Páginas

.

DE VOLTA ÀS AULAS 2013

Muito obrigado por ter-se juntado a esta causa :)

GIL SEMEDO VISITA ALDEIAS INFANTIS SOS EM CABO VERDE

Primeiro encontro com as crianças!!!

MÃE ACOMPANHADA DOS FILHOS EM SÃO VICENTE

Participamos no desenvolvimento das comunidades fortalecendo famílias empobrecidas.

MOMENTOS FAZEM FAMÍLIA

Mãe SOS acompanhada da filha na Aldeia Infantil SOS Assomada.

SEJA MADRINHA OU PADRINHO SOS

Caro cidadão: você que é uma pessoa de bom coração aceite o nosso convite. Seja Madrinha ou Padrinho SOS.

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

27/09/2012

Jovens da Aldeia Infantil SOS Assomada participam no Torneio Internacional de Andebol Challenge Trophy


No dia 20 de Setembro 2 jovens da Aldeia Infantil SOS Assomada, Mariama Drame e Romina Fernandes, respectivamente partiram para o torneio de andebol Challenge Trophy, que teve inicio no dia 23 do mês corrente em Dakar.

Recorda-se que Mariama Drame foi escolhida pelas colegas de equipa para ser a capitã da seleção nacional de andebol. Antes da partida a equipa de andebol teve uma semana de preparação para o referido torneio, na cidade da Praia.

Arranca na cidade da Praia a 12ª Edição de Jogos Globais da Paz


Iniciou em todo Cabo Verde no dia 21 de Setembro a 12ª edição dos Jogos Globais da Paz, sob o lema “Juntos por uma sociedade sem violência”.

Na cidade da Praia a abertura aconteceu na Universidade Jean Piaget, com a presença de diversas personalidades e indivualidades da nossa sociedade. Do programa constava enquadramento dos Jogos Globais da Paz, pelo Presidente do Clube UNESCO de Amigos das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Orlando Mascarenhas, teva a leitura da mensagem da Rotary Internacional pelo Assistente do Governador do Distrito 9100 do Rotary Internacional, Albertino Xisto Almeida.

21/09/2012

Madrinha Inês (Tuginha) promove sessão de poesia no Palácio de Cultura Ildo Lobo a favor das crianças das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde


O Palkus, no Palácio de Cultura Ildo Lobo, recebeu no dia 22 de Agosto uma sessão de poesia da poetisa e Madrinha SOS, Sra. Inês Gonçalves neste momento radicada na Itália.
A convite da Senhora em epigrafe as crianças acompanhadas do Director da Aldeia fizeram-se representar em nome das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde nesse evento em que o montante arrecadado com a venda dos bilhetes será entregue as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde.
No decorrer da actividade algumas das crianças presentes tiveram a oportunidade de recitar algumas poesias e o público aplaudiu bastante. Este evento está inserido no programa de pré-apresentação do livro de poesia de Cabo Verde “A terra zebrada”, e tem como finalidade despertar no público praiense e não só, o interesse pela poesia, possibilitando quem sabe, eventos do tipo

CÁRMEN SOUSA PROMOVE CONCERTOS BENEFICIENTE PARA AS ALDEIAS INFANTIS SOS CABO VERDE


É a primeira vez que a cantora Cármen Sousa visita Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e desta na promoção de concertos tendo como beneficiante a mesma organização.
Ficou muito entusiasmada com o que viu e com o que passou a saber sobre as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, isto é, ela mais o acompanhante, o grande homem do bass, o Teo Pas’cal onde na noite de hoje quem esteve presente no concerto no auditório Nacional Jorge Barbosa a artista na recta final do concerto, praticamente uma hora de muita música e animação, apelou público presente no sentido de arranjar apadrinhamento para as crianças das Aldeias Infantis SOS e parabenizou todos os profissionais da organização SOS Cabo Verde pelo trabalho que têm vindo a fazer, em prol das crianças.
A artista encontra-se em Cabo Verde num tour pelas ilhas de Santiago, São Vicente e Sal e enquanto prepara o lançamento do álbum “Kachupada” vem trazer ao povo dessas ilhas o seu estilo e ritmo do Jazz Crioulo.

Crianças e jovens das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde em acampamento


Arrancou no, dia 23 de Agosto 2012, por volta das 9h mais um acampamento das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde em Tarrafal com um grupo de 101 elementos entre Jovens e Crianças da Aldeia Infantil SOS Assomada, Aldeia Infantil SOS São Domingos e dos Programas de Reforço Familiar de Rincão e de São Domingos.
O acampamento tem como Lema: “Oportunidade para aprender e crescer com conhecimento”
Para participaram desse acampamento, os Jovens e crianças tiveram que ao longo do ano demonstrar um bom comportamento em casa com as suas mães, tias e irmãos e com os outros colegas, também ter bom aproveitamento escolar, saúde estável e a idade compreendida entre 0 a 16 anos de idade.


Durante uma semana, de 23 a 30 de Agosto, acompanhados de vários monitores e sob a coordenação da Srª Maria Madalena Correia, Assistente Social da Aldeia Infantil SOS Assomada e assistido pelo Sr. Ilidio da Veiga Morreira, Educador de Jovens da Aldeia Infantil SOS Assomada, vão desenrolar várias atividades nomeadamente: Visita a varias instituições pública do concelho (Camara Municipal, Centro da Juventude, Campo de Concentração, Colunato), atividades lúdicas, sessão de reciclagem, palestras (Gravidez na Adolescência, direito e deveres da criança e orientação vocacional e Profissional) campanha de limpeza nos arredores, tarde cultural (apresentação de uma peça teatral: Violência Doméstica, conto de historia e advinha,) sessões de filmes educativos e etc… 
A partir do momento que chegaram em Tarrafal os jovens e crianças imediatamente começaram a socializarem-se uns com os outros e a prepararem-se para dar início a atividade.


