Páginas

.

DE VOLTA ÀS AULAS 2013

Muito obrigado por ter-se juntado a esta causa :)

GIL SEMEDO VISITA ALDEIAS INFANTIS SOS EM CABO VERDE

Primeiro encontro com as crianças!!!

MÃE ACOMPANHADA DOS FILHOS EM SÃO VICENTE

Participamos no desenvolvimento das comunidades fortalecendo famílias empobrecidas.

MOMENTOS FAZEM FAMÍLIA

Mãe SOS acompanhada da filha na Aldeia Infantil SOS Assomada.

SEJA MADRINHA OU PADRINHO SOS

Caro cidadão: você que é uma pessoa de bom coração aceite o nosso convite. Seja Madrinha ou Padrinho SOS.

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

27/11/2009

Aldeias Infantis SOS Cabo Verde na FIC

A Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, esteve presente de 19 a 22 de Novembro na 13ª edição da Feira Internacional de Cabo Verde. A nossa participação nesta importante feira multi-sectorial, teve como objectivos: a divulgação do trabalho feito pelas Aldeias Infantis SOS, durante os 25 anos de existência em Cabo Verde, a angariação de padrinhos e o recrutamento de parceiros para a causa SOS, Informar a sociedade sobre a melhor forma de auxiliar as Aldeias Infantis SOS, bem como procurar apoios em géneros junto dos expositores.

O Staff do Centro Social SOS do Mindelo, acompanhados por dois voluntários fizeram durante o evento, uma abordagem individualizada, aos representantes dos Stands, apresentando o nosso trabalho, aproveitando para oferecer aos expositores uma pasta contendo todo o material informativo das Aldeias SOS (SOS Press, Folheto CS, autocolantes, documento informativo da nossa participação na FIC, Folheto das Aldeias Infantis SOS, Fichas de apadrinhamento).


Da parte dos expositores abordados, houve uma enorme abertura, todos mostraram-se sensibilizados pela causa e disponíveis para ajudarem. Conseguiu-se alguns géneros alimentícios, nomeadamente de empresas como, a Compal, a Atrian Bakers e J. Palmeiro (empresas de comércio de produtos alimentares). Acreditamos todos, que o maior ganho da nossa participação nesta feira, advêm dos contactos feitos com diversas empresas estrangeiras, interessadas em analisar alguns dos nossos projectos e programas. Dessas empresas destacamos, o BAI (Banco Africano de Investimentos), a J. Palmeiro (Industria e Comercio Alimentar S.A.), a Motaengil (Engenharia e Construção, S.A.), a Vidral (Vidros, Alumínios e Plásticos), a Atrian Bakers (Industria Alimentar S.A.), a Marmod e Arnaud (Empresas de Transporte Marítimo).

Aproveitamos para agradecer a colaboração da Câmara de Comercio, Industria, Agricultura, e Serviços de Barlavento, a FIC, e a todos os expositores presentes, pela atenção e sensibilidade demonstrada. Um bem-haja a todos!

26/11/2009

Descubra os seus direitos



Por ocasião do 20º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças das Nações Unidas, a Aldeias Infantis SOS Internacional e o Conselho Europeu lançaram a brochura "Crianças e jovens em cuidados básicos - Conheça seus direitos". A publicação está baseada na Convenção dos Direitos das Crianças, nos Standards do Quality 4 Children e nas Recomendações do Conselho Europeu sobre os direitos das crianças que residem em instituições.

A brochura foi desenvolvida por especialistas em conjunto com jovens de países europeus com experiências em cuidados de crianças. Uma combinação eficaz de explicações quanto ao enquadramento legal por um lado, e soluções práticas por outro, a brochura aponta situações típicas em que os jovens podem fazer uso dos seus direitos enquanto estão em situações de cuidados alternativos ou na fase de os deixarem.
A brochura será também apresentada em Helsínquia, Finlandia a 2 de Dezembro de 2009, no âmbito de um evento internacional sobre a participação das crianças.

No que toca aos direitos das crianças, a Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, através da Aldeia Infantil SOS de São Domingos está a trabalhar um grupo de crianças sobre o tema direitos das crianças e participação. Um dos objectivos do programa é fazer com que as crianças tenham vez e voz , que conheçam os seus direitos e saibam reivindicá-los. Recorde que uma apresentação do resultado desse projecto aconteceu no mês passado na referida Aldeia.

23/11/2009

Centro Social SOS do Mindelo contempla alunos carenciados com materiais escolares

Foi graças a generosidade de alguns padrinhos, que no dia 26 de Outubro, o Centro Social SOS pôde oferecer à duas escolas do EBI (Fonte Inês e Espia) conhecidos no meio Mindelense como sendo as mais carenciadas, alguns kits de materiais escolares compostos por 3 cadernos, lápis de carvão, caixa de lápis de cor grande, estojo, 3 canetas, borrachas, aparadores, fita correctora, esquadros, transferidor, régua a cerca de 10 alunos.











