Páginas

.

DE VOLTA ÀS AULAS 2013

Muito obrigado por ter-se juntado a esta causa :)

GIL SEMEDO VISITA ALDEIAS INFANTIS SOS EM CABO VERDE

Primeiro encontro com as crianças!!!

MÃE ACOMPANHADA DOS FILHOS EM SÃO VICENTE

Participamos no desenvolvimento das comunidades fortalecendo famílias empobrecidas.

MOMENTOS FAZEM FAMÍLIA

Mãe SOS acompanhada da filha na Aldeia Infantil SOS Assomada.

SEJA MADRINHA OU PADRINHO SOS

Caro cidadão: você que é uma pessoa de bom coração aceite o nosso convite. Seja Madrinha ou Padrinho SOS.

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

30/06/2009

A ministra da Educação e Ensino Superior Vera Duarte, e a sua comitiva composta pelo Director Geral da Alfabetização e Educação de Adultos, pela Delegada do MEES em S. Vicente e um animador da DGAEA visitaram o Centro Social SOS do Mindelo no passado dia 26 de Junho.

A titular da pasta da Educação foi constatar in loco o desenrolar das actividades de Educação e Formação Extra – Escolar a decorrer no Centro desde o início do ano lectivo 2008/2009.

Para além de visitar as salas de aulas e conversar com os alunos e professores, a Ministra visitou a restante instalação, mostrando-se impressionada com tudo o que viu e ouviu, nomeadamente a Formação em Costura e Bordados e uma palestra sobre Dia Mundial de Luta Contra o Consumo e Tráfico de Drogas.

A governante incentivou os alunos a continuarem os estudos, e a aproveitar as oportunidade que estão a ter da melhor forma para que possam obter um diploma.

Vera Duarte sugeriu ainda que a apresentação dos trabalhos a ser confeccionados na Formação de Costura e Bordados deveria ser feita numa exposição para o início do ano lectivo.
Realçou ainda o grande trabalho que a Aldeias SOS têm vindo a desenvolver junto das camadas desfavorecidas e destacou a parceria existente entre esta instituição e o Ministério da Educação, nomeadamente no processo educativo e formativo dos beneficiários e a possibilidade de realização de actividades em conjunto, nomeadamente os Jogos Infantis SOS e os Jogos Globais da Paz, que acontece de 21 Setembro a 03 de Outubro próximos.

25/06/2009

Semana da Capoeira enquadrada nas comemorações dos 25 e 60 anos das Aldeias Infantis SOS

Decorre de 23 a 30 de junho a semana da capoeira. O evento denominado "primeira semaninha da capoerinha" está enquadrada nas actividades comemorativas dos 25 anos das Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde e dos 60 ano no Mundo.

A abertura aconteceu no dia 23 de junho, dia dos 60 anos das Aldeias Infantis SOS no mundo, na Aldeia Infantil SOS de S.Domingos

Ontem aconteceu ainda aula de capoeira com o graduado Zé Pedro, na Placa Desportiva da Aldeia Infantil SOS de Assomada. Durante o dia de hoje haverá aula do ritmo Maculelé-Samba.


Amanha dia 27 está prevista uma palestra proferida pelo professor Henrique Varela,sobre a história da cultura Afro-brasileira, pelas 16 horas, no Anfiteatro da Aldeia Infantil SOS da Assomada.

No dia 28 terá aula de Capoeira na praça de Assomada e, no dia 29 de junho às 18 horas no anfiteatro da Aldeia SOS de Assomada será a apresentação das novas estratégicas da Associação de Capoeira Liberdade de Expressão, com o professor Adilio e o Instrutor Gerson Kenedi (Djé).

Finalmente, às 14 horas do dia 30 de junho, acontece o encerramento da semana com cerimónia de avaliação de todos os alunos nas categorias de primeira Corda e segunda Corda, no anfiteatro da Aldeia SOS de Assomada.

23/06/2009

60 anos das Aldeias Infantis SOS no mundo festejado em Cabo Verde

Há 60 anos atrás nascia aquilo que hoje são as Aldeias Infantis SOS.
O modelo criado pelo então estudante de medicina, Hermann Gmeiner, nasceu para acolher crinças que perderam seus lares e os pais durante a Segunda Guerra Mundial.

Para celebrar o aniversário da instituição que desde 1984 está presente em Cabo Verde, a organização das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, fez durante o dia de hoje várias actividades que incluiu palestras e exibição de um video sobre a vida do fundador Hermann Gmeiner.


