cada mãe nas Aldeias Infantis SOS cuidar de oito crianças e oriundas de famílias diferentes, ele afirma que os desafios que essas mães têm são “normais” numa família que quer educar a sua criança. As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde comemoram, este ano, 30 anos da sua existência no país e conta com duas Aldeias, sendo uma na Assomada e outra em São Domingos, além de um Centro Social, em São Vicente, e mais oito Centros de Intervenção Comunitária.

18/08/2014

Empresa Vaidosa D mais assina protocolo com Aldeias Infantis SOS Cabo Verde

As Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde assinaram na tarde hoje um protocolo com a empresa Vaidosa D mais, visando a eficácia e melhoria das intervenções sociais e educativas desenvolvidas pelas Aldeias.
De acordo com o documento, a empresa do ramo da moda compromete-se a associar a sua imagem às causas dessa instituição de solidariedade que trabalha com as crianças vulneráveis, tendo em vista a mobilização de mais pessoas para apoiar as crianças.
Nadine Fortes, gerente da empresa, adiantou que a marca Vaidosa de D mais tem tido um elevado número de seguidores, tanto a nível nacional como na diáspora, e, por isso, acredita que, ao associar a sua imagem como mãe, mulher, empresária e madrinha das aldeias SOS, ela possa influenciar quem a segue a juntar-se à iniciativa e apoiar a causa.
“Depois de visitar a Aldeia que dei conta da dimensão do vosso trabalho. Agora mais do que nunca, não medirei esforços para conseguir ajudar a angariar padrinhos e madrinhas e ajudar no que for possível para continuar a dar apoio as crianças das Aldeias”, explicou Nadine Fortes.
Por seu lado, o Director Nacional das Aldeias SOS, Dionísio Pereira, agradeceu o gesto da madrinha e disse esperar que esse protocolo sirva de elemento motivador para mobilização de mais pessoais, mais organizações no apoio às campanhas de angariação de fundos que a instituição desenvolve.
As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde tem um total de mais de mil beneficiários entre crianças e famílias e conta actualmente com cerca de 900 padrinhos.
A primeira Aldeia SOS de Cabo Verde abriu em 1984, na cidade de Assomada.

12/08/2014

Jovem SOS contrai matrimónio

A jovem SOS, Adelcídia Santos, que viveu na casa familiar nº 1, contraiu o matrimónio com o jovem Professor, Isac Borges natural da cidade de Assomada no dia 29 de Julho. a cerimónia do civil aconteceu  no Cartório daquela cidade e o religioso aconteceu no jardim da Aldeia Infantil SOS Assomada.
Ao mais novo casal desejamos as maiores benções do senhor.

Centro Social SOS de Mindelo realiza Gala de padrinhos 2014

O Centro Social SOS de Mindelo, realizou no passado dia 18 de Julho, a sua habitual e afamada Gala anual de padrinhos SOS, como forma de agradecer a todos os padrinhos, que das mais distintas formas, contribuíram com a instituição, no apoio aos que mais precisam.
A anteceder o espectáculo, os convidados puderam visualizar as actividades que mereceram destaque nos 5 anos de funcionamento do Centro Social em quadros colocados no átrio. Ainda puderam assinalar a presença em posters identificativos com os nomes de todos que colaboram de alguma forma para a causa das Aldeias SOS. Foram igualmente agraciados com um pequeno gesto ao lhes serem oferecidos um porta-chaves com mensagem de agradecimento.
A gala iniciou com a atuação do Coro da Escola Secundária Jorge Barbosa, que interpretou duas canções, prosseguiu-se com momentos de poesia proporcionado pelos poemas da autoria dos internos do Centro Social Stiven Duarte e Hernâni dos Santos.
Um dos momentos altos do espectáculo foi a actuação do grupo” Trupe Pará Moss”, que apresentou a peça “As Mindelenses” deliciando os presentes com uma actuação jovial, divertida e cheia de energia.
Durante a gala, houve tempo ainda, para mensagens de agradecimentos aos padrinhos, madrinhas e a todas as instituições que colaboram com o Centro Social SOS. Subiram ainda ao palco e usaram da palavra a madrinha Filomena Gomes e o padrinho Vito Melo. 
A Gala Cultural Padrinho SOS 2014, contou com a especial presença do Exmo. Sr. Ministro da Cultura, Dr. Mário Lúcio e da representante do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Dra. Lídia Lima. Todos os presentes mostraram-se visivelmente satisfeitos com a qualidade do evento.