Uma aluna da Escola de Fonte Inês, órfão de pai e com sérias dificuldades financeiras, que transitou para o 7º ano, também foi contemplada, com cerca de 5 cadernos, kit para desenho (régua, esquadros e transferidor), compasso, estojo com 3 canetas, borracha, afiadores, lápis de carvão, caixa de lápis cor grande, fita correctora.

Para além disso, também foram contemplados com os mesmos materiais cerca de 50 crianças que frequentam diariamente o Centro e que estão no ensino recorrente e ainda 12 jovens que frequentam aulas de alfabetização ministradas nesta instituição.

Formação em Gestão de Pequenos Negócios

Cerca de 20 mulheres receberam, no Centro Social SOS do Mindelo uma formação em Gestão de Pequenos Negócios.

O objectivo principal, desta acção foi o de capacitar as mulheres empreendedoras, por meio do aperfeiçoamento dos conhecimentos e habilidades sobre as ferramentas e estratégias que optimizam a gestão dos negócios com maior segurança, visando assim o sucesso dessas mulheres e dos seus negócios.

As formandas deram nota positiva à formação, uma vez que as expectativas iniciais eram altas e, segundo as mesmas foram plenamente correspondidas. Salienta-se que esta formação versou sobre áreas e matérias desconhecidas até então pelas participantes mas todas se mostraram muito interessadas na criação ou no crescimento dos seus negócios.

Da parte do Centro os objectivos foram plenamente atingidos, uma vez que os formandos apresentavam algumas lacunas, principalmente a nível das contas básicas e gestão financeira pelo que houve um aprofundamento dessas matérias com bons resultados. Foi facultado às mesmas todas as infomações sobre o acesso ao micro-crédito para criação ou crescimento dos negócios.

A formação que terminou no dia 06 de Novembro, foi ministrada por técnicos do Centro Social SOS em conjunto com a MORABI e faz parte do plano de actividades, definidos aquando da assinatura do acordo de coperação entre essas duas instituições.

19/11/2009

Um Kit constituído de cadernos, lápis, canetas, tubos de cola, bolsas, foi entregue no dia 30 de Outubro, às crianças da Aldeia Infantil SOS de Assomada.
A oferta chegou à Aldeia, pelas mãos do Padre José Alves que se fez intermediário de um grupo denominado «Levanta-te», com sede em Boston – EUA, grupo esse liderado pelas Srªs Kátia e Arcília que fizeram as recolhas.

Esse “emissário” fez-se acompanhar de dois familiares, entre eles o seu irmão Sr. Orlando Borja, assíduo colaborador da Aldeias Infantis SOS Cabo Verde.





Durante a estadia na Aldeia os mesmos conversaram muito com as crianças que se fizeram representar para a recepção dos donativos, tirando algumas fotos em conjunto. O padre Alves lembrou alguns momentos da sua passagem pela Assomada como pároco, tendo servido um almoço com os meninos da casa familiar Nº 6, acompanhado pelo Director desta Aldeia Infantil SOS.

18/11/2009

Cartões de Natal SOS



Os cartões de natal SOS são anualmente confeccionados pela Aldeias Infantis SOS Cabo Verde.
A renda do mesmo serve para ajudar as crianças carentes e famílias que ao longo destes 25 anos a organização vem apoiando.

Portanto já sabes podes adquirir os cartões em qualquer unidade da Aldeias Infantis em tanto em Santiago e em São Vicente.

Para saber mais detalhes entre em contacto pelo telefone 2647379

10/11/2009

Aldeia infantil SOS de Assomada na luta contra a Dengue


A Aldeia infantil SOS de Assomada arregaçou as mangas numa campanha de limpeza, contra o mosquito da dengue.




Por volta das sete horas da manhã, do dia 06 de Novembro todos os “moradores”, já se encontravam no terreno, para uma limpeza radical das zonas internas e arredores da Aldeia Infantil SOS de Assomada. A eles se juntaram Tias, crianças, jovens e funcionários, todos juntos à procura de eliminar os possíveis focos/viveiros de mosquitos provocadores da epidemia da «dengue» e de outras doenças maléficas, que neste momento tem todo o país em alvoroço.




Na Cidade de Assomada, também era visível toda a movimentação de pessoas, mobilizadas e organizadas para o efeito, sob a orientação dos diversos serviços e organizações locais, tendo à frente, a Câmara Municipal na distribuição dos materiais necessários e do pessoal que se colocaram à disposição.




E o recado já está dado: se cada um fizer a sua parte podemos acabar com a dengue!