Por ocasião do 20 de Janeiro, Dia da Nacionalidade e dos Heróis Nacionais, a sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Verona Rodrigues Pires, condecorou várias entidades e instituições de solidariedade social.
A Fundação das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, a Fundação Infância Feliz, Acrides, a Cruz Vermelha, foram algumas das entidades condecoradas.
De acordo com o Presidente da República, Pedro Pires " vejo na solidariedade social, um bem imaterial e um recurso valioso. Do ponto de vista concreto é invisível e imensurável, pois, não entra nem no cálculo, nem na contabilidade, enquanto meio material ao serviço da sociedade em causa. É claro, a manifestação do espírito solidário se processa de forma mais diversa. Começaria por ressaltar uma figura muito corrente na sociedade cabo-verdiana: a solidariedade familiar. Creio que a nossa sociedade ganharia muito com a revalorização da família e das suas virtudes e potencialidades”.
Para o Coordenador Nacional das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, Victor Constantino “para nós, é um reconhecimento ao nível nacional do nosso trabalho durante 26 anos em Cabo Verde, mas também um acontecimento de orgulho para qualquer pessoa que pertence à nossa organização.Também gostaria de enfatizar os trabalhos de algumas pessoas que, de facto, levaram a esse reconhecimento:
- O grande trabalho dos ex-directores o Sr. Victor Borges, o Sr. Marcelino Fernandes, mas especialmente o mérito cabe ao Sr. Dionísio Pereira, que no momento de turbulências, onde ninguém tinha acreditado no trabalho das Aldeias, sem interrupção, com esforço e com grande entrega da sua pessoa, levou a Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde onde está agora.
-Também o apoio e o suporte do Sr. Kittl e da Direcção Regional que, durante os anos anteriores, deram o melhor que eles tinham para, de facto, as coisas marcharem em Cabo Verde. Um grande aplauso para os parceiros e amigos que durante esse caminho nos ajudaram a atingir os nossos objectivos
- E finalmente, não podíamos esquecer, vocês, os colaboradores, as Mães e tias, que durante anos, e ainda agora, trabalharam incansavelmente e com sacrifício entregando corpo e alma na causa, nos valores e princípios que nos unem. Um parabéns para todos nós”.