Um dia de reflexão sobre a iniciativa do professor Gmeiner e sobre o trabalho que a SOS tem feito ao longo destas décadas pelo mundo.
Crianças, jovens e adultos colocavam questões sobre o video que foram respondidas pelo Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde. Todos foram unânimes em afirmar que, não fosse ideal do seu fundador hoje não existiriam as Aldeias Infantis SOS.

Durante o dia teve ainda a entrega dos troféus para as actividades desportivas que decorreram enquadradas nas actividades comemorativas dos 25 e 60 anos, e que incluia torneios de futebol, jogos de damas, oril etc.



Para terminar o dia de festa não poderia faltar o principal: o bolo de aniversário.

Depois de todo mundo ter saboreado o seu pedaço, o Diogo e a equipa brindaram os presentes com um show de capoeira. Estava assim completa o dia do aniversário da instituição que trabalha na defesa, garantia e promoção integral dos direitos da criança e do adolescente.

O evento aconteceu na Aldeia Infantil SOS de São Domingos, com a presença de toda a familia SOS Cabo Verde.

60 anos depois de Hermann Gmeiner as Aldeias Infantis SOS vem acolhendo vítimas de outra guerra, tão traumatizante quanto a bélica.

Por isso bem haja os 60 anos das Aldeias Infantis SOS no mundo e parabéns as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde pela iniciativa.

22/06/2009

V Gala SOS

Aqui estou eu...

O hino das Aldeias infantis SOS abriu V Gala SOS, que teve lugar este domingo no Auditório Nacional.

O hino das Aldeias Infantis SOS abriu assim o espectáculo da V Gala SOS, que teve lugar este domingo no auditório Nacional. Eram perto das 18 e 30 quando o grupo coral das Aldeias Infantis SOS subiram ao palco para entoarem o hino da SOS. A letra estava na ponta da língua, e os integrantes levantaram a voz da plateia que junto entoavam a canção.


Estava assim iniciado o espectáculo para um público variado: mães, crianças, padrinho e madrinha SOS, membros do governo, corpo diplomático entre outros convidados.

Depois do coral das Aldeias Infantis terem mostrado que sabem realmente entoar o aqui estou, foi a vez do artista Maruka a subir o palco. Para depois o grupo de dança constituído pelas crianças e jovens SOS entrarem em cena. Coreagrafia e sincronismo...realmente foi uma actuação espectacular. Da platéia os olhos todos postos no grupo que ao final levantou aplausos de todos.

Quem não ficou atrás foram as batuquinhas da Aldeia Infantil SOS São Domingos. Aqui qualquer comentário seria tentar ultrapassar a dança que nenhuma palavra poderá explicar aquilo que quem estava presente teve a oportunidade de ver e apreciar.

O momento esperado e a razão de ser da Gala aconteceu com a homenagem aos padrinhos SOS . Figuras que tem se destacado durante alguns anos contribuindo para o bem-estar das crianças. Em nome do colectivo o Padrinho Renato agradeceu as Aldeias Infantis SOS pelo gesto.



Um momento de euforia foi a projecção do trabalho das Aldeias Infantis SOS: uma historia que mostra em alguns minutos o ideal que foi criado pelo Herman Gmeiner, há 60 anos. Ultrapassando fronteiras, e apoiando crianças que por uma razão ou outra perderam os pais ou não podem crescer junto deles, passando pela instalação da primeira Aldeia SOS em Cabo Verde, com imagens da época, 1984, até chegar nos dias de hoje em que as Aldeias Infantis SOS já alargaram o tipo de atendimento com programas de fortalecimento familiar.

Uma das figuras essenciais na vida das crianças SOS tem sido as Mães. E, por isso, uma homenagem. Diga-se de passagem mais do que merecidas, foi feita durante a Gala, pelos filhos SOS, que souberam com maestria arrancar emoções dos rostos das mães.



Depois da homenagem as mães, eis que surgem uma questão: o jovem Beto ex-interno da SOS referiu-se bem a importância da mãe e lembrou que “se somos filhos então temos um pai”. Aliás disse ele “família é constituído por mãe, filhos irmãos, tias, tios, mas tem que ter um pai e é por isso que chamamos aqui o nosso PAI: Sr Dionisio Pereira".