06/09/2012

Crianças das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde recebem workshop de canto


A cantora Maria de Barros, o músico Zé Rui de Pina e a professora de canto Nádia ministraram na tarde de 14 de Agosto na Aldeia Infantil SOS de São Domingos um workshop de canto para as crianças daquela organização. Para o Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Dionisio Pereira é “uma satisfação por parte da SOS Cabo Verde, e também estamos imensamente gratos a Maria de Barros e a professora Nádia que são talentos e estão disposto a passarem as suas experiências do canto para as nossas crianças e com esse workshop de canto, queremos acreditar que vamos fazer as pessoas entenderem o quão importante é cantar”.
Para a cantora Maria de Barros “é uma satisfação enorme estar aqui convosco, poder transmitir para essas crianças as técnicas de canto que eu sei e também poder ouvi-las cantar. É muito bom eu gostei”.

Caminhada Assomada - Porto Ribeira da Barca


No dia 13 de julho, em cumprimento ao programa de verão, um grupo de 35 jovens da Aldeia SOS Assomada e FS Rincão fizeram uma caminhada de mais de 20 km a Porto Ribeira da Barca passando pelas Ribeiras de Tabugal e de Charco. Ao longo da caminhada tiveram a oportunidade de visitar a obra de construção de barragem do Saquinho e alguminou com um desejado banho de mar em porto Ribeira da Barca.

Mães e Tias SOS Cabo Verde terminam formação satisfeitas


Terminou na tarde do dia 10 de Agosto a 3ª edição da formação nacional de capacitação das Mães e Tias das Aldeias Infantis SOS Cabo verde, que vinha decorrendo desde o dia 06 do corrente.
Em representação do Director Nacional, que se encontrava ausente do país, o Conselheiro Nacional para o Desenvolvimento de Programas, Alexandre Rocha salientou que “ essa formação que ora termina só será vantagiosa quando voçês usuarem essa ferramentas que receberem aqui no seu dia-a-dia.  AS Mães SOS são o pilar fundamental do trabalho da SOS, porque sem elas não conseguimos ser realizados no nosso trabalho. É necessário a nossa presença no momento exacto, e vamos tentar fazer isso. Espero que regressam para casa mais motivados”.
Para  a Directora do Centro de Formação das Mães e Tias da Gâmbia, a Sra Maraizu “ essa formação foi um espaço de partilha e troca de esperiências. Gostaria de agradecer a oportunidade de presenciar essa formação que foi muito boa”.
Para a Mãe Maria Alice Monteiro da Aldeia Infantil SOS Assomada “com essa formação saimos mais capacitados para desempenharmos o nosso papel, visto que a sociedade está a mudar dia após dia é bom recebermos essas formação para referescarmos sobre diversos temas e também adequirir novos conhecimentos. Também essa formação serve para convivermos com as outras mães e tias da Aldeia Infantil SOS São Domingos, que por causa da nossa tarefa árdua de Mãe SOS muitas vezes impossibilita-nos de conviver constantemente. Por isso aproveitamos também esse tempo de partilha para troca de ideias e de experiências” finaliza Monteiro.

Visita de estudo na cidade da Praia

No dia 20 de Julho as crianças da Aldeia Infantil SOS de Assomada e crianças Beneficiárias do Programa FS Rincão fizeram uma visita de estudo ao Museu etnográfico da Praia, Direção Nacional, e Aldeia Infantil SOS de São Domingos. Durante a visita para alem de conhecerem os lugares visitados, peças históricas, novas amizades, tiveram também a oportunidade de conhecerem pessoalmente o Diretor Nacional, Sr. Dionísio Simões Pereira que recebeu lhes no seu escritório. 

Jovens da Aldeia confirmam sacramento ao Crisma


No dia 14 de julho um grupo de 7 jovens da Aldeia SOS de Assomada recebeu a confirmação ao crisma depois de vários anos de participação na catequese e presença assídua nas missas. Tal ato representa o engajamento espiritual dos mesmos e reforça a ideia de que estão se preocupando com a vida cristão dos mesmos.

Crianças da Aldeia Infantil SOS Assomada festejam mais uma etapa de finalista


Para algumas crianças da Aldeia de Assomada, depois da finalista do pré-escolar chegou a vez de mais uma etapa de finalista, agora a do ensino primário. Pois, no dia 19 de Julho, um grupo de 9 crianças da Aldeia fez a imposição de fita de finalista do 6º ano de escolaridade. Com isso marcaram o fim de mais um ciclo de estudo e o início de mais uma etapa escolar a que é a de ingressão no ensino secundário ao qual mostram ansiosos.

Jovens da Aldeia Infantil SOS Assomada participam no atelier de beleza


Um grupo de 10 jovens da Aldeia viu o seu tempo de férias ocupado com uma aprendizagem muito cobiçada pelas meninas da sua faixa etária, a participação num atelier de beleza que inclui pédicure, manicure e massagem, com a duração de 20 dias, durante o mês de Julho.