Enquadrado no programa das festividades do Natal para as crianças da Aldeia Infantil SOS São Domingos, o Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves visitou, na manhã do dia 23 de Dezembro, a Aldeia Infantil SOS São Domingos com o objectivo de entregar prendas às crianças e adolescentes daquela Aldeia e ao mesmo tempo desejá-los boas festas.
Na chegada José Maria Neves foi recebido pelo Director da Aldeia Infantil SOS São Domingos, Fernando Pinto e pelo Director Nacional da Aldeia Infantil SOS Cabo Verde, Dionísio Simões Pereira, na presença dos staffs administrativos e pedagógicos, seguido de votos de boas-vindas pelo grupo coral da Aldeia. Seguidamente cumprimentou os colaboradores. José Maria Neves disse que “viemos aqui para trazer uma mensagem de alegria, fraternidade nesta quadra festiva. Nesta altura temos constatado que em Cabo Verde há uma grande ajuda em termos de solidariedade, vimos em todos os bairros, pelas ilhas, organizações de solidariedade levam um abraço carinhoso, prendas, sobretudo para as pessoas mais desfavorecidas”, acrescentando que “a Aldeias Infantis SOS foi uma referência e lançou a semente há muitos anos em Cabo Verde, no domínio da solidariedade de apoio às crianças que têm mais dificuldades e têm problemas familiares, para garantirem a sua formação e sua integração na sociedade. Trazemos os votos de boas festas, mas sobretudo mostrar o reconhecimento do governo a este grande trabalho que a Aldeias Infantis SOS Cabo Verde estão a fazer”.
Questionado sobre a atribuição do Estatuto da Utilidade Pública à Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Neves respondeu que “não sei se a SOS já pediu o estatuto de utilidade pública, isso é um elemento importante. Mas penso que deve haver parcerias com os ministérios, como tem havido um conjunto de liceus que têm apoio do Ministério da Educação porque tem parcerias com eles, também achamos que com o Ministério da Juventude e Emprego deve haver uma parceria com a SOS para apoiar um conjunto de actividades de grande pertinência em Cabo Verde, como é o trabalho que a SOS está a fazer.
Neves conclui dizendo que “vamos trabalhar para que haja um convénio para permitir uma parceria forte entre o Estado e a Aldeias SOS”.
Para o Director da Aldeia Infantil SOS São Domingos, Fernando Pinto “esta visita significa uma honra sobretudo um acto de reconhecimento para nós, isso eleva-nos a auto-estima”.
Salienta-se que cada criança e jovem da Aldeia Infantil SOS São Domingos recebeu um kit oferecido pelo gabinete do Primeiro-ministro.