09/07/2014

Alexandre Rocha distinguido no Curso Liderança e Inovação

No âmbito da sua participação na I Edição no Curso Liderança e Inovação na Gestão do Desenvolvimento, promovido pelo Instituto Pedro Pires – IPP, o Conselheiro Nacional para o Desenvolvimento de Programas das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Sr. Alexandre Rocha foi seleccionado como um dos Top Tem, entre os 25 formados.
Como prémio o IPP, em parceria com a Bridgwater State University – BUS, decidiu oferecer ao grupo dos seleccionados, uma visita de estudo aos Estados Unidos da América de 4 a 22 de Julho, onde terão a oportunidade de aprofundar alguns dos temas abordados durante o curso e, ao mesmo tempo, visitar/encontrar com grandes personalidades daquele país, com destaque para o Presidente do FMI, Presidente do MCC, Senador Marc Pacheco, State House, Whaling Museum, Plymouth Plantation, etc.

04/07/2014

Embaixador da União Europeia visita Aldeias Infantis SOS Cabo Verde

O Embaixador da União Europeia em Cabo Verde, Sr. José Manuel Pinto Teixeira visitou na tarde do dia 1 de Julho os projectos da SOS Cabo Verde.
A visita iniciou-se na Direcção Nacional sito em Achada São Filipe, onde a comitiva foi recebida pelo Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Sr. Dionisio Pereira fazendo um breve historial sobre o trabalho desenvolvido por esta Organização no nosso país. Seguiu-se a uma visita guiada para conhecer a Direcção Nacional. Depois a comitiva seguiu para a Aldeia Infantil SOS São Domingos, onde foram recebidos com o hino da União Europeia cantado pelas crianças daquela Unidade. 
O Director da Aldeia, Sr. Fernando Pinto fez as honras da casa, agradecendo a presença do Sr. Embaixador, dizendo que “ as portas estão sempre abertas para vos receber aqui para poderem conhecer de perto o trabalho que estamos a fazer”. E de seguida convidou a comitiva para ir visitar a casa familiar nº 5, casa Portugal.
Na casa de Portugal o Sr. Embaixador teve oportunidade de conhecer a casa e conversar um pouco com as crianças da casa e com a Tia SOS. De seguida foi-lhes oferecido um lanche. Para finalizar a visita o Sr. Embaixador, José Manuel Pinto Teixeira disse que “ gostei muito de conhecer de perto este trabalho que desenvolvem nas Aldeias Infantis SOS, em Cabo Verde. Tinha conhecido de vista por fora, mas agora pude constatar que possuem uma equipa jovem e que labutam com os seus próprios meios para poderem alcançar os seus objectivos, não dependendo do ciclo vicioso que muitas instituições caem nelas de pedir, pedir, pedir sem avançar. Fico grato por toda a hospitalidade que fui recebido aqui”.

Surpresa marca 20º aniversário do Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde

O Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Sr. Dionísio Pereira, completou no passado dia 01 de Julho, 20 anos ao serviço das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde. 
E para que a data não passasse despercebida os colaboradores da Direcção Nacional e os do Centro de Intervenção Comunitária de Fonton e Kelém decidiram homenageá-lo logo pela manhã com uma surpresa que aconteceu na sala de reuniões da Direcção Nacional na presença também da Presidente da Fundação, Sra. Luísa Lobo. 
A Conselheira Nacional para os Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional, a Sra. Maria José Freire, parabenizou o homenageado do dia, Sr. Dionísio Pereira em nome dos demais presentes e aproveitou a ocasião para agradecer o belo trabalho que o mesmo vem desempenhando ao longos dos anos nesta organização. Ainda acrescentou que esperam que ele possa continuar por mais uns 20 anos.
O Director Nacional e homenageado, Sr. Dionísio Pereira avançou que “ fiquei mesmo surpresa com esta vossa atitude, estou a ver que o trabalho que tenho feito tem repercutido em todos e espero que sigam o exemplo também”. 
Após esta mensagem, os restantes participantes foram parabenizar o Sr Dionísio Pereira desejando-lhe sucesso no trabalho como sempre. 
Antes de saírem para um pequeno-almoço em conjunto houve tempo para a foto família com o homenageado. O dia terminou com um almoço conjunto na casa de hóspedes da Direcção Nacional oferecido pelos colaboradores. 

