O Centro Social SOS do Mindelo quer desenvolver uma nova metodologia de actuação baseada na intervenção comunitária. A grande aposta para dar corpo a este novo conceito tem como base o envolvimento de parcerias fortes, daí a assinatura de protocolo, na manhã do dia 31 de Março, com várias instituições ligadas às causas sociais e associações comunitárias da ilha de São Vicente.
A Directora do Centro Social SOS do Mindelo, Graça Gomes, disse que “nós estamos a mudar de abordagem, a sair do Centro e passar para a Comunidade, no sentido de conseguir fazer um trabalho mais conciso e com a ajuda de todos os intervenientes. Acrescenta Graça Gomes que se trata de um trabalho com a comunidade, impulsionando a comunidade para a mudança e sobretudo para prevalecer a protecção e os direitos das crianças.
A ideia é capacitar as associações locais para que sejam elas mesmas a promover o desenvolvimento social das comunidades e as famílias para que possam ser elas a cuidarem das crianças.
A funcionar desde 2009 o Centro Social SOS do Mindelo beneficia 540 crianças, provenientes de 73 famílias. A frequência diária é de 120 crianças que vão ser transferidas para as comunidades e os parceiros.