No quadro de uma aproximação institucional, a Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, visita a SOS Cabo Verde, na manhã do dia 11 de Setembro, enaltecendo o trabalho meritório que esta organização tem feito em prol das crianças e comunidades mais vulneráveis.
Depois de visitar os Centros de Intervenção Comunitária e as unidades das Aldeias Infantis SOS em Santiago: na cidade da Praia, São Domingos e Santa Catarina, assegurou que "o trabalho das Aldeias tem sido reforçado com o trabalho no seio das famílias, por isso é preciso valorizar e reconhecer o facto das Aldeias SOS representarem a sociedade civil organizada".
A ministra acrescentou ainda que “é exactamente este trabalho que nós temos tentando fazer através das instituições públicas, frisando ao mesmo tempo que é importante que tenhamos noção que em Cabo Verde a sociedade civil está cada vez mais consciente dos seus deveres e das suas obrigações e também está a assumir cada vez mais responsabilidade na promoção e na maior coesão e inclusão social”, afirmou.
Ainda na sequência da visita, a governante informou que vão reunir o Conselho Directivo na semana seguinte, para reforçar as parcerias que ainda não existem, acrescentando que "o ministério tem a sua perspectiva de como apoiar, mas quer ter o olhar da SOS Cabo Verde para podermos aproximar posições e chegar a um documento que estabeleça as nossas relações" sublinhou a responsável governamental.
Dionísio Pereira, Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde disse que há muitas necessidades mas só as estruturas do Estado ou as organizações não-governamentais não serão capazes de levar os “trabalhos necessários a bom termo”, por isso convidaram o Governo a reflectirem sobre trabalhos conjuntos no futuro. Acrescentou ainda, frisando que "queremos mostrar o nosso trabalho justamente, porque acreditamos que a metodologia que estamos a utilizar agora, com os pequenos ajustes feitos na política de intervenção para o processo de assistência às crianças que se encontram em situação de risco ou de necessidade especial, é melhor e vamos poder analisar, discutir e reflectir sobre possibilidades de um trabalho conjunto e concertado, porque há muitas necessidades".
A organização Aldeias Infantis SOS Cabo Verde tem estado desde 2007 a implementar a sua nova política de prevenção das situações de risco das crianças nas comunidades, através dos centros de intervenção, ao mesmo tempo que proporciona melhores protecção e cuidados às crianças através das suas estruturas.
Durante a visita a Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, esteve acompanhada do representante da Cooperação Luxemburguesa em Cabo Verde, Marc de Bourcy.