Aldeia Infantil SOS São Domingos realiza Gala Padrinho SOS

A Aldeia Infantil SOS São Domingos realizou no dia 20 de Junho no Salão Paroquial da Paróquia de São Domingos a sua Gala Cultural Padrinho SOS. Esta gala de homenagem é um gesto de reconhecimento pelos constantes apoios a causa SOS, marcados especialmente pelo zelo e muita colaboração da parte dos padrinhos parceiros e amigos SOS.
A gala iniciou com a actuação do grupo coral da Aldeia Infantil SOS São Domingos, segui a apresentação do vídeo institucional, actuação do grupo coral da Escola secundária “Fulgêncio Tavares” e batucadeiras da comunidade de Ribeirão Chiqueiro.
Seguiu-se a intervenção do Director da Aldeia de São Domingos, e do representante dos padrinhos homenageados, seguido do momento solene da homenagem aos padrinhos. A noite terminou com a actuação do grupo Bom Jardim, antecedido pelo grupo Herdeiros.

25/06/2014

Comemoraçao Dia das Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde

As Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde comemorou a 23 de Junho o Dia das Aldeias Infantis SOS, e também, este ano está a comemorar os seus 30º aniversário.  Para assinalar a data, realizou-se uma série de actividades num passeio que tiveram lugar na cidade de Tarrafal de Santiago. Actividades essas que tiveram a participação das crianças das Aldeias SOS de Assomada e de São Domingos, funcionários das duas Aldeias SOS, dos Centros de Intervenção Comunitários de Fonton, Kelen e Rincao, e trabalhadores da Direcção Nacional.
Dentre as actividades estavam incluído diversos jogos como dama, oril, jogos de cartas entre outros. Durante o passeio houve o convívio entre as crianças das duas Aldeias SOS presentes e os funcionários, almoço, sessão de fotos
Comemora-se o dia das Aldeias Infantis SOS em todo mundo em dia 23 de Junho,  data do aniversário do fundador, Hermann Gmeiner. Segundo ele  "toda grande obra no mundo só se torna realidade, quando alguém faz mais do que ele tem de fazer," por isso ele fez o que fez em implementar a sua ideia  Aldeias Infantis SOS. 
Participaram cerca de 190 pessoas incluindo crianças, jovens e colaboradores SOS.
Também em São Vicente o Centro Social SOS do Mindelo, realizou no dia 2 3 de Junho, um passeio a Baía das Gatas. Foi organizado uma serie de actividades dentre as quais, música e dança, jogo de ringue, futebol, etc. Para finalizar foi servido um almoço, para todos os convidados. A celebração contou com a presença dos colaboradores SOS, estagiários e internos do centro social.

10/06/2014

Centro Comunitário de Fonton organiza Feira de Saúde na comunidade

O Centro de Intervenção Comunitária de Fonton juntamente com as Associações Comunitárias Locais de Fonton, Meio d´Achada, Grupo “Fidjos de Cobom” e as instituições públicas e privadas parceiras do Centro, realizaram uma Feira de Saúde que beneficiou os moradores destas localidades no dia 24 de Maio das 09:00 às 15:00 em Fonton (espaço “Ferro Bedjo”), possibilitando desta forma o acesso aos Serviços de Saúde muita das vezes inacessível para os agregados familiares destas localidades.
Enquadrado nas actividades do mês de Maio dedicado à Família, adiantou a Coordenadora do Centro, Sona Cande “pretendeu-se com esta Feira de Saúde sensibilizar as populações sobre o estilo de vida saudável aliada a uma alimentação equilibrada”. Os serviços prestados foram despistes de patologias como:
-Hipertensão; Diabetes; Colesterol; Controle de Peso, Registo de Nascimento; Sensibilização sobre as Drogas; Saúde Sexual Reprodutivo; Saúde Oral, Cuidados com a Prevenção na Criação de Mosquito e Palestra sobre: Cidadania e Saúde Ambiental.
Para senhora Eugénia de Pina da Rosa, de 85 anos, moradora desta localidade foi das primeiras a serem atendidas na feira e disse que “é uma boa iniciativa é deve ser feito mais vezes, porque nós que estamos mais velhos, não tempo as vezes disposição, dinheiro para irmos aos centros de saúde ou hospitais. Aqui na comunidade esforçamos e viemos, estou feliz com a iniciativa. Quem também gostou da iniciativa foi, José Machado, “nesta zona médicos dificilmente vêem cá, e o acesso a consulta é sempre difícil, é sempre bem-vindas iniciativas do tipo”. A actividade teve boa adesão da comunidade