Emocionado o Director Nacional, que já esteve a frente da Aldeia Infantil SOS de Assomada recebeu da mão da ex. Interna, Eloisa um quadro assinado pelos antigos filhos que hoje formam a associação Interex.


Depois da homenagem ao PAI, foi a vez do Voginha com a guitarra para o deleite do público presente, e de seguida chamou o Ex-inteno Bob para fazer um dueto com a musica do Pantera.

O fecho do espectáculo foi da responsabilidade do artista cabo-verdiano Nando da Cruz, este que veio especialmente da França para a Gala SOS. Nome conhecido no mundo da musica, Nando tem vindo a apoiar sempre que possível as Aldeias Infantis nesse tipo de evento. Nando arrancou aplausos e um coro de mães que de seus lugares entoavam "es é di nos..."

Estava assim completa a noite de domingo, no qual as crianças e adultos saíram todos felizes. E porque es é di nos, nu tem ki luta pa es. Parabéns SOS

17/06/2009

Aldeias Infantis SOS celebra dia da criança africana com a finalíssima da IX edição dos jogos infantis SOS.

Muita cor, muita alegria e sobre tudo muito fair Play. Foi assim o dia da criança africana, para as Aldeias Infantis SOS, e dia da finalissima da nona edição dos jogos Infantis SOS.
Foi com um colorido e alegria das crianças que aconteceu a final dos Jogos Infantis SOS este ano na Assomada, que acolheu pela primeira vez os vencedores dos concelhos de sotavento. Um dia especial para as crianças mas também para os adultos que puderam presenciar a meninada a darem exemplos de civismo, espirito de grupo e fair play e, levaram a palavra desportivismo ao mais alto nível.
O Jardim Infantil "Nova Estrela" (foto) de Calheta São Miguel foi o vencedor dessa edição, ficando assim a lista de Santiago.

2º Lugar - Jardim Infantil "Infância Feliz" - Praia;
3º Lugar - Jardim Infantil "Girasol" - Tarrafal;
4º Lugar - Jardim Infantil "Achada Galego" - Stª Catarina;
5º Lugar - Jardim Infantil da Aldeia Infantil SOS de S. Domingos (Concelho S. Domingos);
6º Lugar - Jardim Infantil "Purgueira" - S. Salvador do Mundo - Picos;
7º Lugar - Jardim Infantil "Órgãos Pequeno" - S. Lourenço dos Órgãos;
8º Lugar - Jardim Infantil "Obra Tchota" - Santa Cruz.

No final do evento, os promotores e coordenadores dos jogos estavam satisfeitos com o resultado, afinal todos foram vencedores.
Para além da disputa final dos jogos, os presentes puderam ainda apreciar actividades culturais e animação musical que, preencheu todo o período da tarde no polivalente da Aldeia Infantil SOS de Assomada.
A final da nona edição dos jogos Infantis SOS, também teve um brilho especial do artista Nando da Cruz, que está em Cabo Verde para participar da V Gala SOS que acontece a 21 de Junho.

Os Jogos Infantis SOS tem por objectivo promover e incentivar actividades desportivas e recreativas nos Jardins Infantis, intercâmbio entre crianças do pré-escolar bem como entre os seus educadores; mas sobretudo criar e incutir valores como desportivismo, espírito de grupo e Fair Play entre os participantes.

Recorde-se que este ano o sistema de eliminatórias foi feito a nível nacional em todos os concelhos do País. Numa primeira fase foram feitas competições internamente, em cada concelho, com a participação dos jardins locais, de onde saíram os vencedores que participaram na final.
As Aldeias SOS e o Ministério da Educação e Ensino Superior, MEES, são os promotores desta nona edição a nível nacional. O encerramento contou com a presença da Ministra da Educação, Vera Duarte.

03/06/2009

Política de proteção da criança em Cabo Verde

"Juntos pelos direitos das crianças" é o lema do workshop que acontece amanhã em Assomada.

Organizado pela Aldeias Infantis SOS, o workshop visa debater a política de proteção infantil em Cabo Verde.

Socializar a política das Aldeias Infantis SOS em matéria da protecção à infância no seio da comunidade, crianças, pais e encarregados de educação; Disseminar a política de protecção à infância junto das escolas e instituições locais, são alguns dos objectivos pretendidos durante dois dias de debate.

O evento terá lugar no anfiteatro da Aldeia Infantil SOS de Assomada, durante os dias 4 e 5 de junho.