Bispo dom Arlindo preside celebração do 28º aniversário da morte do fundador das Aldeias Infantis SOS

A Aldeia Infantil SOS de Assomada acolheu na tarde de 26 de Abril uma celebração eucarística para assinalar o 28º aniversário da morte do fundador das Aldeias Infantis SOS, Hermann Gmeiner. A cerimónia, que normalmente acontece na Igreja Matriz da cidade de Assomada, este ano teve lugar nas instalações da Aldeia por ser um ano especial, conforme explicou o Director daquela Aldeia, José Rito Teixeira. “Todos os anos as mães organizam-se e mandam rezar a missa na igreja, mas, este ano, associando às comemorações dos 30 anos das Aldeias SOS em Cabo Verde, resolvemos associar as duas datas e trazer o bispo de Santigo, Dom Arlindo Furtado, que é uma pessoa que admira muito o trabalho das Aldeias SOS” disse. José Rito reforçou ainda que apesar da instituição ser uma ONG sem fins lucrativos, apartidária e não religiosa, a cerimónia foi organizada para homenagear a memória do seu fundador, que, enquanto pessoa, tinha uma fé cristã muito forte, defendendo sempre a componente espiritual na educação humana.
Dom Arlindo Furtado elogiou a iniciativa e mostrou a sua satisfação em presidir a cerimónia. Na ocasião, lembrou que o acto de filantropia de Hermann Gmeiner deve ser um exemplo para Cabo Verde e o para o mundo. “Estou aqui para mostrar todo o meu apreço e minha gratidão como cabo-verdiano, como pessoa humana e como pastor pelo tamanho bem que esse homem fez e por todo o processo que desencadeou, para que a sua boa ação continuasse no tempo e no espaço. É um acto que manifesta grandeza de alma e nobreza de espírito” concluiu. A missa foi animada pelo grupo coral A Aldeia Infantil de Assomada e contou com uma assistência repleta de mães, tias e filhos da Aldeia. A cerimónia terminou com a recitação da oração das Aldeias Infantis SOS, da autoria do fundador Hermann Gmeiner.

Mãe Anastácia homenageada na hora da despedida

Mães, tias e filhos da Aldeia infantil SOS de Assomada juntaram-se na tarde de 26 de Abril para homenagear Anastácia Rocha, no momento da sua despedida da casa onde trabalhou durante 30 anos.
Anastácia recebeu das mãos dos filhos uma recordação e foi felicitada por todos os presentes pela sua entrega e dedicação. Momentos de muita emoção que ficaram também marcados pelas palavras dos jovens que a tiveram como mãe. “A minha mãe ensinou-me muito.
Principalmente a saber conduzir a minha vida. Agradeço-lhe o amor incondicional que dedicou-me todos os dias da nossa convivência e tudo que ela fez por mim”, disse Adilson Veiga Cabral. Com a voz cheia de emoção Anastácia recomendou aos filhos que seguissem pela vida com o coração carregado de bons sentimentos. Para o Director da Aldeia de Assomada, José Rito Teixeira, com a reforma de Anastácia Rocha a casa perde uma importante figura. Uma das mães fundadoras com quem também ele, enquanto Director, aprendeu muito. “Uma mãe não se reforma nunca mas ela vai ter de partir. É uma mulher bastante corajosa e de muita fé. Afigura- se uma nova geração de mães que também têm as suas qualidades mas há coisas que quando se perde dificilmente se recupera”, explicou, reafirmando no entanto a manutenção dos laços que unem todo a aldeia a esta senhora tão especial. “Vamos ter saudades da mãe Anastácia. Estamos a perder um dos nossos pilares, mas vamos construir outros pilares para que a Aldeia possa rejuvenescer e continuar “concluiu.

16/04/2014

SISP oferece donativo às Aldeias Infantis SOS Cabo Verde

A SISP – Sociedade Interbancária de Sistema de Pagamentos ofereceu na tarde do dia 11 de Abril um cheque no valor de 500 contos. 
Esse gesto enquadra no âmbito do compromisso social da empresa que desde 2008 decidiu dedicar uma parte do seu benefício as instituições de cariz social. Este ano as instituições contempladas foram as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e a Associação Cabo-verdiana de Luta contra o Cancro. 
Para o Presidente do Conselho da Administração da SISP, Sr. Vasco Marta – pensámos continuar com gestos do tipo e poder ajudar mais instituições de cariz social na nossa sociedade, que apesar da crise financeira o nosso negócio (SISP) vai bem. 
Para a Presidente da Fundação das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Sra. Luísa Lobo – agradecemos este gesto nobre e garantimos que será bem entregue. Situações de crianças abandonadas ou sem cuidados parentais tem aumentado todos os dias por isso cada um de nós devemos fazer a nossa parte. Por isso é louvável este gesto da SISP com as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde. Desejamos-lhes sucessos e que tenham sempre em mente e no vosso plano de negócio associação de cariz social. 
De salientar que desde 2008 várias foram as instituições de cariz social que beneficiaram deste gesto nobre da SISP, entre as quais: Hospital Agostinho Neto na Praia, Hospital Baptista de Sousa em São Vicente, Acarinhar, Hospital da Ribeira Grande em Santo Antão, etc.





04/04/2014

Directora Geral da Unitel Tmais visita Aldeias Infantis SOS Cabo Verde

A Directora Geral da Unitel T+, Sra. Paula Carioca Carvalho e a Advogada Ana Lima Barber visitaram na manhã do dia 02 de Abril os projectos SOS na ilha de Santiago. O objectivo desta visita foi conhecer de perto todo trabalho desenvolvido por esta Organização no nosso país. A visita iniciou-se no Centro de Intervenção Comunitária de Kelém e Fonton em que os visitantes puderam ouvir uma breve apresentação do funcionamento do centro, acompanhado de uma visita guiada do centro. de segui a comitiva rumou-se para a Direcção Nacional, sito em São Filipe onde foi recebido pelo Director Nacional, Sr. Dionísio Pereira e o seu staff. puderam visitar o departamento dos Recursos Humanos e desenvolvimento organizacional, o departamento de Fundos e Comunicação e o de Desenvolvimentos de Programas. continuando a visita puderam visitar ainda a Aldeia Infantil SOS São Domingos, o Centro de Intervenção Comunitária de Rincão (CICR) e a Aldeia Infantil SOS de Assomada. em Rincão tiveram oportunidade de ouvirem na primeira pessoa os resultados que o CICR trouxe para aquela localidade, ouvindo as histórias das Sras.  Maria Rosa e de Georgina Horta Gonçalves beneficiárias deste centro, e que com a formação em AGR conseguiram mudar a sua vida por completo. A visita terminou com um almoço conjunto com a família SOS 

Aldeias Infantis SOS Cabo Verde marcha para comemorar os seus 30 anos

No sábado, dia 29 de Março as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde organizou uma caminhada Assomada - Ribeirão Chiqueiro, no âmbito das actividades comemorativas dos seus 30 anos de existência em Cabo Verde. Participaram nesta caminhada crianças e jovens de todos os 4 CICs da Praia (Kelém, Fonton, Ribeirão Chiqueiro e Rincão), crianças, jovens mães, tias e funcionários das 2 Aldeias Infantis SOS (Assomada e Ribeirão Chiqueiro) e pessoas singulares da nossa sociedade. durante o trajecto a segurança foi garantida pelo Comando Regional da Policia Nacional de Santa Catarina de Santiago, e ao longo do percurso foram distribuídos autocolantes, feito pintura de rochas e murais com logo e slogan alusivos as 30 anos de existência das Aldeias Infantis  SOS em Cabo Verde.

18/03/2014

Abertura da exposição "30 Anos SOS em Cabo Verde

As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde inaugurou na tarde de 14 de Março, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Praia uma exposição fotográfica digital que retracta os seus 30 anos de trabalho em Cabo Verde. 
Foi também lançado o concurso literário (nos géneros: conto e poesia) destinado aos beneficiários.
No evento ainda foi apresentado 2 revistas propriedades das Aldeias Infantis SOS: (1) Feitos e Factos ilustrando, resumidamente, as acções desenvolvidas durante o ano 2013, com enfoque nos cuidados básicos – aspecto central do trabalho da organização; (2) Especial Jovens retractando uma vintena de casos de sucessos de jovens, outrora crianças SOS e actualmente com famílias constituídas e contribuindo para o desenvolvimento das suas comunidades.

Primeira-dama do Senegal visita Aldeia Infantil SOS São Domingos

Na tarde do dia 06 de Março a Primeira-dama do Senegal, Mariene Faye e sua homóloga cabo-verdiana, Lígia Fonseca visitaram a Aldeia Infantil SOS São Domingos, com objectivo de conhecer in loco o trabalho desenvolvido por esta Organização, no nosso país.
As duas primeiras-damas e comitivas foram recebidas pelas crianças da Aldeia que abrilhantaram o acto cantando uma belíssima música, logo de seguida a Director da Aldeia, Fernando Pinto fez um breve resumo do trabalho da SOS em Cabo Verde, passando por apresentação dos dados estatísticos, as datas comemorativas e alguns casos de sucessos. De seguida a comitiva rumou-se a casa familiar nº 7, Casa de Senegal, onde a comitiva liderada pelas duas Primeiras-damas tiveram oportunidades de conhecerem a realidade vivida na Aldeia, conversando com a Mãe e com os crianças residentes.
No final da visita Mariene Faye avançou que irá reunir com a sua homóloga e poderão ver que áreas poderá ser pertinente o seu apoio.

Director da Aldeia SOS de Assomada pede apoio do Governo para mobilização de água

O Director da Aldeia Infantil SOS de Assomada, José Rito Teixeira aproveitou na manhã do dia 26 de Fevereiro na visita da ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, para pedir apoio para a construção de uma cisterna que permite-lhes armazenar a água das chuvas. Segundo explicou, uma cisterna é uma forma de aproveitar a água da chuva, reduzir os custos com a aquisição de água para a agricultura, uma vez que na Aldeia há muitos espaços para agricultura. Informou que em 2011 elaboraram um projecto no valor de cerca de 3 mil contos para a construção de uma cisterna com capacidade de armazenar 209 toneladas de água, mas não conseguiram nenhuma parceria. Ainda nesta senda, este responsável pede que o ministério apoie os jovens, e as famílias de Rincão, com acções de formação com aposta na agricultura, pecuária e na mobilização de água. “Capacitação e formação que inclui não só os jovens da aldeia, mas também os de Rincão de modo a prepara-los para enfrentar o mercado de trabalho, quando saírem da aldeia e também para as famílias de Rincão poderem ter um auto-sustento”, disse. Por sua vez, a ministra Eva Ortet depois de constatar in loco o trabalho da Aldeia SOS a nível da protecção das crianças e na prevenção, disse que estão dispostos a colaborar. “Foi interessante no sentido de saber que a Aldeia SOS está preocupada e quer voltar para a agricultura, sobretudo para os jovens que estão em idade de formação profissional para que possam ter uma ferramenta para quando saírem do centro terem alguma profissão onde pegar”, sublinhou. Eva Ortet disse ainda que o seu ministério está disposto a fazer uma parceria com esta Organização Não-Governamental, para poderem levar a esses jovens a importância da agricultura e ainda apoiar a Aldeia, com a possibilidade de terem a sua própria produção para auto-sustentar.

Cássio Ribeiro oferece equipamentos de futebol as crianças da Aldeia Infantil SOS São Domingos

A presidente da Fundação das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Sra. Luísa Lobo fez-se acompanhar de Cássio Ribeiro a uma visita á Aldeia Infantil SOS São Domingos, na manhã do dia 19 de Fevereiro.
Cássio Ribeiro é um emigrante nos Estados Unidos de América e teve conhecimento do trabalho que está instituição tem prestado na nossa sociedade fez questão de ir conhecer de perto a dia-a-dia da Aldeia e levou junto equipamentos desportivos, bola e ofereceu as crianças e jovens do lar juvenil. De regresso aos EUA, já prometeu angariar padrinhos para nos continuar a ajudar mesmo de longe.

SOS Cabo Verde apresenta programa de comemoração dos seus 30 anos

As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde completam este ano (2014) 30 anos de sua existência. Neste sentido apresentou na tarde do dia 17 de Janeiro no Auditório da Caixa Económica de Cabo Verde o seu programa de comemoração desta efeméride.
O acto contou com a presença de crianças e jovens, Mães &Tias SOS, a Madrinha de Honra das Aldeias Infantis SOS e Primeira-dama de Cabo Verde, Sra. Lígia Fonseca, parceiros padrinhos e demais personalidades da nossa sociedade.
As crianças do grupo coral da Aldeia Infantil SOS São Domingos receberão os convidados com duas canções, uma delas alusivas aos 30 anos. De seguida o Director Nacional deu a conhecer aos presentes o programa detalhado das comemorações dos 30 anos da SOS em Cabo Verde. Ainda no mesmo dia foi dado a conhecer ao público o novo site organizacional:www.soscaboverde.org.cv